segunda-feira, 16 de junho de 2014

Cruzeiro no Bósforo, em Istambul - Dia 2

 O estreito do Bósforo é o estreito que liga o mar Negro ao mar da Mármara. A cidade velha de Istambul situa-se voltada para o estreito do Bósforo e para o mar da Mármara. Quando se escolhe um cruzeiro é preciso ter em conta se o cruzeiro vai ser "ao longo" do Bósforo, o que significa navegar quase até ao mar Negro, ou se o cruzeiro será apenas no Bósforo, o que significa só em frente à cidade de Istambul.
  Navegar apenas em frente à cidade, permite ver as maravilhosas mesquitas de longe e permite deslumbrar a maravilhosa linha de horizonte da cidade desenhada no céu. Quer seja ao pôr-do-sol, quer seja durante o dia, este cruzeiro é uma forma rápida de apreciar a cidade.
 Istambul, tem diversos lugares de interesse, nomeadamente a fortaleza europeia em Rumeli, a fortaleza da Anatólia do lado asiático e várias mesquitas e palácios ao longo do estreito, até alcançar Anadolu Kavagi, a poucos quilómetros do mar Negro. Em Anadolu Kavagi, o ferry pára durante 3 horas. É aqui que os visitantes ficam para almoçar e explorar o castelo de Kavagi (a 25 minutos a pé da doca) de onde se têm vistas panorâmicas sobre o mar Negro.
 O Corno de Ouro é o porto histórico de Istambul, uma baía natural que divide a parte europeia de Istambul e que foi utilizado desde os tempos dos romanos e gregos como estaleiro para a construção e reparação de barcos. Hoje existem ao longo do Corno de Ouro vários estaleiros, palácios e bosques.
 Um cruzeiro ao longo do Corno de Ouro permite admirar os bairros de Balat e Fener, bairros tradicionais de judeus e cristãos ortodoxos respectivamente. O cruzeiro continua até Eyup, um dos lugares mais sagrados da Turquia,  com uma mesquita e túmulo onde está enterrado o porta-estandarte do profeta Maomé. De seguida, o cruzeiro segue até ao bairro de Haskoy, onde se situa um museu industrial vanguardista. 
 Neste último dia de escala no porto de istambul estava em porto ainda junto com o Regal Princess, o Celebrity Equinox e juntou-se o Norwegian Spirit da companhia Norwegian Cruise Line.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio@Cruises.

Sem comentários: