segunda-feira, 15 de julho de 2013

N.R.P. Almirante Gago Coutinho no Funchal


Está desde domingo na cidade do Funchal o navio da marinha portuguesa N.R.P. Almirante Gago Coutinho em missão Estrutura de missão para a Extensão da Plataforma Continental de Portugal.
Amanhã pelas 10h vai rumar às ilhas Selvagens também para participar na visita do Chefe de Estado o Presidente da República Cavaco Silva visitará as Ilhas Selvagens de 18 a 20 Julho sendo o primeiro chefe de estado a pernoitar nas ilhas.


A Reserva Natural das Ilhas Selvagens é a mais antiga de Portugal. Foi criada em 1971, e para além do Diploma Europeu do Conselho da Europa, atribuído pela primeira vez em 1992, é também um dos 11 sítios da Região que compõem a Rede Natura 2000.
Por se situarem a 230 quilómetros da Madeira e a apenas 131 quilómetros das Canárias, as Selvagens têm sido alvo de incursões de espanhóis, na linha divisória da Zona Económica Exclusiva traçada por Portugal.
Estrutura de missão para a Extensão da Plataforma Continental de Portugal tem  objetivos de conhecer as características geológicas e hidrográficas do fundo submarino ao largo de Portugal Continental e das regiões autónomas dos Açores e Madeira, para fundamentar a pretensão portuguesa em alargar os limites da Plataforma Continental para além das 200M
 Definir os limites da Plataforma Continental de Portugal, para submeter à consideração da Comissão de Limites da Plataforma Continental Criar um dicionário de dados oceanográficos e preparar a estrutura da base de dados de apoio ao Projecto de Extensão da Plataforma Continental (PEPC) de forma a poder servir, no futuro, um sistema de monitorização e gestão integrada do oceano  Dar apoio na preparação de propostas de extensão de plataforma continental dos Estados com os quais o Governo Português venha a estabelecer acordos de cooperação neste domínio. Imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: