sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lugre Santa Maria Manuela em Lisboa rumo ao Funchal


Antes da sua saída rumo à ilha da Madeira, está na capital portuguesa, Lisboa o lucre Santa Maria Manuela para a sua partida em missão científica no Atlântico.
Foi construído, juntamente com a embarcação-gémea, o "Creoula", nos estaleiros da CUF em Lisboa, por iniciativa de Vasco Albuquerque d'Orey, que o batizou com o nome de sua esposa, Maria Manuela d'Orey.Foi utilizado pela Empresa de Pesca de Viana entre 1937 e 1963 nas campanhas de pesca do bacalhau ao largo da Terra Nova.

Em 1993 foi considerado obsoleto e abatido por demolição. Apenas o casco foi preservado e, em 1994, um grupo de 17 instituições públicas e privadas criou a "Fundação Santa Maria Manuela" com o intuito de promover a recuperação da antiga embarcação. Por diversas razões esses objetivos não foram alcançados e, após 12 anos o projeto encontrava-se num impasse.
Em 2007, por acordo unânime dos membros da Fundação, a empresa "Pascoal & Filhos, S.A." tornou-se proprietária do casco, comprometendo-se a assumir o projeto numa base de sustentabilidade económico-financeira. Desse modo, o casco foi transportado para o estaleiro Navalria, na Gafanha da Nazaré, onde se procedeu à fase inicial da recuperação e actualemente navega em várias viagens pela Europa. Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Sem comentários: