quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cidade de Marselha e os Cruzeiros


Aconchegada entre mar e colinas, Marselha é uma cidade surpreendente que evolui entre as estações e as paixões. Fundado há 2600 anos, a mais velha cidade da França combina a riqueza de um património único, uma vida cultural intensa, um sítio excepcional…


Às vezes indolente, às vezes rebelde, gosta de seduzir o visitante que raramente fica insensível ao encanto dos seus 111 bairros, à doçura do seu clima ou os mistérios da sua gastronomia.

Segunda cidade de França, conservou na memória os valores de partilha que formaram o seu território ao longo dos séculos, mantendo sob a sua denominação “de cidade fócia” a lembrança desses gregos vindos outrora da Ásia Menor para participar à sua fundação.


­

Cidade portuária com uma identidade forte, também soube acompanhar as mutações do seu tempo para se tornar uma capital incontornável da bacia mediterrânica aberta sobre o mundo
 São várias as companhias internacionais que escolhem o porto de Marselha, na França como porto de escala como tem acontecido semanalmente com o NCL Epic, o Costa Serena, o MSC Fantasia, MSC Splendida,  o  Costa Favolosa,  MSC Sinfonia, Granduer of the Seas, Costa Clássica entre outras companhias de cruzeiros que escolhem Marselha para escalas posicionais.  
 Marselha tornou-se também um dos primeiros portos de embarque para o mercado europeu dos cruzeiros, uma posição tanto mais interessante que o destino Mediterrâneo e aquele que regista o maior crescimento.


Primeiro pólo de cruzeiros em França, Marselha espera mais de um milhão de passageiros para o horizonte 2012, o que confortará o estatuto marselhês de primeiro porto de embarque de França com cerca de 300 partidas de cruzeiro em 2011
­Cidade de arte e cultura, Marselha possui mais de uma maravilha a partilhar consigo. Com os seus 26 séculos de existência, a cidade continua a ser profundamente marcada pelo seu passado que exuma e põe em valor como é o caso para o porto antigo.


 Estes vestígios do passado guiam o transeunte, deixando os habitantes e os visitantes livres de reconstituir a sua história através dos séculos.

­ ­ O património arquitectural, histórico, cultural e social de Marselha é finalmente a melhor maneira de descobrir a cidade sob os aspectos mais clássicos - como a basílica Notre-Dame de la Garde, os fortes do Velho Porto que são Saint-Jean e Saint-Nicolas, o bairro do Panier - ou sob os seus aspectos mais insólitos.
 Visitas que também se destinam aos marselheses que ainda não acabaram de descobrir os numerosos tesouros que abundam na sua cidade. É o caso dos passeios sobre os passos dos pintores de “l’Estaque” ou, noutro registo, os bastidores do estádio Vélodrome.


Entre os incontornáveis, notar-se-á ainda o berço do cristianismo na Europa simbolizado pela Abadia de Saint-Victor ou ainda o Castelo de If, esta fortaleza construída por François I ao largo de Marselha cuja história está intimamente ligada a Edmond Dantès, o famoso Conde de Monte-Cristo imaginado por Alexandre Dumas…

­­­­Marselha, é também um lugar cultural de primeiro plano com 17 museus, 42 teatros e 7.000 lugares de cinema.

­­­­­­ ­­­
­ Uma agitação cultural hoje amplamente reconhecida como o prova a designação de Marselha como capital europeia da cultura em 2013.

 De acordo com este ponto de vista, a vintena de museus da cidade, cobrindo todos os períodos históricos, da antiguidade à arte contemporânea, da arqueologia às Belas-Artes, passando pela faiança e a moto, rivalizam de originalidade.

Marselha está a transformar-se. Vê-se isso através dos grandes equipamentos que se desenvolvem no J4 (o Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo e o Centro regional do Mediterrâneo) já em construção, as “Terrasses du Port” que vão oferecer no horizonte 2014 mais de 40.000 m² de superfícies comerciais ou ainda a reabilitação do adro da catedral “la Major”.
Imagens e texto com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


1 comentário:

Daniel Capella disse...

Ótima reportagem Sergio, assim como as outras do Norwegian Epic. Não é atoa que este é o maior blog de cruzeiros em língua portuguesa!