sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jóias litorais.

O MSC Orchestra chega desde as jóias do litoral brasileiro (Santos, Rio, Salvador e Recife), em cruzeiro posicional para Amsterdã com escalas intermédias em Funchal, Lisboa, Vigo e Dover. Não lembramos que nas numerosa ocasiões que nos visitasse anteriormente, se servisse, como hoje -mar em calma-, da ajuda de rebocador. Marchou às 1700h e, quando supera a península de Anaga (extremo norte da ilha de Tenerife) marcha a 18,5 nós.
El MSC Orchestra llega desde las joyas del litoral brasileño (Santos, Río, Salvador y Recife), en crucero posicional para Amsterdam con escalas intermedias en Funchal, Lisboa, Vigo y Dover. No recordamos que en las numerosa ocasiones que nos visitara anteriormente, se sirviera, como hoy, de la ayuda de remolcador. Marchó a las 1700h y, cuando supera la península de Anaga (extremo norte de la isla de Tenerife) marcha a 18,5 nudos.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Deutschland com saída de Lisboa

O navio Deutschland da PeterDeilamnn, saíu pelas 12h de Lisboa. Após ter pernoitado no porto, atracado no Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos, o navio Deutschland, rumou a La Palice.
) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos reservados : Ricardo Martins, Lisboa

Na procura do avião 447 da Air France

São dois navios, o americano Anne Candies e o norueguês Seabed Worker, que escalaram o porto de Recife, após trabalhos no atlântico de procura de peças do avião da Air France. São navios que estão procurando a caixa preta do vôo 447 da Air France, que se despenhou no atlântico. Esta já é a terceira fase de buscas que começou em 2 de abril. Ontem as embarcações entraram para reabastecer no porto de Recife. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Elisa M. Ferreira, Recife-Brasil.

Star Princess em Ponta Delgada

Chegou esta sexta-feira pelas 11h00 o navio de cruzeiros Star Princess, quando iniciou a sua manobra de entrada em Ponta Delgada, tendo-a finalizado já perto das 12h00. Este navio, da Princess Cruises, está em cruzeiro transatlântico de 18 dias iniciado em Fort Lauderdale (Estados Unidos da América) a 24 de Abril e com destino final no dia 12 de Maio em Copenhaga (Dinamarca). Esta é a primeira escala intermédia deste cruzeiro, seguindo-se as cidades de Lisboa, Vigo (Espanha), Dover (Reino Unido), Le Havre (França), Zeebrugge (Bélgica), Roterdão (Holanda), Oslo (Noruega) e Gotemburgo (Suécia). Em Ponta Delgada embarcam cerca de 50 passageiros no Star Princess, que irão fazer o cruzeiro a partir dos Açores até Copenhaga. A saída do navio está prevista para as 18h00.
Fotos com direitos reservados; Bruno Rodrigues, Ponta Delgada
Imagens com direitos reservados; António Silva, Ponta Delgada

Grand Voyager escala Funchal, para iníciar temporada de Verão

O veloz navio de cruzeiros, Grand Voyager da companhia Ibero Cruceros, inícia hoje cruzeiros de 7 noites, para a temporada de Verão nas Ilhas atlânticas e Penísula. Chegou pelas 7h, com procedência de Vigo. Vai rumar pelas 16h ao porto de Tenerife, nestes cruzeiros semanais com escalas no Funchal às sextas-feiras . No mês de outubro vai ser trocado o navio para o Grand Mistral, que vai ficar nesta rota atlântica.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos reservados : Sergio Ferreira, Funchal.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A "calima" recebe ao Independence.

A ligeira "calima", (pó em suspensão por vento do S-E desde o Sahara),vela ligeiramente o sol em seu ascensão, enquanto o Independence of the Seas, no horizonte, chega desde Funchal e o petroleiro iraniano Sanandaj recebe combustível no antepuerto. Já no berço se encontra o cruzeiro Delphin procedente de Gran Canaria e que nos visita por segunda vez em menos de 48 horas. IOTS parte para Gran Canaria às 1820h pela rota longa do Sur, e o Delphin às 2300h para La Palma e Funchal.
La ligera "calima", (polvo en suspensión por viento del S-E desde el Sahara), vela ligeramente el sol en su ascensión, mientras el Independence of the Seas, en el horizonte, llega desde Funchal el petrolero iraní Sanandaj recibe combustible en el antepuerto. Ya en el muelle se encuentra el crucero Delphin procedente de Gran Canaria y que nos visita por segunda vez en menos de 48 horas. IOTS parte hacia Gran Canaria a la 1820h por la ruta larga del Sur, y el Delphin a las 2300h hacia La Palma y Funchal.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Dois cruzeiros em Lisboa

Está em Lisboa dois navios de cruzeiros distintos, o luxuoso Deutschland e o AidaAura. Pelas 7h, com procedência de Cartagena, atracou no Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos, o navio Deutschland, da companhia alemã Peter Deilmann, que vai pernoitar na capital para amanhã rumar pelas 12h, vai rumar a La Palice. O AidaAura chegou pelas 11h30, vindo de Cadiz e atracou no Terminal de Cruzeiros de Alcântara. Vai soltar amarras pelas 22h, vai para o norte de Espanha, ao Porto de La Coruna.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos reservados : Ricardo Martins, Lisboa

Portimão a capital de cruzeiros do Sul.


O blog Sergio@Cruises, recebeu o convite para estar presente num dos mais altos pontos do porto de Portimão. O convite dirigido pelo Município de Portimão, o qual aproveitamos para agradecer, consistiu na visita aos navios Prince Albert II, da SilverSea Cruises e ao navio Grand Voyager da Ibero Cruceros. Ambos os navios efectuaram a sua escala inaugural, no dia 27/4/2010, no porto Algarvio. O Grand Voyager, foi o primeiro a chegar, fazendo assim justiça ao seu título de navio mais rápido do Mundo, tal como referido pelo seu comandante, é efectivamente o mais rápido navio de cruzeiros, do Mundo, podendo atingir velocidades de 33 nós. Contudo tal velocidade só é incrementada à máquina para recuperar atrasos nas saídas dos portos, ou em casos de desvio a tempestades no mar. O facto de o navio não usar a sua velocidade máxima prende-se com os elevados custo do preço de combustível. O comandante, José Toledo, referiu este factor como sendo um dos que mais incrementa o valor do custo final de umas férias a bordo do Grand Voyager.
Pouco depois das 06:30h o Grand Voyager já se encontrava atracado, tendo a manobra corrido normalmente e tendo sido acompanhada de perto pelo rebocador Golias, vindo do porto de Sines, para auxiliar a manobra. Após a conclusão da manobra de atracação do Grand Voyager, o rebocador e piloto, desceram novamente a barra para dar as boas vindas e guiar o segundo ilustre convidado das águas do Arade, a conhecer o cais do porto de Portimão. O Prince Albert II, efectou a manobra de rotação e inversão de marcha, ao lado do Grand Voyager, sendo vigiado por perto pelo rebocador Golias. Atracou de estibordo no restante cais disponível.
Às 10:30h os representantes do blog Sergio@Cruises, subiram a bordo do navio Prince Albert II, na delegação de promoção institucional e concelhia, dirigida e encabeçada pelo Presidente da autarquia de Portimão, Manuel da Luz. Fomos recebidos a bordo pelo simpático comandante do navio Prince Albert II, Luigi Rutiliano, que fez uma breve apresentação do mais recente navio da SilverSea Cruises, na vertente de navios de expedição. O ex-Delphin Clipper de 1989, navio com casco reforçado para navegação em águas geladas, é um navio acolhedor, com espaços agradáveis, criados depois da remodelação milionária a que foi sujeito em 2007, após a aquisição pela SilverSea Cruises. Em 2009, foi baptizado, no Mónaco, pela pessoa a quem ostenta o nome pelos lugares mais remotos do mundo.
A bordo e após a apresentação do navio, feita pelo comandante, foi tempo de promover o destino Portimão, através do presidente da autarquia, ao mesmo tempo em que o comandante do navio oferecia champanhe aos visitantes, no Panorama Lounge. Após a troca de presentes, que incluiu a habitual troca de crestas comemorativa da primeira viagem, foi tempo de nos despedirmos do mais luxuoso navio de exploração do Mundo e prepararmo-nos para visitar o navio Grand Voyager.
A surpresa ainda estava por revelar, quando entramos no Grand Voyager, mas depressa se revelou. Quem nos recebeu foi nem mais nem menos, do que o Presidente da Ibero Cruceros, Mário Martini, que se encontrava a bordo, juntamente com cerca de 250 jornalistas convidados para efectuar este cruzeiro de apresentação do destino. Também o comandante, José Toledo, deu as boas-vindas aos visitantes no Anemos Sky bar, onde foram também servidas bebidas e canapés à comitiva. Apresentado o navio, foi tempo de promover novamente o destino Portimão, tendo o presidente da autarquia dado especial ênfase aos locais onde os turistas podem passear, em visita à cidade, lugares estes que serão transmitidos aos passageiros nos próximos cruzeiros que o Grand Voyager vai efectuar com passagem por Portimão. Sendo um dos navios que mais vezes visitará este porto, tirando o ferry Volcan de Tijarafe. Entre os locais referidos pelo presidente estão a Praia da Rocha e uma visita ao comércio tradicional, da baixa da cidade.
Foi ainda sugerido a bordo a possibilidade de posicionamento do navio, neste porto Algarvio, possibilidade que foi garantida caso haja a oferta de uma média de 400 a 500 embarques por semana. A fasquia foi colocada bastante alta, mas não fora de alcance, antes até pelo contrário, a garantia de posicionamento foi dada, caso isso se consiga alcançar.
Na conversa o presidente da Ibero Cruceros apresentou de forma bastante sucinta e concisa os próximos cruzeiros do Grand Voyager, de onde se destaca o fretamento que irá existir do navio, pelo banco Banesto, para efectuar pelo menos dois cruzeiros para os seus colaboradores. Foi ainda dado destaque ao facto dos navios Ibero Cruceros ostentarem registo Português, neste caso o registo internacional de navios da Madeira (MAR).

A bordo tivemos ainda a oportunidade de conhecer, dois dos três tripulantes de nacionalidade Portuguesa que trabalham a bordo do Grand Voyager, sendo um deles o Restaurant Manager, Marco Oliveira, que nos falou da sua experiência no mar e em navios de cruzeiros, onde conta já com 13 anos de experiência em companhias conceituadas tais como a Celebrity Cruises e a SilverSea Cruises.
Perto das 13 horas tivemos de terminar a nossa visita uma vez que o navio tinha agendada a sua partida para as 13h, rumo a Vigo, o seu porto base, nesta curta temporada.
Pontualmente pelas 13:00h saia do rio Arade o Grand Voyager, saudando todos os presentes com um buzinão, que teve resposta das embarcações locais. De perto seguiu-o o rebocador Golias até ao limite da barra. O Prince Albert II, ficou em porto mais algumas horas até às 15:30h, hora em que também soltou os seus cabos e desceu o rio Arade acompanhado pelo outro rebocador local o Engenheiro Luís da Fonseca. Com ele o seu comandante levou a certeza de que nos voltavamos a encontrar no dia seguinte, num outro rio, desta vez o rio Tejo, em Lisboa, onde efectuou a sua próxima escala, e estreia também. Facto este que realmente veio a concretizar-se ontem, tal como apresentamos esse registo já.

Hall principal do Grand Voyager e recepção.Anemos Sky bar. Bar com piano, acima da ponte do navio, com vista panorâmica.
Interiores do Grand Voyager, um navio com muito brilho.

Interiores do navio de Exploração, Prince Albert II. Panorama Lounge.


O blog Sergio@Cruises, agradece ao Município de Portimão o convite efectuado para cobrir este ponto alto deste porto Algarvio, que está a lutar por um lugar no top 3 dos maiores portos nacionais. Na luta pelo mesmo lugar estão também os portos de Ponta Delgada e de Leixões.
Texto e fotos, copyright: Francisco André, Ricardo Martins e Rui Agostinho, em Portimão.
Grand Voyager, atracado em Portimão.