domingo, 31 de maio de 2009

O maior e o mais rápido.

Chega a Tenerife procedente de Funchal, o Independence of the Seas da Royal Caribbean. Às 0900h, vindo do Nordeste, o que provoca um grande contraluz (não é a situação ideal baixo o ponto de vista do fotógrafo). Coincide com a saída do HSC Bencomo para Gran Canaria. . É até dentro de uns poucos meses, o cruzeiro maior do mundo (ao final do verão será botado o Oasis OTS de 220000 tons). Estas dimensões parecem pouco razoáveis, ¿Conseguiremos parar? O IOTS contínua às 1830h sua viagem pelas ilhas, regressando posteriormente a seu porto baseie de Southampton (via Vigo).
Llega a Tenerife procedente de Funchal, el Independence of the Seas de la Royal Caribbean. Arriba a las 0900h viniendo del Noroeste,lo que provoca un gran contraluz (no es la situación ideal bajo el punto de vista del fotógrafo). Coincide con la salida del HSC Bencomo hacia Gran Canaria. Es hasta dentro de unos pocos meses, el crucero mayor del mundo (al final del verano será botado el Oasis OTS de 220000 tons). Estas dimensiones parecen poco razonables, ¿Lograremos parar? El IOTS continua a las 1830h su viaje por las islas, regresando posteriormente a su puerto base de Southampton (vía Vigo).
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Irmão Pequeno

Semi-Oculto

Perto do Paraíso

sábado, 30 de maio de 2009

P72 "Centinela".

O P72 "Centinela" é um patrullero de altura da classe "Serviola" de 1200 tons e 68 mts de eslora. O navio, com base nas Palmas de Gran Canaria, tem uma dotação de 65 pessoas baixo o comando do capitão de corbeta Iñigo Martín Neto. Especialmente desenhado para navegar em alta mar, durante períodos prolongados de tempo e com até mar gruesa (1990, Navantia. Ferrol). Dispõem de uma coberta de voo que lhe permite operar com helicópteros de tamanho médio, um hospital com seis camas e duas embarcações semi rígidas. Após uma curta visita a Tenerife, vemo-lo sair dantes da 0900h, em forte contraluz. Seguir-lhe-á ao pouco tempo o fery semanal a Cádiz (via Las Palmas), Fortuny.
El P72 "Centinela" es un patrullero de altura de la clase "Serviola" de 120 t ons y 68 mts de eslora. El buque, con base en Las Palmas de Gran Canaria, tiene una dotación de 65 personas bajo el mando del capitán de corbeta Iñigo Martín Nieto. Especialmente diseñado para navegar en alta mar, durante periodos prolongados de tiempo y con hasta mar gruesa (1990, Navantia. Ferrol). Disponen de una cubierta de vuelo que le permite operar con helicópteros de tamaño medio, un hospital con seis camas y dos embarcaciones semi rígidas.Después de una corta visita a Tenerife, lo vemos salir antes de la 0900h, en fuerte contraluz. Le seguirá al poco tiempo el fery semanal a Cádiz (vía Las Palmas), Fortuny.
Info: ver Marina Española.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

O "Regresso do Rei"

Inspirando-me no título da prequela da famosa saga cinematográfica "Senhor dos Anéis" atribuo a este artigo o referido título visto que hoje o Funchal recebe novamente um dos maiores navios do Mundo, um dos réis dos mares por assim dizer, o magnífico Independence of the Seas que o mês passado fez 1 ano de carreira, tido sido a terceira grandiosa obra dos estaleiros finlandeses Aker Yards em Turku para a classe Freedom da Royal Caribbean.
Dito o prelúdio, o IotS fez a sua entrada em porto pelas 10:15 oriundo de Southampton, o porto de embarque para um cruzeiro atlântico de 10 noites, idêntico aos que este colossal navio tem vindo a realizar, já perto de atracar era me possível visualizar o grande número de passageiros que comtemplava a baía funchalense visto que a capacidade normal de 3,634 mil passageiros assim o permite, o seu atraque deu-se pelas 10:30 e logo de seguida zarpou do porto o ferry Volcan de Tijarafe para mais uma viagem a Portimão.
Após cumprida a sua escala no Funchal, e de ter presenciado um clima de estupendo calor de céu muito azul, um dos Reis dos Mares o Independence of the Seas solta amarras pelas 19:00(em relação ao previsto) e zarpa para Sul, com as suas 158,000 mil toneladas e 339 metros de comprimento rumo à nossa atraente ilha vizinha de Tenerife, ainda tem para visitar mais duas ilhas canarianas, Las Palmas de Gran Canaria e Arrecife de Lanzarote, posteriormente segue para Norte(Vigo) para depois desembarcar em Southampton, refiro que o IotS regressa para retomar estes cruzeiros em Setembro e tem para realizar mais 6 escalas no Funchal até o final do ano.
Copyright Fotos: João Abreu-Funchal, todos os direitos reservados.

Pullmantur Cruises em 2010 nas ilhas Atlânticas.

A Pullmantur Cruises depois de ter colocado navios no Atlântico este ano, para 2010 volta a fazer com passagem dos paquetes Zenith, Sovereign e Empress e em escalas inaugurais destes navios no Funchal. A passagem dos navios da Pullmantur vai acontecer em Março e Abril de 2010, quando os navios vêm em cruzeiro posicional do Brasil para a Europa. Os três navios vão estar a temporada de Inverno 2009/2010 no Brasil e Argentina a operar pela CVC Cruises e Pullmantur Cruises, com saídas das cidades de Santos, Rio de Janeiro, Ilhéus e Salvador,Itajaí, Buenos Aires. A passagem do Brasil para a Europa vai iniciar com o paquete Zenith que será a 14 de Março em Tenerife, 15 de Março pela Madeira e 17 de Março em Lisboa. A passagem do maior navio da frota o Sovereign será 20 de Março em Tenerife, 21 de Março no Funchal e 23 de Março em Lisboa . O Empress vai ter a sua passagem agendada para 24 de Abril em Tenerife, a 25 de Abril no Funchal e 27 de Abril em Lisboa. Assim quem toma o lugar do Sovereign no Mediterrâneo será o Pacific Dream, que em Outubro acaba o cruzeiro "Jóias do Mediterrâneo", vai para o Mediterrâneo no Inverno de 2009 e em Março de 2010 volta ao México para cruzeiros de Primavera e Verão com saídas de Acapulco, México. Imagens CVC.

Incêndio a bordo do ferry" Vincenzo Florio" na Itália.

O ferry "Vincenzo Florio", da companhia Tirrenia teve ontem um incêndio a bordo. Obrigou os passageiros a evacuar a cerca de 40 km do porto de Palermo, na Sicília vindo do porto de Nápoles. A maior parte dos passageiros foi resgatada por outro ferry que navegava na zona e levada ao porto de Palermo, na Sicília. As demais foram resgatadas por uma patrulha da guarda costeira. Images Franco Lannino/Efe.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Atlantic Star no último cruzeiro pelas "Jóias do Atlântico".

Hoje é a última escala no Funchal do paquete "Atlantic Star", no cruzeiro "Jóias do Atlântico". Está de partida para o Brasil, para efectuar cruzeiros nas costa brasileira e caribe para o operador CVC em conjunto com a Pullmantur Cruises. O Atlantic Star teve a operar para o mercado português durante 2 meses. Já no dia 31 de Maio que fica em Lisboa, para efectuar a sua travessia até a America Latina, para iniciar os cruzeiros no Brasil no inicio de julho. O Pacific Dream é o navio escolhido para operar nos cruzeiros "Jóias do Atlântico".
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

Oriana e Atlantic Star

Após um jejum de uma semana no que toca a navios de cruzeiro no Funchal, o mesmo é quebrado por uma bonita dupla, são eles o Oriana e o Atlantic Star ambos a realizar cruzeiros atlânticos, com a particularidade do navio da Pullmantur estar a realizar o seu último nesta frequência de Verão, já que ficará baseado na costa brasileira nos próximos meses, provavelmente será também a sua última escala no Funchal ao serviço Pullmantur-Mãe já que será integrado na frota da CVC Pullmantur, contudo terá a companhia do Oriana de 1995 nesta sua despedida do Funchal, e que melhor padrinho podia ter senão o belo navio da P&O muito atraente nas suas linhas autênticas como também modernas.
A primeira chegada foi realizada pelo Oriana, logo pelo início da manhã num dia em que um radiante Sol predominou, pelas 07:30 fazia a sua entrada pela baía oriundo de Tenerife, encontra-se na recta final de um pequeno cruzeiro de 9 noites pelo Atlântico, iniciado, claro, em Southampton passado Sábado, ficará atracado no porto do Funchal com a sua fabulosa presença e a ostentar as tradicionais bandeirolas(algo raro de se ver actualmente) até às 15:30, hora na qual parte rumo ao seu porto base de Southampton, este especial navio nas minhas memórias marítimas regressa somente à Ilha em Outubro.
Para as 10:00 está prevista a chegada do Atlantic Star proveniente de Lanzarote, irá embarcar os últimos passageiros na linha de cruzeiros Jóias do Atlântico e como sempre soltará amarras pelas 23:00 com destino a Lisboa onde ficará imobilizado até dia 7 de Junho partindo nessa dia para o Brasil, já neste Domingo quem prossegue com esta frequência é o Pacific Dream que esta última semana esteve na capital a se preparar para estes cruzeiros, assim sendo realiza a sua primeira escala no Funchal com este nome próxima Sexta dia 5 de Junho.
Copyright Fotos: João Abreu e Sérgio Ferreira-Funchal, todos os direitos reservados.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Visita do Oriana.

O Oriana presenteou-nos com sua visita, procedente de Arrecife de Lanzarote, de onde chega às 0730h. Compartilha cais, num espléndido dia, com seu compatriota o navio de investigação Discovery; do qual se despeça à tarde, com sonora buzinada correspondidos pelo pequeno navio. O Oriana efectua a saída às 1800h, para a vizinha Funchal, em seu mais clássico estilo: manobra marcha ré.
El Oriana nos ha regalado con su visita, procedente de Arrecife de Lanzarote, de donde llega a las 0730h. Comparte muelle, en un espléndido día, con su compatriota el buque de investigación Discovery, del cual se despida a la tarde, con sonoros bocinazos correspondidos por el pequeño buque. El Oriana efectúa la salida a las 1800h, para la vecina Funchal, en su más clásico estilo: maniobra marcha atrás.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

MSC Splendida em testes de mar.

O novo navio da frota MSC Cruises, o magnífico "MSC Splendida", terminou uma serie de 3 dias de testes de mar no atlântico e tem o lançamento previsto a 4 de Julho de 2009. A sua construção foi efectuado nos estaleiros STX Europa em St. Nazaire, França. Combinando a mais recente concepção maritima ecológica e tecnologia e com o toque italiano o MSC Splendida tem 133.000 toneladas, mais de 330 metros de comprimento e com uma capacidade de quase 4.000 passageiros.Images MSC Cruises.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

N.R.P Bartolomeu Dias (F333)

Hoje tive a excelente oportunidade de visitar a mais recente fragata da Marinha Real Portuguesa, a N.R.P Bartolomeu Dias ex. Van Nes ao serviço da Marinha Holandesa na qual entrou em 1994, foi adquirida pela Armada Portuguesa o ano passado tendo entrado ao serviço da mesma em Janeiro deste ano, hoje esteve a reabastecer no cais norte nesta sua visita relâmpago que teve como principal objectivo a escolta do Presidente da Assembleia da República Jaime Gama que se encontrava de visita nas Ilhas Selvagens. Tendo visto o equipamento e o armamento desta fragata mais ao pormenor, constatei porquê que é considerada a mais sofisticada e melhor equipada da frota da Marinha, a sua silhueta com superfícies inclinadas foram concebidas para a fragata não reflectir as ondas dos radares inimigos, possui uma peça anti-navio e anti-aérea Oto-Melara de 90 mm juntamente com várias Goalkeeper anti-aéreas e anti-míssil de 40 mm, dois lançadores de "chaff" RBOC, na realidade engodos para desviar mísseis dirigidos pelos raios infra-vermelhos do navio, um sistema de lançamento Mk 32 de dois torpedos ATK Mk 46 lançados a ar anti-submarino, como também um sistema de lançamento Mk 141 de 8 mísseis Harpoon anti-navio entre mais algum armamento, a Bartolomeu Dias possui também um heliporto capaz de receber vários tipos de helicópteros como o Lynx WG-13 tendo eventualmente um hangar onde os referidos helicópteros podem abastecer e se preparar a devido modo para as missões, esta fragata de 1994 é movida por dois diferentes meios sendo opcional pelos oficiais o uso das mesmas, pode navegar pelos seus 2 motores Diesel Rolls Royce 12 SW 280 de 8,000 cv/hp ou então por 2 turbinas a gás Spey SM 1 C de 4,800 cv/hp. A N.R.P Bartolomeu Dias termina a sua escala inaugural no Funchal quando partir hoje pelas 23:00 do cais norte rumo ao "Alto mar".
Copyright Fotos: João Abreu-Funchal, todos os direitos reservados!

Leixões com Adriana III.

O pequeno Adriana III da companhia Plein Cap Croisières, mas fretado ao operador francês "La Cordée Croisières" escalou o Porto de Leixões. Com procedência da capital portuguesa o Adriana III vai rumar ao fim do dia ao porto espanhol de Vigo.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: José Modesto, Leixões .

Quem é Asteria?.

Da análise exterior do MV Asteria, não se saca uma conclusão clara : Yate...?, navío de investigação...?. Sua sólida construção permitiu que desde sua original estrutura de rebocador se pudesse obter um "expedition yacht" ideal. O calado do navio (maior que em yates equivalentes de 1000 tons), lhe faz apropriado para manter sua velocidade de cruzeiro imagem dantes de reciclarse-----> em mar gruessa (pesada), com grande estabilidade. Iniciou sua vida como rebocador (Grécia, 1970) e tem um record em seus primeiros 24 anos de vida, como responsável a mais de 500 resgates no Mediterráneo Oriental. Em 2002 é submetido a uma profunda reconversión em Seattle que resulto um sucesso (interiores, maquinaria nova, ajudas navegação e comunicações). Em 2008 fué re-acondicionado, em Mallorca. Transporta um total de 50 passageiros (deles 24 tripulantes) em 25 cabines duplas. Encontra-se desde o passado dia 23 no cais Los Llanos, em Tenerife.
Del análisis exterior del MV Asteria, no se saca una conclusión clara : Yate...?, buque de investigación...?. Su sólida construcción permitió que desde su original estructura de remolcador se pudiera obtener un "expedition yacht" ideal. El calado del buque que en yates equivalentes de 1000 tons), le hace apropiado para mantener su velocidad de crucero en mar gruesa con gran estabilidad. Inició su vida como remolcador (Grecia, 1970) y tiene un record en sus primeros 24 años de vida, como responsable de más de 500 rescates en el Mediterráneo Oriental. En 2002 es sometido a una profunda reconversión en Seattle que resulto un éxito (interiores, maquinaria nueva, ayudas navegación y comunicaciones). En 2008 fué reacondicionado, en Mallorca. Transporta un total de 50 pasajeros (de ellos 24 tripulantes) en 25 cabinas dobles. Se encuentra desde el pasado día 24 en la dársena de Los Llanos, en Tenerife.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.