domingo, 20 de dezembro de 2009

Navios de cruzeiros cancelam Funchal.

Hoje o porto registou mais 3 cancelamentos de navios de cruzeiros, o Delphin, o Delphin Voyager devido à condições climatéricas adversas e agora o AidaLuna após aproximação ao porto do Funchal devido à forte ondulação e ventos fortes sudoeste. Com procedência do porto de Tenerife, chegou pelas 11h30 e efectou uma aproximação ao porto do Funchal com o rebocador da Apram. Foi cancelada a operação pelo capitão do AidaLuna, deixando o porto do Funchal pelas 12h40 e rumou a sul na direcção a La Palma. Na semana passada foi o cancelamento do Oriana da P&O Cruises devido a mau tempo e ter ficado ao largo não existindo lugar no porto. Para a semana quem cancela é o Island Escape, da Island Cruises no dia 28, devido a efectuar um cruzeiro especial assim deixa o Funchal de fora de rota. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

4 comentários:

Paulo Farinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Farinha disse...

O fabuloso AIDALuna com cerca 2000 passageiros alemães partiu com 2h de atraso do Porto de Tenerife. mas chegou ao Funchal na hora prevista por volta das 12 horas. Com condições adversas (vento forte) tentou aportar, mas sem sucesso, com apenas UM REBOCADOR!!!
A APRAM devia ter enviado 2 rebocadores, o que incutiria mais confiança e segurança ao Comandante do navio e ao piloto dos portos. No dia que o Oriana fundeou apenas por 2 horas, chegou um navio militar britânico proveniente das Ilhas Malvinas o destroyer HMS Gloucester D 96 que aportou auxiliado por 2 rebocadores. Não percebo o critério aplicado! O AIDADiva não merece mais atenção do que um navio militar??? Publico uma imagem do navio militar dando entrada no Porto do Funchal.
Adquiriram 2 potentes rebocadores (ver imagem) com uma força de tracção (Bollard Pull) de 45 toneladas muito mais potentes que os antigos rebocadores de 1963 "Ponta do Garajau" e "Cabo Girão". Adquiriram ainda um terceiro menos potente o "Boqueirão".
Para que???

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Pelos vistos passam-se realmente situações muito estranhas aí no Funchal. Se não têm rebocadores suficientes, que tal afretarem mais nestas alturas de maior necessidade?

LMC

BLOG DOS NAVIOS E DO MAR

Paulo Farinha disse...

Caro LMC
"Se não têm rebocadores suficientes"
Ou não havia tripulação suficiente para um segundo rebocador?
Não é a primeira vez que isso sucede!
Cumprimentos