terça-feira, 30 de setembro de 2008

Chegada da Regata dos grandes Veleiros ao Funchal.

Chegou a Ilha da Madeira a Funchal 500 Tall Ships Regatta 2008. Ontem no fim da tarde atracou os pequenos veleiros como os Challenger 1 e 4, o Gedania, o Pogoria , o Kaliakra e o Shabad Oman. Os veleiros de maior dimensão ficaram a pairar na baia do Funchal, no qual pernoitaram ao largo, atracando só esta manhã, como foi o caso dos veleiros russos Sedov e Mir, o veleiro mexicano Chuatemoc e o veleiro português Creoula. Poderá acompanhar também tudo no site abaixo mencionado;


http://www.funchal500anos.com/tallshipsrace/
Text and Images copyrights; Marco Andrade e Sergio Ferreira, Madeira.

"Clipper Adventurer" e "Saga Rose" juntos em Alcântara.

Hoje, Lisboa registou a visita do navio Saga Rose e do Clipper Adventurer, ambos provenientes do porto de Leixões. Sendo que o Saga Rose largou amarras pelas 13:00h, com destino a Las Palmas e o Clipper Adventurer pelas 15:30h, com destino a Cádiz.O Clipper Adventurer é um navio de expedições de pequeno porte, apenas 100 m de comprimento por 16,24 m de largura e pode atingir 17 nós de velocidade. Tem 4364t de arqueação bruta, está classificado como um navio de gelo classe A-1, o que lhe permite navegar em mares gelados com o seu casco reforçado, em cruzeiros de expedição aos Pólos terrestres. Tal como a maior parte dos navios de expedição está equipado com uma frota de zodíacos, para o acesso a zonas sem infrustruturas de apoio. Foi construído em 1975 (em Tjtovo Brodogradjliste, Kraljevica, Jugoslávia), com o nome Alla Tarasova. Foi um dos oito navios construído e desenhado para o serviço de passageiros costeiro local, foi remodelado em 1998 na Escandinávia. Navegou também sob o nome Marine Discoverer. Pode receber 122 passageiros em 61 cabines, todas com vista exterior. Possui climatização das cabines, uma condição quase inquestionável ao tratar-se de um navio que navega em mares gelados. Possui amplos espaços abertos nos decks superiores para dar a oportunidade aos passageiros para a observação da vida selvagem, nos seus cruzeiros de expedição. Além de um salão de jogos, biblioteca, restaurante, loja e cabeleireiro. Também a sua ponte de comando é aberta aos passageiros, mantendo estes uma relação mais próxima com o comandante e restante tripulação. O navio encontra-se a efectuar cruzeiros pela Antarctica Expeditions Cruises & Tours. Desloca-se em migração tal como os pássaros, no Verão navega pela Europa e no Inverno navega até ao Pólo Sul, onde irá permaner até Março de 2009.
Texto/Text copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Imagens/Images; Sérgio Ferreira postcards collection.

Escalas curiosas no porto de Leixões.

Hoje o porto de Leixões tem duas escalas de dois navios de cruzeiros da companhia Phoenix Reisen. O navio emblemático Maxim Gorkiy e o Amadea estão juntos no porto de Leixões. O Maxim Gorkiy atracou no início da manhã vindo do porto de Falmouth, Reino Unido e tem como destino o porto de Melilla, Espanha. O Amadea atracou também pelo início da manhã vindo do porto St Peter Port nas ilhas do Canal, Reino Unido e zarpa com destino ao Funchal. A saída destes dois navio vai ocorrer pelas 14h00 numa saída em conjunto, pois é dia da Phoenix Reisen em Leixões.Texto e imagens / Text and Images copyrights José Modesto, Leixões.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"Oceana" em visita a Tenerife.

A chegada do Oceana para qualquer um dos nossos portos não é mais notícia, tão frequente. Mas a sua presença no reverso atracado à luz da aurora sempre é atraente. Proveniente do Funchal, Las Palmas e Gran Canária. À tarde, às 17:45h, com 15 min. de antecipação, rumou em direcção à bonita capital do Tejo. Seguiu também o SD Newton que deu um fim à sua estadia de quatro dias em Tenerife. La llegada del Oceana a cualquiera de nuestros puertos ya no es noticia, por lo frecuente. Pero su presencia atracando en reversa en la luz del amanecer siempre es atractiva. Procede de Funchal, La Palma y Gran Canaria.Por la tarde, a las 1745h, con 15 min. de antelación sobre su horario, zarpó rumbo a la bonita capital del Tajo. Le siguió a continuación el SD Newton dando fin a su estadía de cuatro jornadas en Tenerife.Texto e fotos /Text and photos Copyrights: Antonio Sáez, Tenerife

Lobo Marinho com avaria.

O ferry Lobo Marinho da Porto Santo Line encontra-se com uma avaria técnica num dos três geradores. Está a efectar especificamente as manobras de atracação e desatracação do navio, no qual foi pedido pela Porto Santo line um rebocador dos Portos da Madeira, que se deslocou do Caniçal para a ilha do Porto Santo.
Texto e imagens/ Text and images copyrights; Sergio Ferreira, Madeira.

Costa Europa e AidaBella no Funchal.

O AIDAbella pernoitou no porto do Funchal e recebeu logo pela manhã o habitual visitante o Costa Europa. O Aidabella vai rumar a La palma pelas 17h00 e o Costa Europa a seguir pelas 17h30 com destino ao porto de Malaga. Texto e images/Text and images copyrights; Sergio Ferreira, Madeira.

Cruzeiros em Leixões.

Hoje está de visita ao porto de Leixões dois navios de cruzeiros. O Saga Rose da companhia Saga Cruises, atracou pela manhã vindo do porto de Bilbao, Espanha e zarpa rumo a Lisboa no fim da tarde. Quem se encontra também no porto é o navio de cruzeiros de expedição o Clipper Adventurer.

Texto e imagens / Text and Images copyrights José Modesto, Leixões.

Regata dos grandes Veleiros em Ílhavo, Aveiro.

Estas são imagens da regata dos grandes veleiros Funchal 500 Anos, que esteve em Ílhavo, Aveiro. Os veleiros estiveram no porto de Ílhavo desde o dia 20 de Setembro. Zarparam rumo ao Funchal no dia 23 de Setembro. Esta Regata internacional tem quase a mesma rota comercial que os veleiros tradicionais, do passado, usavam para cruzar o Atlântico Norte, uma rota a sul para aproveitar os ventos predominantes. De Falmouth a Ílhavo (Porto de Aveiro) são cerca de 630 milhas náuticas su-sudoeste. De Ílhavo ao Funchal são mais 630 milhas náuticas sudoeste em mar alto, os desafios tácticos para melhor aproveitar o vento e a corrente podem ser decisivos para o resultado final. No Funchal, Madeira, os veleiros vão estar entre os dias 2 e 5 de Outubro para o Festival Náutico e comemorações da Cidade dos 500 anos.
Fotos e texto / Photos and text copyrights; António Henriques, Aveiro.

domingo, 28 de setembro de 2008

Três terminais de passageiros, três navios.

O porto de Lisboa, possui três terminais de passageiros, sendo que os três possuem uma gare marítima e hoje estiveram os três terminais com um navio cada. No terminal de Alcântara aportou, às 13:30h o navio Oriana, vindo de Vigo e com destino a Cádiz. No terminal da Rocha de Conde de Óbidos, mais conhecido como o Cais da Rocha, atracou o navio Costa Mediterranea, pelas 8:00h, vindo de Cádiz e com destino a Gibraltar, saiu pelas 19:00h. Por último no terminal de passageiros de Santa Apolónia, ficou o navio Astoria, que chegou pelas 07:00h, vindo dos Açores (Praia da Vitória) e com destino a Cádiz, com a sua saída pelas 18:30h. O navio Nordnorge que tinha escala agendada e que ficaria em Santa Apolónia, cancelou a sua visita, sendo muito provável cancelar também a passagem pela Ilha da Madeira, Funchal. Texto e fotos/Text and photos copyright: Ricardo Martins, Lisboa.

AIDABella em duas perpectivas.

O habitual AidaBella está de regresso ao Funchal no seu cruzeiro semanal pelas ilhas Atlânticas. Esta semana mostra-se duas perpectivas do navio atracado no Funchal, vista aérea e terrestre. O blog sergio@cruises, teve a oportunidade de realizar um passeio aéreo sobre a Costa sul da Madeira, avistando o fantástico "Bella" na magnifica baía do Funchal. Atracou pelas 13h00 vindo do porto de Las Palmas, Gran Canaria e pernoita para zarpar no fim da tarde do dia 29/09 e com destino La Palma.
Texto e imagens aeréas/ Text and images by air copyrights Sergio Ferreira, Madeira.
Imagem / images copyright Marco Andrade, Madeira.

Estações maritimas, uma necessidade.

As condições do porto de Las Palmas de Gran Canaria são excepcionais sobretudo, ter um extenso litoral, plataforma que permite um grande desenvolvimento portuário.
Las condiciones del puerto de Las Palmas de Gran Canaria son excepcionales especialmente, al tener una extensa plataforma costera, que permite un gran desarrollo portuario. Tenerife é a plataforma em baixo e diminui 100mts abruptamente a partir da costa e chega a grandes profundidades, mas é muito cara e lenta a construção de molhes, a barragem leste de Tenerife ultrapassa os projectos de mais de 60mts! A sua construção era muito caro.
En Tenerife la plataforma es escasa y desciende abruptamente y a 100mts de la costa alcanza grandes profundidades, de ahí que sea muy costosa y lenta la construcción de muelles; el dique del Este de Tenerife supera calados de más de ¡¡ 60mts ¡! . Su construcción fue muy cara. Las Palmas, foi "Reciclagem" da velha estação "Jet-foil" como estação de cruzeiros, onde apenas disse Puerto de la Luz) . A estação tem acesso através do centro comercial "El Muelle" .
En Las Palmas se ha “reciclado” la antigua estación de “jer-foil” como estación de cruceros justo donde dice Puerto de la Luz). A la estación se accede pasando por el coqueto Centro Comercial “El Muelle” . Em Tenerife para permitir que a estação anterior "n-foil" de 1600m2 , como o molhe norte, onde se encontra implantada, por muito tempo (100 metros). Esse paredão não poderia ser prorrogado, uma vez que dificultaria o acesso à doca de navios de cruzeiro, navios ro-pax e pomares.
En Tenerife no se ha podido habilitar la anterior estación de “jer-foil” de 1600m2 , por ser el muelle Norte en donde está ubicada, de escasa longitud (100 mts) . Este muelle no se puede ampliar ya que entorpecería el acceso a la dársena de cruceros, ro-pax y barcos fruteros. Actualmente, a "La Palma" permanece atracado no cais . A Capitania dos Portos de Tenerife deveria "colocar as pilhas" e acelerar a construção do novo cais, o cruzeiro de ligação, se não, você perde a possibilidade de crescimento futuro do sector cruceros.
En la actualidad el “La Palma” permanece atracado en este muelle . La Autoridad Portuaria de Tenerife debería “ponerse las pilas” y agilizar la construcción de la nueva estación de cruceros en el muelle de enlace, si no, perderá la posibilidad de crecimiento futuro en el sector de cruceros.. No Funchal, no Cais Sul surgirá toda uma nova estrutura dedicada ao embarque e desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, a Gare Marítima Internacional, obra da responsabilidade da APRAM, S.A. e da Secretaria Regional do Turismo e Transportes. Uma obra de dimensão, virada para o futuro de um porto que tem vindo todos os anos aumentado o número de escalas e de passageiros de navios cruzeiro.
En Funchal, en el muelle Sur, surgirá una estructura totalmente nueva, dedicada a embarque y desembarque de cruceristas. Se trata de la Estación Marítima Internacional,cuya obra es de la responsabilidad de APRAM S.A. junto con la Secretaría Regional de Turismo y Transportes. La Obra, de gran volumen,está enfocada al futuro de un puerto que sistemáticamente, todos los años, ha aumentado tanto en número de escalas como de pasajeros de cruceros. Texto Antonio Saéz e Sergio Ferreira.
Fotos: Apram,Google, Aut.P Tenerife y Las Palmas, A. S y Sergio F.