segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Paquete "Funchal"


Sem dúvida alguma que é o mais Português de todos os navios Portugueses. Trata-se do elegante paquete Funchal. O navio encontra-se em Lisboa numa interrupção dos seus cruzeiros. Paragem esta que se prolongará até ao dia 3 de Abril de 2009, altura em que zarpará rumo a Cádiz, para mais uma temporada de cruzeiros. O navio chegou a Lisboa proveniente da Austrália, via Bali (Indonésia), ontem, entrando no porto pelas 11:3oh. Nesta viagem efectuou o cruzeiro Infante D. Henrique com início em Barcelona e término em Lisboa, organizado pelo Clube dos Oficias da Marinha Mercante. Informações sobre este cruzeiro e algumas fotos podem ser vistas no blog do nosso Amigo Luís Miguel Correia aqui. O paquete Funchal ao longos dos próximos meses ficará atracado em Santa Apolónia montante, emprestando a sua beleza a esta zona da cidade. Decorrerão trabalhos no navio, e em Janeiro deverá rumar até ao estaleiro para efectuar obras que impliquem trabalhos exteriores abaixo da linha de água. O navio está registado no MAR (Registo Internacional de Navios da Madeira) e no seu casco ostenta o seu nome, Funchal, e a ilha de registo, Madeira. Sendo também a capital da Madeira a cidade do Funchal, cidade à qual o navio deve o nome, e a cidade deve ao navio o facto de este ostentar orgulhosamente o seu nome por todas as partes do Mundo desde 1961, sendo um caso especial, pois o navio nunca sofreu alterações de nome desde que foi construído.
O paquete Funchal é o que resta do orgulho marítimo Português nos grandes navios de passageiros. É operado pela Classic International Cruises, empresa especializada em cruzeiros em navios clássicos e depositária do orgulho que todos os entusiastas de navios Portugueses depositam nos seus navios. Esta empresa opera também os navios Arion, Princess Danae, Athena e o navio Ocean Monarch que brevemente terá o seu nome alterado para Princess Daphne.
Texto e Fotos/Text and Photos, Ricardo Martins, Lisboa.
E fotografias de bordo do paquete/And onboard photos from ship: Funchal

2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Apenas uma observação para referir que o FUNCHAL regressou da Austrália em Abril, quando passou por Lisboa. Agora veio do Mediterrâneo e antes esteve no Norte da Europa. Antes do cruzeiro do COMM esteve a fazer cruzeiros com feanceses a partir de Marselha...

LMC

SERGIO@CRUISES disse...

Obraigado pela correção à minha noticia de ontem do paquete Funchal. Realmente fiquei com duvidas só que foi o segurança do navio que me informou, por isso publiquei. Abraços Ricardo Martins.