
De visita

oficial a Lisboa está o navio escola da República Federal Alemã,
Gorch Fock, tal como noticiamos ontem. Hoje o navio esteve aberto ao público e o blog
Sergio@Cruises esteve a bordo. Apresentamos algumas fotos dessa visita. De referir que amanhã o navio tamb

ém estará aberto ao público das 14:00h às 17:00h. O
Gorch Fock não é irmão gémeo do navio Português
Sagres. O
Gorch Fock foi construído em 1958, e a
Sagres foi construída em 1937/38. O que acontece é que este navio
Gorch Fock (II) foi co

nstruído segundo os mesmos planos que a
Sagres e os quatro irmãos da
Sagres (ex-Albert Leo Schlageter), nos quais estava um outro navio também chamado
Gorch Fock (I). Este primeiro
Gorch Fock (ex-
Tovarish) e irmão da
Sagres encontra-se actualmente no porto de Stralsund, convert

ido como navio museu. Os outros navios dessa mesma classe, o
Eagle (ex-
Horst Wessel) e o
Mircea servem as Marinhas do E.U.A. e da Roménia respectivamente. O quinto navio,
Herbert Norkus, irmão da
Sagres nunca chegou a
ser finalizado e foi afundado carregado de munições no final da Segunda Grande Guerra Mundial.

O
Gorch Fock (II) apresenta como dados principais um comprimento máximo de 89,32m, por 12m de largura, 5,5m submersos, pesa 1860t, tem 2080 metros quadrados de área vélica, o mastro mais alto tem 45,3m de altura. Tem 23 velas, incluindo uma vela extra para participar em regatas. A sua quilha foi assente a 6 de Março de 1958, o lançamento à água teve lugar a 23 de Agosto de 1958 e entrou em serviço a 17 de Dezembro do mesmo ano.
Texto e fotos/Text and photos, copyright; Ricardo Martins, Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário