O navio de cruzeiro "Sky Wonder" da companhia Pullmantur Cruises, uma vez mais sofreu um acidente, após ter encalhado no porto de Kusadasi (Turquia) na Páscoa neste ano. Um incidente em uma das caldeiras causou no dia 30.08 , que o navio navega-se muito lentamente até ao porto de Piraeus (Grécia), num cruzeiro de 7 dias que partiu de Istambul (Turquia) e estava programado para chegar ao porto de Atenas às 7 da manhã e só chegou por volta das 18 horas. A empresa explicou que a embarcação sofreu um problema em uma de suas caldeiras e o navio esteve que parado 1 hora em alto mar. Encontrava-se 1500 passageiros a bordo que detectaram problemas com o ar condicionado e a luz. Uma vez em curso, um outro problema, um fracasso impediu a ligação electrónica da caldeira com a linha que alimenta turbinas a vapor, de modo que o navio partiu "mais devagar" com uma única turbina e o navio navegou a 7 nós -10 milhas por hora, e navegava com um único motor .A empresa informa que o barco já chegou ao porto de Piraeus, onde foi oferecido uma excursão gratuitamente aos passageiros "por qualquer inconveniente causado nesta parte da viagem. O navio Sky Wonder tem quase 25 anos, foi construido em 1984, tem 47.000 toneladas e um comprimento de 240 metros, tem uma capacidade de 1.550 passageiros e desenvolve uma velocidade de 21 nós. Penso que este navio já na próxima temporada , já não venha a estar com as cores da Pullmantur e a companhia poderá colocá-lo à venda, no qual o seu destino pode ser a sucata. Imagens / Images copyrights Sergio Ferreira, Madeira.
domingo, 31 de agosto de 2008
Tui Cruises apresenta novo navio e itinerários.
A companhia Tui Cruises apresenta no seu novo catálogo de cruzeiros 2009/2010, o seu novo navio que ainda se encontra sem nome, da joint-venture entre o grupo Royal Caribbean International e a TUI Cruises. O navio é o actual Galaxy da companhia Celebrity Cruises, que será entregue após remodelações na Primavera 2009. Iniciará o seu cruzeiro inaugural pela Tui Cruises a 20 Maio de 2009, num cruzeiro de 4 dias, partindo e regressando ao porto de Kiel na Alemanha passando pelo porto da cidade Copenhaga, na Dinamarca. Depois efectuará cruzeiros pelo norte da Europa, Mediterraneo (passa em Lisboa a 17 de Setembro) e depois numa viagem transatlântica de Palma de Maiorca (Espanha) para Santo Domingo( R. Dominicana), escala o porto de Santa Cruz de Tenerife a 3 de Novembro de 2009. O novo navio da Tui Cruises tem uma escala marcada para a Ilha da Madeira só para 2010, quando regressa dos seus cruzeiros nas caraíbas, vindo de Santo Domingo para o Mediterraneo e atraca no Funchal a 5 de Abril de 2010. Este navio estará vocacionado para o mercado alemão.
Imagens / Images copyrights Tui Cruises and Benoit Donne, France.
Amadea de visita ao Funchal.
sábado, 30 de agosto de 2008
Caravela "Boa Esperança" no Funchal.
A caravela “Boa Esperança” encontra-se atracada no porto do Funchal, no qual acompanhou a regata Oceânica Lagos - Funchal, que se encontra nas celebrações dos 500 anos da cidade do Funchal. É uma réplica tão aproximada quanto possível de uma caravela dos Descobrimentos, construída por especialistas da construção naval em madeira, a empresa Samuel e Filhos, Lda de Vila do Conde e foi lançada à água a 28 de Abril de 1990, em que iniciou as suas viagens oceânicas. Actualmente encontra-se ao serviço do Turismo do Algarve, a “Boa Esperança” tem proporcionado visitas guiadas a bordo a grupos de turistas nacionais e estrangeiros, visitas de estudo a grupos escolares, visitas de imprensa, filmagens documentais e estreitado relações com as Comunidades Portuguesas no exterior. Ao fazer ancorar a caravela “Boa Esperança” na Marina de Lagos, desde 16 de Junho de 2001, a Região de Turismo do Algarve pretende projectar a cultura e história algarvia no mundo. Está ainda prevista a sua utilização na formação na arte de bem velejar, dando resposta aos muitos clubes náuticos do Algarve, que assim poderão integrar jovens velejadores na tripulação da “Boa Esperança”. A última visita da Caravela Boa Esperança à Ilha da Madeira foi em 2006, para a encenação histórica que recriou a despedida do Infante D. Henrique, que permitiu a descoberta da Madeira pelos navegadores Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco. Texto e Imagens/Text and Images copyrights Sergio Ferreira, Madeira.
Foto da Nau "Santa Maria" a se cruzar no porto do Funchal com a caravela "Boa Esperança".
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Premiada a Responsabilidade social da Norwegian Cruise Line.
A companhia Norwegian Cruise Line, tem um rigoroso programa de reciclagem e diversas acções de preservação dos ecossistemas, acaba de ser escolhida pela Condé Nast Traveler como líder em responsabilidade social. A revista norte-americana Condé Nast Traveler acaba de anunciar que a companhia de cruzeiros NCL (Norwegian Cruise Line), é eleita uma das finalistas no prémio World Savers Awards 2008, que tem como objectivo homenagear 38 companhias de todo o mundo pela sua liderança em responsabilidade social em cinco áreas: redução da pobreza, preservação cultural e ou ambiental, educação, conservação da vida selvagem e saúde.Os finalistas do World Savers Awards 2008, serão conhecidos na edição de Setembro da revista, e homenageados durante uma cerimónia marcada para 23 de Setembro, em Nova York. Foram 142 os inscritos para este prémio, que depois foram reduzidos a 38 finalistas, escolhidos por um júri independente da indústria de navegação e ONGs. O World Savers Awards tem sete diferentes categorias: companhias aéreas, empresas marítimas, redes hoteleiras, hotéis independentes, grandes resorts, pequenos resorts e operadores turísticos. Refira-se que o ano passado a NCL reciclou 96 toneladas de papelão, 206 toneladas de paletes de madeira, 275 m³ de óleo de cozinha, 364 toneladas de plástico, 909 toneladas de aparas de metal e 1.813 toneladas de vidro. O programa de reciclagem da NCL salvou 2.200 árvores, 8.800 m³ de gás e 2,6 milhões de litros de água.
Photo copyrights ; Frits Olinga , Holland. DR
Photo copyrights ; Frits Olinga , Holland. DR
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
RMS Santa Helena
O RMS St. Helena é um único navio, uma vez que só ele actualmente leva o título do Royal Mail Ship, que orgulhosamente foi realizado antes do Queen Elizabeth e Queen Mary, entre outros ilustres navios. Construído em 1989 no Reino Unido tem 6.767 Toneladas e, acarreta um máximo de 128 passageiros e 56 oficiais e tripulantes. A sua rota se alarga mais de 12.000 km Sul a partir do porto Portman na sua base no sul da Inglaterra, Vigo, Tenerife, Ascensão, Santa Helena, Walgis Baía e, finalmente, Cape Town. Ida e volta da viagem, em duas viagens por ano. Da Cidade do Cabo, faz várias ligações para St. Helena (seis viagens) antes de regressar a Portman. O RMS St. Helena foi confiada a missão de fornecer as provisões às ilhas britânicas da Ascensão (guarnição) e St. Helena (com menos de 5000 habitantes, para 120 km2) situada no sul do Atlântico. Na ausência de portos em St. Helena, o barco fica ancorado na Baía James, e de passageiros e de carga seja transferida para lanchas.
El RMS St Helena es un buque único, ya que solamente él lleva en la actualidad el título de Royal Mail Ship que antes llevaron orgullosamente el Queen Elizabeth y Queen Mary, entre otros buques ilustres.Fue construido en El Reino Unido en 1989 tiene 6.767 GT de desplazamiento, y lleva un máximo de 128 pasajeros y 56 oficiales y tripulación.Su ruta se alarga por más de 12.000 kms hacia el Sur desde el puerto base de Portman en el sur de Inglaterra, Vigo, Tenerife, Ascension Is, St Helena, Walgis Bay y finalmente Ciudad del Cabo. Ida y vuelta, dos viajes por año. Desde Ciudad del Cabo hace varias conexiones con St Helena (seis viajes) antes de regresar a Portman.El RMS St Helena tiene encomendada la labor de avituallar las posesiones inglesas de Ascensión (guarnición) y St Helena (con menos de 5000 habitantes, para 120 km2) situadas en el Atlántico Sur .Ante la inexistencia de puertos en St Helena, el barco fondea en James Bay, y la mercancía y pasaje es transferida a lanchones.
Em 21 de maio de 1502, festas de Santa Helena, o Português navegador e explorador João da Nova desembarcado no local actual de Jamestown, quando retornava da sua viagem à Índia, não se encontravam pessoas na ilha, mas, se tinha água e alimento em abundância, o que tornará a ilha escala exigida no momento dos descobrimentos como sendo o caminho da marca de ventos .Além disso, João da Nova descobriu a ilha de Trindade, Ceilão, João da Nova, Santa Helena e Ascensão, bem como Prefeito de Lisboa. A primeiro Inglês a ancorar na baía James aconteceu a 86 anos mais tarde. A ilha é conhecida principalmente como a sede do segundo exílio de Napoleão Bonaparte após a derrota de Waterloo, onde ele foi forçado a permanecer confinado em tal "ilha isolada" a partir de 1815, até sua morte em 1821.Todavía hoje mantém a sua sepultura ( cujos restos mortais foram transferidos para a França, em 1840, Invalides, Paris). Nós entendemos que o navio faz paragens em Tenerife, observando que a tomada Bornéu no banco dos réus para os antigos (usando o âncora sem a ajuda de rebocador). Salienta, em uma das fotos que o simples acto de rebocar o barco-piloto para ajudar a trabalhar atracar. A partir de 2010 se prevê venha a ser retirada de serviço, na conclusão de uma pista de aterragem de 2.200 metros em St. Helena.
El 21 de Mayo de 1502, festividad de Santa Helena, el navegante y descubridor portugués Joao da Nova desembarcó en la localización actual de Jamestown, al regreso de su viaje a la India, no encontrando habitantes en la isla, pero si agua y víveres en abundancia, lo que haría de la isla escala obligada en la época de la vela por estar en la ruta de los alisios..Además, Joao da Nova fue descubridor de Trindade, Ceilán, Joao da Nova, Santa Helena y Ascensión así como alcalde de Lisboa. El primer inglés no fondeó en James Bay hasta 86 años después.
La isla es conocida sobre todo como sede del segundo exilio de Napoleón Bonaparte después de la derrota de Waterloo, en donde se le obligó a permanecer confinado en tan “aislada isla” desde 1815 hasta su muerte en 1821.Todavía hoy se conserva su tumba (cuyos restos fueron trasladados a Francia en 1840, Inválidos, París). Vemos al buque en escalas efectuadas en Tenerife, haciendo notar que efectúa el borneo en la dársena a la antigua usanza (utilizando el ancla sin ayuda de remolcador). Destaca en una de las fotos que la propia lancha del práctico actúa en labor de remolcador para ayudarlo en la faena.A partir de 2010 está prevista su retirada del servicio, al terminarse una pista de aterrizaje de 2.200 mts. en St. Helena.
Texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife
Gráficos, fotos e info RMS St Helena: Andrew Weir Shipping Ltd. UK.
El RMS St Helena es un buque único, ya que solamente él lleva en la actualidad el título de Royal Mail Ship que antes llevaron orgullosamente el Queen Elizabeth y Queen Mary, entre otros buques ilustres.Fue construido en El Reino Unido en 1989 tiene 6.767 GT de desplazamiento, y lleva un máximo de 128 pasajeros y 56 oficiales y tripulación.Su ruta se alarga por más de 12.000 kms hacia el Sur desde el puerto base de Portman en el sur de Inglaterra, Vigo, Tenerife, Ascension Is, St Helena, Walgis Bay y finalmente Ciudad del Cabo. Ida y vuelta, dos viajes por año. Desde Ciudad del Cabo hace varias conexiones con St Helena (seis viajes) antes de regresar a Portman.El RMS St Helena tiene encomendada la labor de avituallar las posesiones inglesas de Ascensión (guarnición) y St Helena (con menos de 5000 habitantes, para 120 km2) situadas en el Atlántico Sur .Ante la inexistencia de puertos en St Helena, el barco fondea en James Bay, y la mercancía y pasaje es transferida a lanchones.
Em 21 de maio de 1502, festas de Santa Helena, o Português navegador e explorador João da Nova desembarcado no local actual de Jamestown, quando retornava da sua viagem à Índia, não se encontravam pessoas na ilha, mas, se tinha água e alimento em abundância, o que tornará a ilha escala exigida no momento dos descobrimentos como sendo o caminho da marca de ventos .Além disso, João da Nova descobriu a ilha de Trindade, Ceilão, João da Nova, Santa Helena e Ascensão, bem como Prefeito de Lisboa. A primeiro Inglês a ancorar na baía James aconteceu a 86 anos mais tarde. A ilha é conhecida principalmente como a sede do segundo exílio de Napoleão Bonaparte após a derrota de Waterloo, onde ele foi forçado a permanecer confinado em tal "ilha isolada" a partir de 1815, até sua morte em 1821.Todavía hoje mantém a sua sepultura ( cujos restos mortais foram transferidos para a França, em 1840, Invalides, Paris). Nós entendemos que o navio faz paragens em Tenerife, observando que a tomada Bornéu no banco dos réus para os antigos (usando o âncora sem a ajuda de rebocador). Salienta, em uma das fotos que o simples acto de rebocar o barco-piloto para ajudar a trabalhar atracar. A partir de 2010 se prevê venha a ser retirada de serviço, na conclusão de uma pista de aterragem de 2.200 metros em St. Helena.
El 21 de Mayo de 1502, festividad de Santa Helena, el navegante y descubridor portugués Joao da Nova desembarcó en la localización actual de Jamestown, al regreso de su viaje a la India, no encontrando habitantes en la isla, pero si agua y víveres en abundancia, lo que haría de la isla escala obligada en la época de la vela por estar en la ruta de los alisios..Además, Joao da Nova fue descubridor de Trindade, Ceilán, Joao da Nova, Santa Helena y Ascensión así como alcalde de Lisboa. El primer inglés no fondeó en James Bay hasta 86 años después.
La isla es conocida sobre todo como sede del segundo exilio de Napoleón Bonaparte después de la derrota de Waterloo, en donde se le obligó a permanecer confinado en tan “aislada isla” desde 1815 hasta su muerte en 1821.Todavía hoy se conserva su tumba (cuyos restos fueron trasladados a Francia en 1840, Inválidos, París). Vemos al buque en escalas efectuadas en Tenerife, haciendo notar que efectúa el borneo en la dársena a la antigua usanza (utilizando el ancla sin ayuda de remolcador). Destaca en una de las fotos que la propia lancha del práctico actúa en labor de remolcador para ayudarlo en la faena.A partir de 2010 está prevista su retirada del servicio, al terminarse una pista de aterrizaje de 2.200 mts. en St. Helena.
Texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife
Gráficos, fotos e info RMS St Helena: Andrew Weir Shipping Ltd. UK.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
O "black" e curioso navio do Canal Fashion TV.
O navio mv Black Diamond, tem uma pintura muito curiosa, dum canal de moda; Fashion TV e encontra-se todo pintado de "preto". É conhecido como um "luxuoso iate" para festas, do canal, a bordo, e passagens de modelos. O navio encontra-se fretado, a este canal de televisão sobre moda que anda em diversos portos do Mediterrâneo. O navio foi construído em 1967 na Alemanha com o nome Tor Hollandia, em 1967, depois como Ariadne, em 1975 e andou muitos anos a navegar com as cores da Minoan Lines, na Grécia. Depois como Ouranos, em 1999, com as cores da Fraglines ferries. "As tendências não se discutem...pois continua a ser um navio." Fotos /Photos copyrights ;
Manuel Hernández , Espanha.
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Costa Allegra atinge os 100 cruzeiros na China.
A Costa Cruises foi a primeira empresa de cruzeiros internacional, que operava na China e em cruzeiros regulares na Ásia, com início das operações desde 2006 e com partidas de Xangai, China. Desde então, a Costa Cruises fez 121 cruzeiros na Ásia, 100 dos quais foram realizados na China e com o navio Costa Allegra a sair do porto de Xangai. O navio Costa Allegra, com 28.500 toneladas, com capacidade para 1.000 passageiros, foi completamente renovado em março de 2006, com um investimento total de 12 milhões de euros e trouxe mais de 60.000 turistas de todo o mundo e no qual a Costa Cruises introduziu a sua marca na China com o apoio de grandes investimentos em marketing. Embora o mercado continua a se desenvolver, a Costa cruises aceitou o desafio da colocação de um segundo barco na Ásia e na China. Assim, em março 2009, Costa irá iniciar operações com a Costa Classica que pode acomodar 1.680 passageiros. Durante este ano o navio Costa Alegra está a efectuar viagens curtas de 4 a 6 dias, que serão acompanhadas de cruzeiros de 14 e 15 dias para o Extremo Oriente, com paragens em portos do Japão, Coreia do Sul, China, Filipinas, Malásia, Brunei e Vietnam. Imagens /Images; Costa Cruises.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
IberoCruceros cancela época para as Caraíbas e troca a estréia do Grand Holiday.
A companhia espanhola IberoCruceros, anunciou que a época de Inverno de 2008/09, nas Caraíbas com o navio Grand Voyager foi cancelado, os passageiros que já tenham reservado receberão reembolso total das suas agências. Ainda não foi notificado se o Grand Voyager será utilizado para uma outra operação ou venha mesmo a ser fretado, os outros dois Grand Celebration Grand Mistral, está previsto efectuar a época de Inverno no Brasil para a CVC Cruises. Além disso também a estréia do Grand Holiday que estava previsto para Junho de 2009, mas Carnival Corporation anunciou que a transferência terá lugar no próximo novembro de 2009.Imagem /Image; Jukka Koskimies and Eerik Laine,Finland.
Pilotos de portos uma profissão perigosa.
A profissão de Pilotos de portos tem seus perigos, como vemos neste momento que o navio porta-contentores Catalina Mar na baía a entrar em SC Tenerife e a precisar de um barco rebocador e a lancha de piloto com dificuldades de fazer o serviço. O mar parecia calmo, mas há uma forte corrente maritima que impede o piloto de abandonar o navio, no início das aproximações. Por último, o piloto consegue estender para agarrara escada e sobe imediatamente, enquanto seu barco coloca-se a distância rapidamente para evitar a bater no casco do navio. Em outras ocasiões, a manobra é simples sem risco, tais como o acesso ao piloto MSC Sinfonia.
La profesión de práctico de puertos tiene sus peligros como podemos ver en la presente ocasión en que el buque portacontenedores Catalina del Mar, entra en la rada de SC de Tenerife y acuden un remolcador y la lancha del práctico a hacer el servicio. El mar parece tranquilo pero hay una fuerte mar de fondo que impide dejar al piloto en las primeras aproximaciones. Finalmente el piloto logra asir la escala por la que trepa mientras su lancha se aleja con rapidez para evitar golpearse con el casco cabeceante del buque. En otras ocasiones la maniobra es sencilla y exenta de riesgo, como en el caso del acceso del piloto al MSC Sinfonia.
Texto/Text copyrights: Antonio Sáez.
La profesión de práctico de puertos tiene sus peligros como podemos ver en la presente ocasión en que el buque portacontenedores Catalina del Mar, entra en la rada de SC de Tenerife y acuden un remolcador y la lancha del práctico a hacer el servicio. El mar parece tranquilo pero hay una fuerte mar de fondo que impide dejar al piloto en las primeras aproximaciones. Finalmente el piloto logra asir la escala por la que trepa mientras su lancha se aleja con rapidez para evitar golpearse con el casco cabeceante del buque. En otras ocasiones la maniobra es sencilla y exenta de riesgo, como en el caso del acceso del piloto al MSC Sinfonia.
Texto/Text copyrights: Antonio Sáez.
Imagens/Images copyrights; Antonio Sáez, Tenerife e Sergio Ferreira, Madeira.
domingo, 24 de agosto de 2008
O novo ferry Atlântida para os mares dos Açores.
Para a concretização plena da melhoria do serviço oferecido nos Açores ao nível de transporte marítimo de passageiros surge o novo navio Atlântida, da companhia Atlânticoline. Desenhado e construído de raíz para operar nos portos Açorianos, este novo navio pretende revolucionar os conceitos de conforto e adaptabilidade. Encontra-se de momento em construção, nos estaleiros navais de Viana do Castelo, o ferry Atlântida vai poder atingir uma velocidade de 19 nós, este novo navio irá ter uma capacidade de transporte de cerca de 700 passageiros e 150 viaturas. Contudo, a principal novidade a este nível passará pelo facto de, pela primeira vez, um navio de transporte de passageiros poder transportar veículos pesados, como camiões TIR e autocarros, havendo espaço neste novo navio para cerca de oito destas viaturas. A nível de porta de embarque, o Atlântida possui um design inovador que passou pela instalação de uma porta especialmente criada para operar nos portos dos Açores e que desce um ângulo de 45 graus. A flexibilidade dos geradores do novo navio permite-lhes, para além do gasóleo, poderem utilizar também gás. Com 27 camarotes, 10 deles suites, este navio promete ainda reinventar o termo conforto em alto mar permitindo a mais pessoas pernoitarem a bordo durante viagens nocturnas, algo que não acontece com os actuais navios. Para além disso, o novo navio da Atlanticoline irá estar equipado com um infantário e parque infantil para as crianças e uma sala de jogos, para os adultos, . A Atlânticoline vai possuir um navio próprio, dando a possibilidade de ter um navio disponível durante todo o ano acabando definitivamente com a sazonalidade a que esta empresa estava votada. Actualmente a AtlânticoLine, tem dois navios a operar nos mares dos Açores, o afretamento do navio de passageiros Ilha Azul com a Transmaçor para operar de 21 de Abril a Outubro deste ano e o fretamento do navio Express Santorini para operar na Região a partir do dia 16 de Junho até Outubro deste ano.
Imagens /Images ; AtlânticoLine, Estaleiros Viana do Castelo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)