quarta-feira, 25 de junho de 2008

Memórias do último grande transatlântico...da Linea "C"

O disco da orquestra do navio "Eugénio C", do maestro Aldo Corsi, que chegou a trabalhar no navio, nos anos 70 e 80 na companhia Costa Armatori SpA . Os grandes transatlânticos, tinham as suas grandes orquestras a bordo, até mesmo tocavam na saídas dos portos, pois hoje em dia perdeu-se um pouco desses grandes momentos que eram vividos a bordo. Hoje em dia existem algumas orquestras completas a bordo, mas só tocam nas grandes festas e espectáculos a bordo, mas nenhuma com a música dedicada ao próprio navio. Este disco pertence à coleção Sergio@Cruises, e numa das mudanças foi encontrado novamente...andava perdido no tempo, mas não na história marítima! Este disco antigo do navio "Eugénio C", tem 12 músicas Italianas, com a última em especial a música dedicada ao próprio navio "Eugénio C", que efectuou grandes viagem pelo Mundo. É o último grande transatlântico da companhia Costa Armatori SpA, sendo o último projecto de Nicolò Costanzi, que no desenho da quilha aplicou ideias elaboradas com inspiração nas ondas. Foi um navio inovador na época dos anos 60, sendo encomendado aos estaleiros Cantieri Riuniti Dell Adriatico em MONFALCONE, Itália e foi lançado à água em 21 de Novembro, de 1964 e entregue à "Linea C" a 22 de Agosto de 1966. A sua viagem inaugural foi uma viagem transatlântica de Génova, Itália para Buenos Aires na Argentina. Tinha uma notável velocidade de 27 nós, encurtando a travessia do Atlântico consideravelmente. Acomodava 178 passageiros em primeira classe, 356 em segunda classe e 1102 em classe turística. O navio "Eugénio Costa", foi vendido pela Costa Cruises aos estaleiros Bremen Vulkan, em troca para o navio Costa Victoria que se encontrava em construção. A empresa Britânica, Lowline Shipping adquiriu o navio em 1998. Posteriormente foi fretado para a Direct Cruises, do Reino Unido, com o nome de Edinburgh Castle e em 2000 foi fretado à Premier Cruises. O navio passou a chamar-se Big Red Boat II , não tendo uma longa vida de cruzeiros na Premier Cruises pois esta entrou em falência em Setembro de 2000. Em 2005 o navio foi vendido para sucata, em Alang, na India.
Texto e imagens /Text and images copyright Sérgio Ferreira.

Sem comentários: