domingo, 15 de setembro de 2024

F/B Macedon da companhia Goutos Lines

O ferry clássico F/B Macedon é um ferry da companhia Goutos Lines, com 52 anos de serviço, construído no Japão em 1972 no estaleiro NAIKAI SHIPBUILDING SETODA FACTORY na cidade de Onomichi, para a empresa japonesa Nankai Chuo Ferry.
 Em 2002,  foi comprado pela Goutos Lines, tem uma capacidade para 725 passageiros, 145 viaturas e atinge uma velocidade de 16, nós e foi colocado na linha Lavrion-Kea-Kythnos, onde permanece desde então.

Text and images copyright, Texto e imagen com ireitos reservados, Sergio Ferreira-Funchal

sábado, 14 de setembro de 2024

Procissão por mar em honra de Nossa Senhora da Piedade


 A procissão por mar em honra de Nossa Senhora da Piedade tem início esta tarde, no Caniçal, emprestando um colorido diferente, mas sobretudo muita fé, àquela vila piscatória.  Como manda a tradição, os peregrinos saem do porto do Caniçal rumo à capela, no cimo do Monte Gordo e esta pernoita na igreja matriz do Caniçal. 

Este ano saiu o sorteio  à embarcação São Irineu, para levar a imagem de NSP, com registo este ano ter 16 embarcações da frota atuneira a acompanhar. Alguns armadores não participaram na procissão e festividades, como podemos ver na imagem abaixo ficou 9 embarcações de pesca atuneira no porto do Caniçal.





A capela situada no topo do Monte Gordo nas Dunas da Piedade na freguesia do Caniçal é um dos palcos principais de uma das procissões mais particulares e repletas de tradição da ilha da Madeira pois, segundo a lenda, um grupo de pescadores, que sobreviveram a uma violenta tempestade no mar, prometeram construir uma capela em agradecimento à Nossa Senhora. 



A festa é organizada pela paróquia do Caniçal, armadores e pescadores, que disponibilizam as embarcações para participar na procissão. Esta festa religiosa tem como ponto alto a procissão de barcos, apinhados de perigrinos. Nesta viagem teve passagem por Machico, Ponta de S. Lourenço, Baía d´ Abra para banhos.




   Segundo reza a lenda, um grupo de pescadores em vias de naufragar prometeu, caso regressassem a terra sãos e salvos, organizar uma procissão em honra à Senhora da Piedade. Este evento é acompanhado pela Policia Maritima e uma embarcação do Sanas, que prestou apoio a uns perigrinos em alto mar.

Text and images copyrights; Texto e imagens com direito reservados, sergio Ferreira-Funchal


Navio cimenteiro Isla Dos no Caniçal


O navio cimenteiro Isla Dos está de regresso ao Porto do Caniçal, para mais uma desscarga de cimento para a empresa Cimentos Europa, situada na Zona Franca da Madeira. Chegou ontem ao Porto Caniçal, proveniente do Porto de Málaga em Espanha.Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira-Funchal.



sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Escala do navio Anthem of the Seas no Funchal

 
Escala de setembro do navio Anthem of the Seas da companhia Royal Caribbean Cruise Line,  chegou ao Porto do Funchal, pelas 7h30m, proveniente de Lisboa na sua viagem de 12 noites para o mercado britânico para as ilhas Atlânticas da Madeira e Canária. 
 O navio de passageiros Anthem of the Seas trouxe nesta escala de Setembro, 
4 430 passageiros a bordo, rumou pelas 17h45, com destino a Las Palmas na ilha de Gran Canária. Numa fase final de temporada de verão com as suas viagens na Europa, o navio Anthem of the Sea vai ir para estaleiro antes de rumar a Singapura para a sua temporada de Inverno 24/25 e Primavera de 2025.

Text and images copyrights, Texto e imagens com direiots reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Pourquoi Pas? e o seu equipamento a bordo

O navio oceanográfico Pourquoi Pas? realiza levantamentos hidrográficos e outras missões para varrer os oceanos e mapear o fundo do mar. Para isso usa equipamento sofisticado de implantar dois submersíveis pesados ​​simultaneamente e coletar amostras por perfuração ou dragagem.

Magnetômetros estão disponíveis Pourquoi Pas? ,  pode ser usado dependendo das necessidades das campanhas científicas.  O modelo do magnetômetro instalado nos navio é o seguinte Magnetômetro SeaSpy. O magnetômetro SeaSpy fornece uma medição da intensidade do campo magnético ambiental da Terra com uma precisão muito alta através de um sensor do tipo Overhauser
  Este tipo de magnetômetro fornece apenas uma medida da intensidade total do campo magnético, mas não de sua direção, ao contrário dos magnetômetros vetoriais.  O magnetômetro é rebocado atrás da embarcação a velocidades de 12 nós, a uma distância de aproximadamente 3 vezes o comprimento da embarcação para evitar perturbações do campo magnético relacionado à própria embarcação. Também pode ser rebocado na extremidade da flauta sísmica, 50m atrás da bóia de cauda, ​​quando são feitas aquisições sísmicas durante o cruzeiro.   

Construído em 2005 em Saint Nazaire, o navio Pourquoi Pas? de 107 metros de comprimento foi co-financiado pela Marinha Francesa, que o utiliza em média 130 dias por ano, principalmente em benefício do SHOM. Navio multidisciplinar, está equipado com sondas multifeixe de grandes profundidades. e numerosos equipamentos acústicos. É capaz de implementar dois sistemas subaquáticos ou equipamentos pesados ​​durante a mesma campanha.

O Nautile é um pequeno submersível tripulado, como podemos ver um pouco a popa a bordo, pertence ao Instituto Francês de Investigação para a Exploração do Mar profundo. Pode chegar a uma profundidade 6 000 metros. Desde o seu lançamento em 1984, já realizou cerca de 1 700 mergulhos. Reconhecimento de locais por meios acústicos, implantação de veículos rebocados (SAR), operados remotamente (Victor 6000) ou autônomos , posicionamento de equipamentos pesados ​​próximos ao fundo por cabo (Penfeld) coleta e análise de amostras de água, matéria viva, sedimentos e rochas .

  Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


 








quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Navio LE BELLE DE L´ADRIATIQUE


 O navio de passageiros La Belle de l'Adriatique, da companhia francesa CroisiMer- CroisiEurope, está nos seus cruzeiros pelas ilhas Gregas e Adriático. O navio oferece um ambiente aconchegante com um terraço ao ar livre e um pequeno lounge no convés superior.


Este belo navio  La Belle de l'Adriatique foi construído em 2007, no estaleiro Meuse & Sambre na cidade de Beez-Namur, na Bélgica, mede 110 metros de comprimento e 12,3 metros de largura.  O navio La Belle de l'Adriatique transporta 197 passageiros e 47 tripulantes.  
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal