Hoje pelas 7h30m, chegava ao largo da cidade do Funchal, o novo navio quebra-gelos britânico RRS Sir David Attenborough da British Antarctic Survey (BAS), para carregar material vindo do Reino Unido e também aproveitou a falta de vento a sul da ilha da Madeira, para um exercício de emergência para uso dos seus botes salva-vidas.
O RRS Sir David Attenborough partiu da Estação de Pesquisa britânica Rothera pela última vez no início de maio e agora está voltando para o Reino Unido, marcando o fim da temporada de campo de verão da BAS na Antártida. O navio completou sua viagem inaugural com sucesso e retorna ao Reino Unido após uma missão de sete meses para entregar pessoal científico e operacional à Antártida e reabastecer as cinco estações de pesquisa da BAS por mais um ano. O navio RRS Sir David Attenborough foi entregue em 2020, foi construído nos estaleiros Cammell Laird em Birkenhead tendo como madrinha Catherine, Duquesa de Cambridge, tem cerca de 125 metros de comprimento, com uma boca de cerca de 24 metros e calado é de cerca de 7 metros. Em fevereiro de 2022, o RRS Sir David Attenborough encontrou gelo do segundo ano com uma espessa, que não conseguiu superar sozinho os pontos de abastecimento, enquanto a embarcação tentava alcançar Stange Sound na costa inglesa na Antártida. O navio RRS Sir David Attenborough teve apoio do novo navio de cruzeiro francês quebra-gelo operado pela Compagnie du Ponant , Le Commandant Charcot , que abriu um canal para ajudar o navio de pesquisa. No entanto, como as condições do gelo se tornaram ainda mais desfavoráveis, o RRS Sir David Attenborough teve que desistir do plano original.
O RRS Sir David Attenborough recebeu a visita do navio de apoio da Apram, Ilhéu de Cima para carregar mercadorias, vindas do Reino Unido, aproveitou as magníficas condições marítimas, para efectuar até ao meio dia um exercício de lançamento de dois botes salva -vidas e depois rumou pela zona oeste da ilha da Madeira com destino a Harwich no Reino Unido.
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