sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Mega iate real norueguês K/S Norge

O iate real K/S Norge, em Olso na Noruega é o Royal Yacht do rei da Noruega,  foi o presente do povo norueguês ao rei Haakon VII em 1947. O iate é de propriedade do rei, mas mantido pela Royal Norwegian Navy .
O navio K/S Norge foi construído em 1937 pelos estaleiros Camper e Nicholsons em Gosport , Hampshire , como um iate de luxo para Thomas Sopwith , engenheiro e industrial de aviação britânico rico, que era então o presidente da Hawker Siddeley Aircraft Company . Um dos maiores iates de motor de propriedade privada do mundo no seu tempo.
Em julho de 1947, o navio foi comprado pela Noruega por 1.500.000 coroas norueguesas ,  apresentado ao Rei aos 75 anos, foi devolvida aos construtores originais, Camper e Nicholsons, para uma remodelação. O Rei Haakon usou K/S Norge extensivamente para viagens na Noruega e no exterior, na última viagem foi a Molde, no oeste da Noruega, em junho de 1955. O rei Olav assumiu o iate K/S Norge, após a morte de seu pai em 1957, quando o rei Olav morreu em 1991, o K/S Norge foi assumido pelo rei Harald .
Text and images copyrights; Texto e Imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Sem comentários: