sábado, 6 de maio de 2017

Tall Ship "Amerigo Vespucci" no Funchal

Hoje chegou à cidade do Funchal o veleiro "Tall Ship Amerigo Vespucci", o navio bandeira da Marina Militare Italiana, numa escala até dia 10 de Maio. Proveniente de Sines em Portugal, esteve presente junto da regata da 2017 Tall Ships, presente naquele porto, informa-se que vai estar aberto a visitas no molhe da pontinha, a partir de hoje até dia 9 de Maio, com os horários das 15h-18h30m e na segunda e terça com hário da manhã horário pela manhã das 10h30m-12h30m.
Em 1925, a Regia Marina encomendou dois navios-escola a um projeto do General Tenente Francesco Rotundi do Corpo de Engenharia da Marinha italiana, inspirado no estilo de grandes navios de 74 canhões do final do século XVIII. O primeiro, o Cristoforo Colombo, entrou em serviço em 1928 e foi utilizado pela Marinha italiana até 1943.
Após a Segunda Guerra Mundial, este navio foi entregue à URSS como parte das reparações de guerra e foi desmantelado pouco depois.
 O segundo navio era o Amerigo Vespucci. Foi construído em 1930 no Regio Cantiere Navale de Castellammare di Stabia, perto de Nápoles, onde foi lançado o 22 de fevereiro de 1931, no 50th aniversário da fundação da academia naval.
O veleiro Americo Vespucci, é um navio escola, também desempenha o papel de embaixador da cultura e da tradição naval italiana, já que participa de várias atividades e eventos importantes em todo o mundo.   O veleiro de casco de aço de 101m longos com motor e três mastros de aço verticais. O casco é pintado de preto com duas listras brancas em referência aos dois pavimentos de armas dos navios originais. Todas as velas são velas tradicionais da lona, ​​e todas as cordas do equipamento são cordas tradicionais.


 Apenas as linhas de amarração são sintéticas, para cumprir os regulamentos portuários. Originalmente tinha dois tempos 6 cilindros FIAT Q 426 motores, mas em 1964 estes foram substituídos por dois 4 tempos, 8 cilindros FIAT B 308 ESS motores diesel. Os motores mais recentes geram energia elétrica para um motor de propulsão elétrico.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: