sábado, 4 de julho de 2015

Ferry Atlântida na doca seca em Viana do Castelo

O navio Atlântida esteve presentemente nos estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo na empresa subconcessionária dos ENVC, onde o navio foi construído, a ser submetido a pequenas intervenções e posteriores provas de mar.
A sua partida com destino à Noruega, aconteceu esta semana para a nova companhia norueguesa Hurtigruten.Este investimento assume este navio na frota Hurtigruten, até um total de 13 navios. Foi construído por Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), Portugal, em 2009.. Irá substituir MS Midnatsol ao longo da costa norueguesa, quando este navegar para se juntar MS Fram na Antártida para o Inverno de 2016/2017.  
O CEO Hurtigruten Daniel Skjeldam disse que "a capacidade de manobra do novo navio e tamanho ideal trará novos convidados da Hurtigruten ainda mais perto de experiências na natureza. Nós investimos em nossa frota para garantir que Hurtigruten continua a ser um líder mundial em explorador sustentável viaja ao longo da costa norueguesa e em águas polares. "  
Com os seus  7.025 ton bruta o navio será remomeado MS Norway Explorer, tem 180 camarotes e  uma capacidade para 320 convidados, tem  97,53 metros de comprimentoe  18 metros de largura. O navio tem o sistema de propulsão moderno, diesel-elétrico  e eficiente em termos de combustível com dois propulsores Azimut 360, o que torna muito manobrável. Isso abre oportunidades para Hurtigruten para expandir seu serviço e oferecer a destinos como a Gronelândia, Svalbard e Antarctica.  
Esta semana, o navio vai navegou a partir de Portugal às águas escandinavas, onde ela vai sofrer uma reconstrução total e será especialmente adaptado para navegar em águas polares.
 Voltamos a lembrar  ferry Atlântida, avaliado em 50 milhões de euros, foi encomendado pelo Governo dos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que o rejeitou posteriormente, devido a um nó de diferença na velocidade máxima contratada.
A Mystic Cruises, do grupo Douro Azul, comprou-o em setembro de 2014, por 8,75 milhões de euros e fala-se que foi vendido por 18 milhões. Recorde-se que o empresário Mário Ferreira, dono do Grupo Douro Azul, quando o adquiriu, anunciou que ia investir seis milhões de euros para transformar o Atlântida, afim de funcionar como cruzeiro de luxo na Amazónia, no Brasil, a partir de 2016, com 76 quartos duplos, capacidade para 156 passageiros e 100 tripulantes.
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