segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Estreia do paquete Funchal nos Açores pela Portuscale

Ao fim de 31 anos eis que o ilustre e saudoso navio de cruzeiros Funchal regressa à também ilustre cidade de Ponta Delgada, a primeira escala (de muitas, esperamos) no Terminal de Cruzeiros Portas do Mar, pela mão da Portuscale Cruises.


 Num âmbito de um itinerário dedicado aos Açores, o cruzeiro teve início a 20 de setembro, em Lisboa, e inclui também visitas às ilhas do Faial e Terceira, respetivamente nos dias 25 e 26 do corrente mês. O navio esteve esta manhã ao largo da ilha de Santa Maria (rever aqui). Depois deste périplo açoriano, o Funchal regressa à capital portuguesa, onde tem previsto concluir a viagem no dia 29.

Com 110 passageiros (Portugueses, Britânicos e Suecos) e 186 tripulantes (informação do agente Bensaúde Shipping), o navio chegou a Ponta Delgada com muito sol e apitos seus e dos rebocadores Pêro de Teive e São Miguel, que apoiaram a manobra de entrada e atracação. 
Na marginal da cidade Micaelense, bem como nas Portas do Mar, foram muitos os olhares atentos e nostálgicos. A manobra finalizou-se no Terminal de Cruzeiros Portas do Mar pelas 17h50. O navio partirá terça-feira pelas 19h00 rumo ao porto da Horta (ilha do Faial).
 
Inaugurado em 1961, este histórico navio já foi alvo de profundas remodelações, a última das quais neste ano, nos estaleiros Naval Rocha. Não obstante, mantém os 154,6 metros de comprimento, 19 metros de boca e 6,5 metros de calado, com 9,563 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 610 passageiros com 225 tripulantes. Disponibiliza 6 decks públicos e um total de 244 cabines.
 © Text Copyrights; Texto com direitos reservados : Bruno Rodrigues, Azores Ships Club.
© Images Copyrights; Imagens com direitos reservados : António Simas e António Silva -Açores.
 

Sem comentários: