Encontra-se em Lisboa atracado no cais de Santa Apolónia uma nova construção. Trata-se do YN9411, um navio de carga geral imaginem só, do ano 2010! Ao que tudo aponta este navio irá chamar-se Damen Bergum 9411 e embora neste momento ostente bandeira Alemã, passará a ostentar bandeira Russa. Tratando-se de um navio de carga o mais provável é que seja umaconstrução destinada ao mercado de fretamentos, foi este o que pensamos ao vê-lo o que veio a confirmar-se, pois o navio é propriedade da Interorient, uma empresa com sede no Chipre que se dedica ao fornecimento de navios para o mercado de fretamentos. O navio encontra-se numa fase muito avançada de construção. É uma verdadeira curiosidade ver este navio ainda a cheirar a novo e com os equipamentos de navegação, salvamento e aprestamentos finais ainda todos por instalar. Na presente viagem tem como destino o porto Holandês de Helingen, onde muito provavelmente irá terminar a sua construção no estaleiro desta localidade Holandesa. Tem precedência de Kerch, uma localidade na Ucrânia, muito além do estreito de Istambul, além do mar Negro mais precisamente no estreito entre o mar Negro e o mar de Azov, onde foi construído no estaleiro Zaliv. Este navio segundo aquilo que conseguimos apurar tem de dimensões principais 117,5m por 15,8m de boca e 6,54m de calado. Como data de construção ostenta a data de 2 de Fevereiro do corrente ano, provavelmente trata-se da data em que foi lançado à água. Possui o IMO 9526071 e ostenta 5160 toneladas. Está completamente vazio na presente viagem e com a linha de água muito acima do normal, sendo possível observarmos todo o seu bolbo a flutuar. Trata-se da primeira construção de uma série de 5 navios irmãos, com a mesma tonelagem e que irão chamar-se Damen Bergen, seguidos do número de construção, a serão entregues até final de 2011. Nesta viagem desloca-se a reboque do Serval (ex-Sun London), pequeno rebocador de 1977. Registamos ambos atracados em Santa Apolónia esta tarde. Ambos entraram no porto no dia 18, pelas 13 horas e deverão sair nos próximos dias.
Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário