Costa Serena ou Costa Azzurra?. A partir do próximo mês, será o novo P & O Azura o que levasse esse nome, mas não acho que luza a intensidade do azul dos "led" de nosso particular "Azzurra". O navio procede de Barcelona no seu cruzeiro de 11 dias, que repetirá só mais uma vez antes do fim da atual campanha (dia 11 Abril), alternando então cruzeiros desde Savona e Barcelona ao Mediterrâneo ocidental. O vemos chegar desde a Arrecife antes do amanhecer e marchou às 1700h para Madeira.
¿Costa Serena o Costa Azzurra?. A partir del próxino mes, será el nuevo P & O Azura el que llevara ese nombre, pero no creo que luzca la intensidad del azul de los led de nuestro particular "Azurra". El buque procede de Barcelona en su crucero de 11 días, que repetirá solo una vez más antes del fin de la actual campaña (día 11 Abril), alternando cruceros desde Savona y Barcelona al Mediterráneo occidental. Lo vemos llegar desde a Arrecife antes del amanecer y marchó a las 1700h hacia Madeira.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
quarta-feira, 31 de março de 2010
2 navios em Ilha Grande, Brazil.
No dia 30 de Março Ilha Grande recebeu 2 navios de grande porte: o Vision os the Seas e o MSC Orchestra. O primeiro, em viagem de páscoa, seguiu para Salvador pouco depois das 16 horas e 30. Abordo estavam 2.200 passageiros que haviam embarcando um dia antes em Santos para um cruzeiro de páscoa de 7 noites com destino a Salvador, Ilha Bela, Búzios e é claro, Ilha Grande. Já o Orchestra seguia em um cruzeiro de 4 noites pelo litoral sudeste, a viagem com escala no Rio de Janeiro, Búzios e Ilha Grande começou no último dia 27 e terminou hoje em Santos. A bordo estavam 3.013 passageiros que aproveitaram uma escala de 12 horas.
Ilha Grande é uma Ilha no litoral sul do Rio de Janeiro. A cidade na verdade é um distrito de Angra dos Reis que conta com em média 5.000 habitantes. Sua principal localidade é a Ilha do Abraão, com 3.000 habitantes. Não é possível chegar à Ilha de carro, já que esta não é ligada por uma ponte nem por balsas ao continente, a única forma de se chegar em Ilha Grande é pelo mar. É raro ver um carro nas ruas do distrito. A vegetação é exuberante, e é protegida por 2 Parques Estaduais e uma Reserva Biológica. Também possui muitas praias, só as principais são 16. Recentemente o distrito tem recebido navios que ancoram próximos ao seu litoral. Imagens e Texto: (©) Copyrights Daniel Capella, Santos.
Thomson Cruises temporada 2010/2011
A operadora inglesa Thomson Cruises anunciou a sua temporada de Inverno 2010/2011, para as ilhas Atlânticas. Nesta longa temporada com os cruzeiros "Colourful Coasts", nas Canárias, Madeira e Marrocos a companhia coloca dois navios de cruzeiros já conhecidos de outra e actual temporada com a mesma rota, o Thomson Destiny e o Island Escape. A temporada vai ter início a 5 de Novembro de 2010 e com o final a 18 de Abril. Os navios da Thomson Cruises, vão ter saídas de Tenerife e também posssivel embarque/desembarque no Funchal e Gran Canária. O novo navio da frota o Thomson Dream, vai operar na temporada de Inverno nas Caraíbas com saídas de Barbados, Jamaica e Cuba com o final de temporada a 24 de Março de 2011, mas os seus cruzeiros de posicioamento para as Caraíbas em dezembro de 2010 e regresso à Europa em Março terá passagem pela ilha da Madeira. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal
Estreia do Seven Seas Mariner
A estreia do Seven Seas Mariner, da companhia Regent Seven Seas Cruises, vai aconteceu pelas 12h, com procedência de Hamilton e atracou no cais norte do porto do Funchal. O navio de cruzeiros Seven Seas Mariner está registado no porto das Bahamas, Nassau. Foi construído nos estaleiros Chantiers de l'Atlantique, Saint-Nazaire, France (actual STX France), em 2001, tem 50,000 toneladas, com um comprimento de 216.1 m e 28 de largura. Tem uma capcidade para 700 passageiros, foi o primeiro navio "all-suite", primeiro navio só com varandas de todo o mundo, e foi concedido "Ship of the Year", em 2002, pela Ocean e News Cruise, no qual garante um serviço de alta qualidade para todos os passageiros e atinge uma velocidade máxima de 20 nós.Nesta estreia o Seven Seas Mariner vai pernoitar no Funchal, tendo marcada a sua saída para amanhã pelas 18h rumo ao porto espanhol de Cadiz. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal
Baía do Funchal completa de cruzeiros
Mais uma vez o porto do Funchal volta a registar um dia de grande movimento de cruzeiros, com as escalas de 4 paquetes; o Splendour of the Seas, o Black Watch, o Costa Mágica e a estreia do Seven Seas Mariner.
Com procedência do porto de Tenerife o Splendour of The Seas e o Costa Mágica estão a efectuar cruzeiros transatlânticos de posicionamento da temporada de Inverno no Brasil para a Europa. O navio da RCCL foi o primeiro a atracar pelas 6h30, com 1544 passageiros a bordo e vai rumar pelas 17h ao porto de Barcelona. Já o navio da Costa Cruises atracou na pontinha pelas 7h50, com 2700 passageiros em trânsito e vai rumar pelas 19h ao porto de Casablanca. Pelas 8h vai entrar na baía do Funchal o Black Watch da Fred. Olsen Cruise Line, procedente do porto de Southampton no Reino Unido com 768 passageiros a bordo.
Tem agendado a sua saída pelas 17h30 rumo ao porto de La Palma. A estreia do Seven Seas Mariner, da companhia Regent Seven Seas Cruises, vai acontecer pelas 12h, com procedência de Hamilton e atracou no cais norte do porto do Funchal. Nesta estreia o Seven Seas Mariner vai pernoitar no Funchal, tendo marcada a sua saída para amanhã pelas 18h rumo ao porto espanhol de Cadiz. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal
Clipper Adventurer nos Açores
Chegou esta segunda-feira às Portas do Mar um pequeno navio que fará dois cruzeiros pelas várias ilhas do nosso arquipélago. De facto, o Clipper Adventurer estará entre nós no período compreendido entre 5 a 20 deste mês, altura em que será possível, na maior parte das nossas ilhas, ter a oportunidade de apreciar mais um navio que foi construído para a ex União Soviética.
Foto: André Moura - 2010/03/29
Foi na ex Jugoslávia, nos estaleiros Brodogradiliste Titovo, localizados na actual Croácia, que foram encomendados 8 navios com características muito específicas, entre eles o então Alla Tarasova, para uma das companhias estatais soviéticas, no caso a Murmansk Shipping, que se dedicava ao serviço costeiro de passageiros. Todos estes 8 navios foram baptizados com nomes de cantoras de ópera ou actrizes soviéticas famosas e destinavam-se a operarem em condições muito adversas, principalmente tendo por base a diversidade das rotas a que se destinavam como o Árctico, a Sibéria ou o Sul do Chile.
Em todos os barcos da série Mariya Yermolova, foi construída uma proa reforçada, própria para quebra-gelos, daí ter lhe sido atribuída a classe A-1 para mares gelados, o que não invalidou que o nosso próximo visitante ficasse encalhado no gelo no ano 2000, no mar Bellingshausen, na península oeste da Antárctida.
O então Alla Tarasova e agora Clipper Adventurer sofreu uma profunda remodelação em 1997-98, onde foram gastos cerca 11 milhões de euros com o objectivo de o adaptar a novas realidades inerentes à tipologia de cruzeiros de aventura. É precisamente nesta área que o Clipper Adventurer tem sido utilizado, ou seja em viagens muito específicas, diferentes das rotas tradicionais, onde acima de tudo se procura expedições a locais inóspitos, aventura, contacto directo com a natureza e vida selvagem.
O serviço a bordo é bom mas não existe aquele tipo de animação habitual nos cruzeiros comuns. Segundo a crítica avalizada, a animação que existe a bordo é o são convívio entre os entusiastas que se efectua no bar e salão.Embora pequeno e com poucos passageiros, é uma escala importante, uma vez que promove todo o arquipélago e significa várias visitas a diversas ilhas na região. Neste sentido, devem as iniciativas destes operadores ser encarados de uma forma muito positiva e inclusive apoiadas com o intuito de cada vez mais promover o destino Açores.
Texto e Fotos de André Moura - 2010/03/29
Charles de Gaulle (R 91) no Tejo
Chegou ontem ao estuário do Tejo o porta-aviões Charles de Gaulle (R 91), da marinha de guerra francesa acompanhado com duas fragatas francesas Forbin e a Cassard. A estadia vai durar até ao dia 3 de Abril, no qual o porta-aviões vai ficar fundeado na zona de São José de Ribamar e as fragatas em Alcântara. O Charles de Gaulle (R 91) é um porta-aviões movido a energia nuclear actualmente em serviço na Marinha francesa. É a primeira embarcação de superfície de produção francesa de propulsão nuclear e já dispõe de uma variedade de sistemas modernos de alta tecnologia na variante naval.
Ms"Fram" na capital
Chegou a Lisboa ontem o pequeno navio de cruzeiros Fram, da companhia norueguesa Hurtigruten. É o mais recente navio da companhia, o ms Fram foi construído em 2007, tem capacidade para 400 passageiros, foi concebido com o casco reforçado para cruzar as águas árticas. O ms Fram atracou em Lisboa pelas 12h, no Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos, procedente de Las Palmas, Gran Canária num cruzeiro de posicionamento da Antarctica para o Ártico e está a ser operado pela ASA Hurtigruten Group e está registrada na Noruega. Durante os meses de verão, o navio continuará a operar em torno da Gronelândia e do Árctico. No inverno, cruza as águas da Antártica e Argentina. Vai rumar no dia 1 de Abril pelas 22h ao porto de Leixões. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.
terça-feira, 30 de março de 2010
Cruzeiros transatlânticos no Funchal
O porto do Funchal recebeu hoje a escala de três navios de cruzeiros em viagem transatlântica das Caraíbas para a Europa. O Seabourn Spirit, o Artemis e o Regatta estão em viagem de posicionanto para a Europa, depois de ter terminado a sua temporada alta de cruzeiros nas caraíbas. O Regatta da companhia Oceania Cruises, foi o primeiro a entrar no porto do Funchal, atracando pelas 7h, com 650 passageiros a bordo. Com procedência do porto de Miami e vai ser o último navio a zarpar do Funchal, pelas 23h rumo ao porto marroquino de Casablanca. O segundo navio transatlântico a entrar na baía do Funchal, foi o pequeno e luxuoso navio Seabourn Spirit da companhia Yachts of Seabourn Cruises, que atracou pelas 7h30 procedente de Ft. Lauderdale, na Florida com 200 passageiros e vai rumar pelas 16h30 à capital portugueasa, Lisboa. De regresso à Europa está o veterano navio de cruzeiros Artemis, da companhia P&O Cruises, que atracou pela 8h na pontinha, com 1200 passageiros procedente de Antigua, nas Caraíbas e vai rumar ao fim da tarde pelas 18h ao seu porto de Southampton, Reino Unido.(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.
Despedida do Aegean Heaven.
O Aegean Heaven, finalizou contrato com Acciona na linha rápida de carga Barcelona - Canárias - Agadir, ao ser substituído esta semana pelo novo JM Entrecanales recém saído dos estaleiros Navantia (informaremos proximamente sobre este navio). Portanto sua viagem de volta foi o último serviço que este original ro-ro emprestou a Acciona - Trasmediterránea. Saiu de Tenerife a terça-feira passada (o vemos ao amanhecer do 23, dia de sua partida), chegando em Barcelona o dia 26 (via Agadir, Marrocos), e continuando a Marselha em escala técnica, antes de dirigir-se ao Pireo, Grécia sede de sua companhia proprietária.
El Aegean Heaven, finalizó contrato con Acciona en la línea rápida de carga Barcelona - Canarias - Agadir, al ser sustituido esta semana por el nuevo JM Entrecanales recién salido de los astilleros Navantia (informaremos próximamente sobre este buque). Por tanto su viaje de regreso fué el último servicio que este original ro-ro prestó a Acciona - Trasmediterránea. Salió de Tenerife el pasado martes (lo vemos al amanecer del 23, día de su partida), llegando a Barcelona el día 26 (vía Agadir, Marruecos), y continuando a Marsella en escala técnica antes de dirigirse al Pireo, Grecia sede de su compañía propietaria.
(©) Copyrights, texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
El Aegean Heaven, finalizó contrato con Acciona en la línea rápida de carga Barcelona - Canarias - Agadir, al ser sustituido esta semana por el nuevo JM Entrecanales recién salido de los astilleros Navantia (informaremos próximamente sobre este buque). Por tanto su viaje de regreso fué el último servicio que este original ro-ro prestó a Acciona - Trasmediterránea. Salió de Tenerife el pasado martes (lo vemos al amanecer del 23, día de su partida), llegando a Barcelona el día 26 (vía Agadir, Marruecos), y continuando a Marsella en escala técnica antes de dirigirse al Pireo, Grecia sede de su compañía propietaria.
(©) Copyrights, texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Cruzeiros enchem Porto do Funchal
O porto do Funchal volta a registar movimentos de navios de cruzeiros, com as escalas do Oceana da P&O Cruises, o Island Escape da Island Cruises, o AidaLuna da AidaCruises e o Deutshland da Peter Deilmann.
O Oceana encontra-se em posicional das Caraíbas para a Europa, atracou na pontinha pelas 8h com procedência duma viagem transatlântica de St. John's na ilha de Antigua e rumou pelas 17h30 ao porto de Southampton no Reino Unido. O primeiro a entrar no porto pelas 07h, foi o Deutschland vindo de Arrecife, Lanzarote e rumou pelas 19h à capital portuguesa Lisboa. Pelas 7h30 foi a vez do Island Escape no seu habitual cruzeiro de Inverno para desembarque e embarque de 200 passageiros e vai rumas pelas 23h ao porto marroquino de Agadir. O AidaLuna tinha pernoitado no cais norte do porto do Funchal para rumar pelas 17h ao porto de La Palma.(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.
Wind Spirit no estaleiro da Lisnave
O navio de cruzeiros Wind Spirit, da companhia Windstar Cruises está em doca seca no estaleiro da Lisnave, em Setúbal, onde irá ficar durante o próximo mês para manutenção do navio. O Wind Spirit, deverá agora iniciar o seu próximo cruzeiro em Lisboa, no dia 24 de Abril, pelo que estima-se que o mesmo deverá sair do estaleiro da Lisnave em Setúbal no próximo dia 23 de Abril. O cruzeiro tem destino a Barcelona, visto que o navio depois vai efectuar cruzeiros no Mediterrâneo. Também nos mesmos estaleiros está outros navios como podemos verificar o petroleiro Maerk Cassandra.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)