quarta-feira, 8 de junho de 2016

Movimento de navios na ilha da Madeira

 Com a sua chegada à cidade do Funchal este mês, o NRP Auriga a lancha hidrográfica está a efectuar levantamentos hidrográficos, das alterações das cartas hidrográficas das alterações das costas das ilhas da Madeira e Porto Santo.
   A NRP Auriga foi construída no Arsenal do Alfeite e lançada à água em 1987.  Pertence à classe de navios "Andrómeda", este tipo de navios foram concebidos para actividades hidrográficas e oceanográficas, em estuários e zonas costeiras, cuja versatilidade permite a sua utilização em diversos áreas e a montagem de equipamentos, permitindo a sua disponibilização a outros organismos com interesses no domínio das ciências do mar.
 O habitual ferry Lobo Marinho da companhia Porto Santo Line, na sua saída do Funchal pelas 8h, rumo à ilha dourada do Porto Santo.
 No estaleiro naval do Caniçal, em trabalhos de manutenção está a embarcação "Douro Goleta", depois duma escala do na ilha do Porto Santo no dia 16 Maio, será a próxima embarcação Turística a operar na costa sul da ilha da Madeira.
Esta embarcação  " Douro Goleta" operava com cruzeiros no rio Douro, pela empresa Porto Well Come desde 2004,  percorria a costa de Gaia e Porto até ao porto de Leixões, para além do trajeto entre a ponte Luís I e a Reserva Natural Local do Estuário do rio Douro. A antiga "Douro Goleta" tem 25 metros de comprimento, capacidade máxima até 76 passageiros, duas salas e serviço de bar. 
 Na zona do Lugar de Baixo, na Ponta de Sol está a  draga "Porto Novo" na extracção de areia, junto da marina do Lugar de Baixo.
 Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal

Sem comentários: