domingo, 19 de junho de 2016

A corveta General Pereira D' Eça chegou Porto Santo para recife artificial

A corveta General Pereira D'Eça chegou hoje ao fim do dia à ilha do Porto Santo,  em reboque pelo rebocador "Montenovo", da empresa Renonave. Vindo de Lisboa numa viagem a uma velocidade media de 8 nós. A General Pereira D'Eça será afundada nos mares da ilha dourada para tornar-se num recife artificial, a exemplo do que se fez com o cargueiro "Madeirense" que virou atracção turística com enorme sucesso,  tornar num recife artificial.
Na segunda-feira, dia 20, começam os trabalhos de preparação para o afundamento da corveta, um processo que ainda demorará 15 dias a ser finalizado, para deixar o navio dentro da área protegida do Ilhéu do Farol, na zona delimitada pelo porto de abrigo.
O Porto Santo já tem uma embarcação que serve de recife e de local de mergulho – ‘Madeirense' -, que está a 35 metros de profundidade, mas a corveta irá ficar menos profunda, permitindo diferentes níveis de exigência para os praticantes do mergulho.
 No afundamento o sistema que irá ser usado "baseia-se em explosivos de corte, que não têm ondas de impacto", que serão colocados abaixo do nível de água, originando as aberturas necessárias para o "navio cair direito no fundo".  Programado está mais um afundamento, também de uma outra corveta (Afonso Cerqueira) que, de acordo com o responsável, "está em fase de desarmamento para abate", o que não deve acontecer antes de 2017.  Este processo foi iniciado em maio de 2014, pelo anterior responsável pela pasta do Ambiente na região e custou 345 mil euros.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Élvio Leão, Porto Santo.

Sem comentários: