sexta-feira, 24 de junho de 2016

Encontro de NRP Sagres e US CGC Eagle no Funchal



O navio escola   NRP Sagres da marinha Portuguesa,  fez uma arriba à cidade do Funchal, a caminho do Brasil, para os jogos Olímpicos, por três motivos que não estava agendada, pois estava a rumar ao porto da Praia em Cabo Verde e deu-se na baía do Funchal o encontro de dois veleiros da mesma classe o veleiro português  NRP Sagres e o americano US CGC Eagle.
Um dos motivos é que a bordo leva a bandeira Portuguesa, que o madeirense João Rodrigues irá levar como porta-estandarte nos Jogos Olímpicos do Rio deste verão.
Embora esteja a passar devagar ao largo da cidade do Funchal, a verdade é que  o velejador olímpico madeirense de windsurf  João Rodrigues, foi saudar pessoalmente  a NRP Sagres, ao largo na sua prancha de windsurf, como podemos ver nestas imagens,  bem que esta passagem foi assinalada e ficou o registo.  
Houve também desembarque de tripulação da marinha Portuguesa, para uma lancha, também aproveitou para ter o encontro com a sua "irmã" americana, a "Barque Eagle", que está em porto para um encontro "histórico" de "tall ships" na cidade do Funchal. 
 O navio NRP Sagres também é de três mastros foi lançado sob o nome Albert Leo Schlageter em 30 de Outubro 1937, nos estaleiros Blohm & Voss , em Hamburgo para a marinha da Alemanha . O navio foi nomeado após Albert Leo Schlageter, depois da II Guerra Mundial, quando a guerra terminou e, finalmente, confiscado pelo Estados Unidos .
Em 1948, os EUA venderam a ela para Brasil por um preço simbólico,  navegou como navio-escola para a Marinha do Brasil sob o nome de Guanabara. Em 1961, através da mediação perseverante do embaixador Teotónio Pereira , que também era um homem do mar, amado barcos a vela e tinha sido um organizador dos primeiros Corrida dos navios altos , a Marinha Português comprou para substituir os Sagres navio escola anterior (que foi transferida para Hamburgo , onde ela é um navio museu sob seu nome original Rickmer Rickmers ). A Marinha Português renomeado seu Sagres (o terceiro navio do mesmo nome).
 O USCGC EAGLE, anteriormente o veleiro Horst Wessel,  é um veleiro 295 pés (90 m), com os seus três mastros, usado actualmente para treinos para futuros cadetes e oficiais da Guarda Costeira dos Estados Unidos .   Construído no mesmo estaleiro que o veleiro Sagres, como o alemão navio de treino de vela Horst Wessel, em 1936, serviu para treinar marinheiros alemães em técnicas de vela até desmantelada no início da II Guerra Mundial .  No final da guerra, o veleiro Horst Wessel, ficou para a marinha dos  EUA como navio "confiscado" de guerra .
O design da classe " Gorch Fock"da marinha alemã,  provou altamente bem sucedido, numa série de cinco navios construídos pelos estaleiros Blohm & Voss , actualmente dos quatro originais veleiros "irmãos" , a única Mircea da marinha Romena, é uma réplica exata do veleiro alemão Gorch Fock.  a Eagle (ex.Horst Wessel) e Sagres (ex.Albert Leo Schlageter), são 7 metros (23 pés) maiores, e todos os três têm motores auxiliares ligeiramente mais potentes. Houve só uma que não está no activo o veleiro Horst Wessel, danificado em um ataque a bomba em 1945, e, em vez de ser vendido para o Brasil como tinha sido considerado, acabou sendo preenchido com granadas de gás e afundado no Skagerrak , em 1947.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: