segunda-feira, 21 de maio de 2012

Asuka II faz escala fora de época em Santos, no Brasil.

O navio japonês Asuka II, da armadora também nipônica Asuka Cruises deixou o porto de Santos na tarde do último Sábado, após passar uma noite na cidade, atracado no Armazém 25, em frente ao Concais. Sua chegada, aconteceu na manhã da sexta-feira (clique aqui para ver matéria do dia), durante um cruzeiro de volta ao mundo, iniciado em Yokohama, no Japão. Este porto, aliás, é também seu porto de registro, ou seja, além de operar para uma armadora japonesa, o Asuka II também ostenta o pavilhão desse país.
Construído em 1990, o Asuka II navegou na maior parte de sua existência para a companhia parente da Asuka Cruises, a Crystal Cruises. Somente em 2005 ele foi transferido para a atual companhia, que opera cruzeiros voltados ao mercado japonês, com todos os seus serviços adaptados a esse público, e com o japonês sendo a principal língua a bordo.
Por conta de seu passado como Crystal Harmony, o Asuka II é um dos navios mais luxuosos do mundo, ocupando hoje o 15° lugar na lista dos mais luxuosos do Guia Berlitz, referência na avaliação de navios de cruzeiro. Os passageiros que vieram a Santos nessa viagem - um cruzeiro de volta ao mundo, de mais de 100 noites - portanto, são de alta classe, e com grande poder aquisitivo. O que representa uma interessante oportunidade para o comércio das cidades em que o navio escala.
O Asuka II não tem previsão de volta a Santos, mas o Crystal Serenity, do mesmo grupo da Asuka Cruises, e com projeto bem parecido com o do navio japonês, fará sua estréia na próxima temporada. Porém, navios de cruzeiro só voltaram em Santos no próximo mês de Novembro, quando começa a temporada 2012/2013. Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Santos.

Sem comentários: