quinta-feira, 3 de maio de 2012

Atlantic Star ainda em Marseille, França


O paquete Atlantic Star da companhia Pullmantur Cruises, está atualmente imobilizado no porto de Marselha na França, ainda num futuro incerto. O blog Sergio@Cruises teve a oportunidade de visitar no grande porto de Marselha em França no fim do mês de Abril.

O Atlantic Star foi construído em 1984 pelos estaleiros Chantiers de Nord et de la Mediterranee de La Seyne-sur Mer em França para a Sitmar Cruises.  Em consonância com o resto da frota Sitmar ela foi originalmente chamado Fairsky e foi registrado em Libéria .  Em setembro de 1988, quando Sitmar foi comprada pela P & O Cruises,  renomeado para  Sky Princess subsidiária da P & O Princess Cruises e da re-registrado em Londres, Inglaterra .

 Em outubro de 2000  foi transferido para a  P & O Cruises Austrália sob o nome de Pacific Sky .
 Em maio de 2006, a transferência da Austrália  da P & O Cruises para a  Pullmantur Cruises em Espanha e renomeado Sky Wonder. Atualmente está registrado em Malta  e exibe Valletta como seu porto de origem.  Em março de 2009, após cruzeiros em espanha o  Sky Wonder é colocado em Piraeus imobilizado. Em abril de 2009 o Sky Wonder foi renomeado Atlantic Star e rumou para o mercado Português, para cruzeiros com partida de Lisboa e depois sofre uma avaria nos cruzeiros pelo Atlântico ficando parado na capital portuguesa. 

 Em janeiro de 2010 o navio era para ser  vendido para Kyma Ship Management que supostamente iria substituir as turbinas a vapor por motores diesel. Especulava-se que estaria operando em fretamento para um operador alemão, renomeado Mona Lisa 2 o que nunca aconteceu até hoje.


O Atlantic Star  tem  240,4 metros (789 pés) de comprimento e 29,8 metros (98 pés) de largura em seu ponto mais largo.  Seu calado é de aproximadamente 8,5 metros (28 pés), mas este valor varia com respeito à quantidade de lojas, combustível e água a bordo. O tamanho de um navio de cruzeiro é expressa em arqueação bruta, que é realmente  tem  46.087 GT .

Ainda sem futuro anunciado o navio vai ficar parado nesta cidade de França à espera dum investidor para colocar a navegar ou o seu destino poderá ser a Asia ou mesmo a sucata?
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal. 

Sem comentários: