domingo, 18 de agosto de 2019

NRP Zarco

O veleiros NRP Zarco é uma embarcação da Marinha Portuguesa atribuídas à Escola Naval, para efeitos de instrução no mar e aprofundamento do espírito de corpo e de missão dos cadetes.
 O NRP Zarco é muito especial devido a ligação ao Arquipélago da Madeira, por diversas razões já referidas anteriormente neste blog, além o nome no casco ser dum navegador e povoador Madeira. Este veleiro tem 2 mastros, um deslocamento 60 toneladas,  comprimento 23m, boca de 5,6m, um calado 3m, uma guarnição de 7 elementos e pode atingir uma  velocidade máxima 12 nós.

O N.R.P Zarco foi desenhado pelo arquiteto naval e designer holandês Peter Sijm e construído em 1983 nos estaleiros Jachtwerf Jongert BV situados em Medemblik na Holanda, tendo tido vários proprietários até 2007, ano em que foi registado em Espanha com o nome “Blaus VII”. Em 3 de julho de 2015, o “Blaus VII” foi aumentado ao efectivo dos navios da Marinha Portuguesa e rebaptizado como N.R.P Zarco,  nome do navegador e povoador da Madeira, João Gonçalo Zarco

A Marinha Portuguesa colocou o brasão de armas dos Câmaras, apelido assumido por João Gonçalves Zarco em 1460. Tanto as armas como o apelido da família de Câmara de Lobos foram concedidas por D. Afonso V ao cavaleiro da casa do Infante D. Henrique, que doravante passou a designar-se João Gonçalves da Câmara (de Lobos). Foi este navegador quem atribuiu a designação Câmara de Lobos àquela povoação da ilha da Madeira.
Actualmente o veleiro NRP Zarco tem ao comando o Capitão Tenente Humberto Santos Rocha, que está desde 7 de Janeiro deste ano, a quem agradeço a visita a bordo deste belo veleiro da Marinha Portuguesa, com a sua gentil guarnição de sete elementos a bordo. 
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


Sem comentários: