terça-feira, 6 de agosto de 2024

Navio oceanográfico multidisciplinar francês "Pourquoi Pas?" no Funchal

Navio oceanográfico francês "Pourquoi Pas?" no Funchal, para uma escala no Porto do Funchal, para uma missão oceanográfica em águas do Arquipélago da Madeira. Atracou no molhe da pontinha pelas 13h45m, proveniente de Kingston na ilha da Jamaica, depois de vir duma missão no Pacifico, que não correu como planeado.
Construído em 2005 nos históricos estaleiros franceses de Saint Nazaire, este navio de 107 metros de comprimento foi co-financiado pela Marinha Francesa, este navio multidisciplinar  "Pourquoi Pas?" , porque está equipado com sondas multifeixe de grandes profundidades e numerosos equipamentos acústicos. É capaz de implementar dois sistemas subaquáticos ou equipamentos pesados ​​durante a mesma campanha. 

Pode acomodar 40 cientistas e técnicos, é utilizado para inúmeras campanhas multidisciplinares em todas as áreas das ciências ambientais. Exploração da coluna de água e correntes, mapeamento subaquático utilizando suas sondas e caracterização do subsolo (sísmica, gravimetria, magnetismo), tem a bordo veículos SAR, operados remotamente o Victor 6000 ou autônomos Nautile e posicionamento de equipamentos pesados ​​próximos ao fundo por cabo como o Penfeld.  A bordo, os geólogos realizam perfurações ou mapeiam os vales subaquáticos. Graças aos robôs que filmam, medem ou recolhem amostras, os biólogos estudam a vida até ao abismo do oceano.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal

Sem comentários: