segunda-feira, 8 de julho de 2024

Clássico cruzador ‘Georgios Averof’ em Atenas

  O cruzador Georgios Averof está atracado na marina de Flisvos, distrito de Palio Faliro na cidade de Atenas, é um navio de guerra da Marinha Grega, batizado com o nome do empresário e filantropo grego Georges Averof, que ajudou a financiá-lo. A sua construção começou nos estaleiros de Orlando em Livorno em 1907. 

O navio foi inicialmente encomendado pela italiana Regia Marina, mas as restrições orçamentais levaram a Itália a colocá-lo à venda a clientes internacionais. Foi lançado em 12 de março de 1910, e o capitão Ioannis Damianos assumiu o primeiro comando em maio de 1911 para ir à Grã-Bretanha para as festividades de coroação do rei Jorge V. 


 Em 1911, o Georgios Averof foi considerado o mais poderoso dos navios modernos da Liga Balcânica (Grécia, Bulgária, Sérvia, Montenegro) contra o Império Otomano. Durante a Primeira Guerra dos Balcãs (1912-1913), o Georgios Averof tornou-se a nau capitânia da Marinha Real Helênica e participou na libertação das Ilhas Gregas do Egeu, sob o comando do experiente Almirante Pavlos Koundourio. 

Este cruzador tem oito canhões 190/45 A Modelo 1908 em quatro torres de canhão duplo acionadas hidraulicamente, duas de cada lado da superestrutura a meia nau, como armamento secundário. 
O cruzador blindado deslocava 10.200 toneladas. Tinha 19.000 cavalos de potência, 22 caldeiras francesas, alternadores alemães e artilharia naval Armstrong do tipo inglês de 190 e 234 milímetros. A velocidade máxima do encouraçado era de 23 nós.


 

Sem comentários: