A pesca grossa ou desportiva, mais conhecida por big game fishing, é uma das actividades que há mais anos se pratica nos mares da Madeira e uma das que projecta a fama destas águas internacionalmente.
A zona sul do arquipélago da Madeira dispõe de muitas áreas marítimas de grande profundidade, desde a Ponta do Pargo até ao Caniçal, existe uma variedade de grandes espécies de peixes, o que leva muitas embarcações pesca desportivas estrangeiras estar o ano todo posicionadas nas marinas da ilha.
Na Madeira a prática do big game fishing pode ser feita todo o ano. Estas ilhas estão numa zona de passagem das rotas migratórias dos grandes peixes pelágicos, trazidos com a ajuda das correntes marítimas. A par dos peixes sazonais, há espécies que podem ser encontradas ao longo do todo o ano. As condições de mar também são importantes. Na Madeira, apesar de se tratar de águas oceânicas abertas, as condições de mar ar são quase sempre boas. Além disso, a elevada profundidade faz com que não seja preciso percorrer grandes distâncias, para alcançar estas espécies, podendo a pesca decorrer a uma distância de apenas 3 milhas da costa.
Madeira é conhecida em todo o Mundo, já foram capturados alguns dos maiores exemplares do Mundo e no campeonato no Mundo, sendo ganho cá muitas vezes nesta prática com o desafio lançado aos pescadores para capturarem Blue Marlins de grandes dimensões.
A apenas a 5 minutos da marina da Calheta irá encontrar ótimas zonas de pesca onde a profundidade da água atinge os 1000 metros.
A Ilha da Madeira está situada no Atlântico, onde existem várias rotas migratórias de peixes, o que permite encontrar várias espécies de atum, marlin azul, atum patudo, albacore, atum rabilho, tubarão azul, tubarão martelo, barracuda, bonito e espadarte. Tubarão-martelo, Barracuda, gaiado e do espadarte.
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.
Sem comentários:
Enviar um comentário