O HSC SUPER EXPRESS, totalmente reformado para a entrada em serviço no mercado grego, tem um comprimento total 91,30 m, largura 26 m, uma velocidade de 33 nós. tem uma capacidade total para 1.070 passageiros e pode carregar 200 veículos.
Este lendário catamarã SUPER FAST foi construído em 1998 nos estaleiros INCAT com casco nº47, na cidade de Hobart, Tasmania na Austrália. Foi o segundo de quatro navios gemeos encomendados por vários operadores e, no seu caso, foi entregue à empresa argentina Buquebus, para iniciar viagens no Mediterrâneo, foi inicialmente chamado de CATALONIA e fez história ao conquistar o Troféu Blue Riband Challenge (também conhecido como Troféu Hales), por ter feito a travessia mais rápida do Oceano Atlântico no sentido leste, durante a sua viagem de entrega de Nova Iorque a Ceuta. Seu recorde, entretanto, durou apenas seis semanas, sendo então superado por seu navio irmão mais novo, o CAT-LINK V da Scandlines (agora SKÅNE JET da empresa alemã FRS). O CATALONIA foi renomeado CATALONIA L pouco antes de iniciar o serviço na linha Barcelona-Palma. Em 1999 foi transferida para a linha Algeciras-Málaga-Ceuta, retornou no final de 2000 para Buquebus e foi novamente renomeado para CATALONIA, antes de retornar para P&O Portsmouth em 2001, tendo sido novamente renomeado para PORTSMOUTH EXPRESS.
Em 2016 foi vendido à empresa sueca Gotlandsbåten, entrou em serviço na linha Västervik-Visby-Nynäshamn, no Mar Báltico. Em 2017 foi fretado para a empresa finlandesa Viking Line,e foi implantado na linha Tallinn-Helsínquia sob o nome comercial VIKING FSTR. Em 2018 foi fretado à empresa espanhola Naviera Armas e foi implantado no Arquipélago das Canárias, na linha Los Cristianos-San Sebastián de La Gomera-Valle Gran Rey. Depois que seu fretamento terminou no outono, foi anunciado sido vendida para a Golden Fast Ferries, uma joint venture entre as empresas gregas Golden Star Ferries e Fast Ferries.
Chegou à Grécia com o nome de GOLDEN EXPRESS e iniciou a conversão nos estaleiros em Perama e em Salamina. Em 2019, o navio foi totalmente transferido para a Golden Star Ferries e passou a se chamar SUPER EXPRESS. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.
Sem comentários:
Enviar um comentário