O navio foi comprado pela Hurtigruten AS no verão de 2015. Atualmente navega como navio de expedição e usou o tráfego da Hurtigruten no inverno de 2016 a 2020, quando o MS "Midnatsol" navegou na Antártida.
O navio apresenta elevados padrões técnicos, bem como áreas públicas e cabines modernas e confortáveis. O design escandinavo fresco do navio reflete uma paleta de cores derivada do mar. A manobrabilidade e o tamanho ideal do novo navio tornam-no bastante adequado para explorar águas polares.
Tem a bordo um Centro de Ciências está repleto de tecnologia de ponta e dispositivos de alta tecnologia, como computadores sensíveis ao toque e equipamentos científicos. É aqui que os hóspedes e a tripulação se encontram, se misturam e criam uma compreensão mais profunda das áreas que vão explorar.
O local flexível oferece espaços para palestras, uma pequena biblioteca e áreas especializadas para workshops de fotografia, biologia e muito mais. É aqui também que você encontrará a equipa de expedição escolhida a dedo pela Hurtigruten.
MS Spitsbergen tem sua própria equipa de expedição a bordo, que funciona como uma universidade no mar. Palestras interessantes dentro do navio, bem como no convés, tornam o cruzeiro com uma jornada emocionante e educativa.
Foi construído para receber barcos Zodiac, com rampas próprias para levar os barcos e passageiros durante a exploração. Pias próprias e zonas de desinfecção também estão instaladas a bordo.
O navio MS "Spitsbergen" tem 97,5 metros de comprimento e 18 metros de largura, um calado de 5,2 metros e uma arqueação bruta de 6.820 GT.
O navio tem capacidade para 335 passageiros e capacidade 102 cabines de passageiros, incluindo oito suítes com varanda. Sua tripulação é de cerca de 50 tripulantes. Antes da conversão, 27 cabines disponíveis, das quais 17 eram duplas e 10 eram cabines de quatro camas. No total, o navio tinha capacidade aprovada de 750 passageiros.
Voltamos um pouco à história desde belo navio de cruzeiros de expedição MS "Spitsbergen", que foi originalmente construído em 2009, como um ferry português com o nome "Atlântida"para operar nos mares dos Açores. O MS "Atlântida" foi encomendado em 2006 pela companhia açoriana marítima Atlânticoline ao estaleiro português Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), o navio foi deposto em 14 de Novembro de 2007 com o número de construção 258 e registado em 2009 como navio combinado de passageiros e viaturas.
Depois a companhia açoriana resendiu contrato com os estaleiros, em 2011, o "Atlântida" foi convertido em navio de cruzeiro e vendido à Venezuela. O acordo não foi celebrado e o navio foi colocado à venda pela companhia marítima Douro Azul em 2014, planeava usá-lo para cruzeiros na Amazônia. O navio não foi usado até ser colocado à venda. Ai aparece a Hurtigruten com a compra do MS "Atlântida" foi adquirido pela Hurtigruten AS em 25 de junho de 2015, e recebeu o nome temporário de "Norway Explorer". Em 4 de setembro de 2015, foi nomeada "Spitsbergen", em outubro 2015, o navio seguiu para Fosen Yard em Rissa, onde permaneceu no cais e foi reformado no período de 2015 a 2016. Durante a reforma, o convés dos carros foi removido e várias cabines foram construídas, a popa do navio foi completamente alterada e recebeu na popa um chamado “rabo de pato” na linha d'água (que deve mudar e ajudar no consumo de combustível do navio).
Incrível a histórica companhiaHurtigruten Expeditions manter a história do navio, podemos ainda ver a bordo o original sino do navio MS "Atlântica" 2009 e no mesmo sino na outra lateral do emblemático sino está MS"Spitsbergen" 2016. Também outra curiosidade é na ponte de comando ter os botões e informação em Português, não sendo alterada, também outra curiosidade é um novo sistema de SOS, único na frota da Hurtigruten, muito eficaz e rápido para a tripulação acionar informação automáticas na sede da companhia e acionar meios.
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