terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Estreia do novo navio Viking Octantis em Lisboa Stavanger

 


 O navio de cruzeiro Viking Octantis é um navio recém-construído que faz parte da frota da Viking Expeditions (divisão da Viking Ocean Cruises), chegou hoje a Lisboa pelas 7h, proveniente de Stavanger na Noruega, na sua primeira viagem posicional do Norte da Europa para a Antártica. 



O Viking Octantis é o primeiro da classe, depois irá ter como gemeo o Viking Polaris estão programadas para inauguração 2022.  Os novos navios de expedição da Viking são de bandeira da Noruega (registrados em Bergen), de menor porte (GT 30150 toneladas) e com capacidade reduzida de passageiros com 378 cada, mais 260 tripulantes .



O Viking Octantis da companhia Viking Expeditions foi construído pelo construtor naval norueguês VARD (subsidiária da empresa italiana Fincantieri). O casco e a superestrutura do navio foram montados no estaleiro em Tulcea, Romênia, e depois rebocados para o Estaleiro VARD Soviknes (Alesund, Noruega) para montegem de equipamentos.


O Viking Octantis rumou ao fim da tarde com destino a ilha de Gran Canária, mas nesta escala em Lisboa, teve a presença de outros dois navios o AIDAstella da companhia AIDA Cruises nos seus cruzeiros no Mediterrâneo Ocidental e o Amera da companhia Phoenix Reisen, na sua viagem de final de ano com destino ao Funchal para a passagem de ano.

Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Sem comentários: