A sua construção demorou 16 anos, desde o seu design até à sua saída para o mar, devido a vários problemas surgidos durante a mesma. Seu designer foi o engenheiro e arquiteto naval galego Iñigo Echenique. A Feitoria Naval de Marín conseguiu o contrato de construção em 2008, no valor de 65 milhões de euros e logo depois começaram os problemas financeiros deste estaleiro que acabou por ser adjudicado em 2014 à Bankia, em processo concursal, que posteriormente vendeu para Nodosa Shipyard. Finalmente, em 2015, a empresa Metalships & Dooks (antigos estaleiros Ascon) assumiu a conclusão do navio, do grupo Rodman, pelo que o capacete deveria ter sido rebocado até os seus estaleiros em Meira-Vigo, sendo finalmente entregue ao seu armador, Sea Cloud Cruises, do grupo Hansa, em maio de 2021.
No dia 28 de agosto, saiu para navegar rumo a Palma de Maiorca, fazendo uma escala técnica em Motril e em 3 de setembro foi batizado em o porto mallorquim, sendo sua madrinha D a Gabriela Toran, esposa do designer, já que a Infanta Elena, que era a madrinha prevista, declinou o convite no último momento. A partir deste porto dirigiu-se a Civitavecchia (Itália) para realizar quatro cruzeiros no Mediterrâneo, finalizados os quais vemos que fará a sua campanha de inverno pelas nossas águas. Navega sob pavilhão maltês e o seu indicativo de chamada é 9 HA533. Suas principais características são: 4.228 TRB., comprimento de 135,70 m., manga de 17,20 mm., calado de 5,70 m .. e velocidade, quando navega a motor, 14,2 nós. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Julio A. Rodriguez Hermosilla, Santa Cruz de Tenerife, Canárias.
Sem comentários:
Enviar um comentário