domingo, 31 de janeiro de 2021

O IATE DE LUXO ′′ THALITA ′′ (IMO 1004625) FAZ ESCALA EM SANTA CRUZ DE TENERIFE

 


No último dia 31 de janeiro à tarde, ficou atracado na Dársena de Llanos da nossa Capital. Procedia de Gibraltar, tendo previsto zarpar hoje à última hora, rumo ao porto de San Martin (parte holandesa da ilha do mesmo nome no Caribe). Navegue com bandeira de Bermuda e indicativo ZCAN7.
Suas principais características são 1.103 TRB., comprimento de 82,60 m., manga de 10,39 m., calado de 3,90 m. e dispõe de dois motores Caterpillar, que movem duas hélices de passagem variável, podendo atingir uma velocidade máxima de 15,0 nós. Sua autonomia é de 4.500 milhas e tem capacidade para 12 passageiros, alojados em 6 cabines e 18 tripulantes em 8 cabines. Ao longo da sua vida marinheira dilatada, teve vários nomes e pertenceu a diferentes proprietários. 

Foi construído em 1930 nos estaleiros Krupp Germania Werft, de Kiel (Alemanha), com o nome de ′′ REVELER ", para o magnata norte-americano Russell Alexander Alger Jr., presidente da Packard Motor Car Co., que não chegou a vê-lo terminado por falecer em 29-01-1930, antes que o navio pudesse ir para a navegação. Seus designers navais foram Cox & Stevens, considerados os mais importantes da sua época. Em 1931 foi adquirido por Charles McCann, genro do dono da cadeia de lojas Woolworth (EUA), sendo rebatizado ′′ CHALENA ". Em 1939, Leon Mandel, presidente dos armazéns Mandel Brothers, localizados em Chicago, renomando-o ′′ CAROLA ". 23-01-1942 foi adquirido pela US Navy e pelos estaleiros Gibbs Engine Co., de Jacksonville, foi reconvertido no canhão ′′ USS BEAUMONT ′′ (PG60), armado com seis canhões antiaéreos, dois canhões de 3 ′′ e cargas de profundidade. Eu tinha uma tripulação de 110 homens. 


Durante a II Guerra Mundial, ele esteve ativo no Oceano Pacífico, com base em Pearl Habour, até 19-02-1946 que lhe foi dado de baixa no serviço, ficando atracado na Base Naval de Mare Island, Vallejo (Califórnia). Em 1949 foi vendido para Elpetal Corp. e após um novo reacondicionamento nos estaleiros Bath Iron Works, de Bath (EUA), saiu para navegar com o nome de ′′ ELPETAL ". Em 1957 foi vendido ao navio grego Maris Embiricos, mantendo o mesmo nome. Mais uma vez em 1983 foi vendido ao produtor musical e de cinema Robert Stigwood, australiano, que o renomeou ′′ JEZEBEL ". Finalmente, o adquiriu John Paul Getty Jr. e após uma profunda remodelação nos estaleiros de Plymouth (Reino Unido), que durou quase três anos e nos quais lhe foi adicionada a segunda lareira, saiu para navegar em 1993 com o nome de ′′ TALITHA G ", que mudou em 2008 pelo ′′ TALITHA ′′ que parece hoje e continua a pertencer à família Getty, que aparentemente o alugam para cruzeiros de luxo, num montante de 400.000 euros semanais... Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Julio A. Rodríguez Hermosilla, Santa Cruz de Tenerife-Canárias.


Sem comentários: