NRP Polar ou NE Polar é um navio escola da Marinha Portuguesa, utilizado para a instrução de cadetes da Escola Naval.
O comandante da embarcação NRP Polar, é o capitão-tenente João Neves Simões, desde qual agradeço o convite de estar a bordo deste magnifico veleiro da Marinha Portuguesa e toda a gentiliza da sua guarnição de 17 elementos.
O navio-escola Polar (ex "ANNE LINDE"), foi construído em 1977 nos estaleiros Phoenix B. V., Westerbroeck, em Roterdão, teve o seu primeiro registo em Viersen (RFA) e foi usado em cruzeiros até 1982. O Polar foi incorporado na Marinha Portuguesa em 21 de outubro de 1983.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.
O navio-escola Polar é uma réplica do famoso iate América que atravessou o Atlântico para vencer a 100 Guinea Cup, em 1851, dando o seu nome ao troféu mais cobiçado do mundo.
Em 1983 foi adquirido pela «Windjammer fur Hamburg» para ser entregue à Marinha como contrapartida pela cedência da "Sagres I".
O NRP Polar efectuou a sua primeira missão em abril de 1985, depois de um longo período de fabricos, substituindo, na instrução de cadetes da Escola Naval, o palhabote Sirius (1876), antigo iate real que o Rei D. Luís oferecera à Rainha D. Maria Pia.
A bordo do Polar, os Cadetes e Aspirantes da Escola Naval têm a possibilidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos, especialmente nas áreas da navegação, marinharia e adaptação à vida no mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário