terça-feira, 16 de julho de 2019

Navio de perfuração geotécnica FUGRO SCOUT e veleiro GRAYHOUND no Funchal

O navio de perfuração geotécnica "Fugo Scout" e o veleiro "Grayhound", chegaram hoje ao porto do Funchal, em escalas técnicas para reabastecimento.
O 'Fugro Scout' atracou pelas 6h, da madrugada com a sua proveniência de Dakar, em África, foi projectado para operar em profundidades de água de até 3.000m para amostragem de perfuração e leito marinho e testes. É um navio de perfuração geotécnica de 83 metros de comprimento, foi projectada especificamente para atender às diversas demandas dos mercados de pesquisa de águas rasas e profundas.

O " Fugo Scout" tem  uma torre de perfuração sobre uma piscina lunar localizada no centro, suporta equipamentos automatizados de manuseio de tubos e ferramentas para promover operações seguras no chão de perfuração.
Um grande laboratório de solo fornece um ambiente de trabalho de plano aberto exclusivo para operadores geotécnicos; outros equipamentos incluem sistemas de amostragem e teste de fundo e fundo do mar classificados para 3.000 metros de profundidade de água. A embarcação é equipada com uma capacidade de retenção de estação de posicionamento dinâmica (DP2) e é construída para os padrões Comfort Class COMF-V (3) com capacidade para até 60 funcionários operacionais.  Tem agendada a sua saída pelas 15h, com destino a Falmouth no Reino Unido.
O veleiro "Grayhound", chegou pelas 8h30m, proveniente do estuário do rio Douro, na cidade do Porto, é um veleiro de viagens de carga à vela, carregou no Funchal, Vinho da Madeira da empresa Barbeito,  este veleiro oferece uma experiência única para navegar em uma replica de Lugger tradicional do século XVIII, tem agendada a sua saída pelas 13h, com destino a Ponta Delgada-Açores.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.



Sem comentários: