segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Navio-escola norueguês CHRISTIAN RADICH faz escala no porto do Funchal

 O navio-escola norueguês CHRISTIAN RADICH, chega amanhã 4/12/2018 ao porto do Funchal, pela 2ª vez este ano, para uma curta escala de 1 noite, e traz a bordo 38 "trainees" que cumprem o programa de instrução da Associação Sail Training International. 
O veleiro de 3 mastros CHRISTIAN RADICH foi construído em 1937, e é um ex-libris da Noruega.  Funcionou como um navio-escola desde a sua construção em 1937 até 1998.
 Na última década, o navio CHRISTIAN RADICH foi um navio de treino para a marinha norueguesa. Atualmente, durante o período de inverno, ainda é a “casa” dos trainees da Marinha Norueguesa. 
No verão o navio está disponível para viagens escolares e académicas.  Com um mastro principal de 37,7 metros de altura, o veleiro CHRISTIAN RADICH está equipado com 27 velas perfazendo um total de 1360m2 de área vélica e quase 9000 metros de cabos, o que o torna quase imbatível nas regatas Tall Ship. 

Este veleiro é um participante regular nas Corridas dos Grandes Navios e foi o primeiro em tempo corrigido em diversas ocasiões.   Ilha da Madeira no grande ecrã no famoso filme “Windjammer” filmado a Bordo do Veleiro CHRISTIAN RADICH Em 1958, o famoso documentário “Windjammer” produzido por Louis de Rochemont foi filmado a bordo do veleiro CHRISTIAN RADICH e mostra imagens da Ilha da Madeira, porto de escala do veleiro nesse mesmo ano. 

Este documentário mostra o percurso de 17 500 milhas náuticas (32 400 km) deste navio escola desde que solta amarras em Oslo até ao seu destino, Bergen na Noruega, passando pela Ilha da Madeira, Caraíbas, Nova Iorque e Portsmouth. 
 A banda sonora deste filme conta com 7 faixas, com participações adicionais do conhecido violoncelista, compositor e maestro catalão Pablo Casals e do maestro americano Arthur Fiedler que dirigiram a Orquestra Boston Pops.
No entanto, o momento alto do filme a nível musical é o concerto de piano de Edvard Grieg que se enquadra no filme uma vez que um dos cadetes é um aprendiz de piano que se está a preparar para dar um concerto em Boston. 
Amanhã, dia 4 de Dezembro, o porto do Funchal recebe a escala do navio-escola norueguês CHRISTIAN RADICH. O navio precedente de Las Palmas e com destino às Ilhas Canárias, esteve no Funchal no passado mês de Novembro nos dias 24, 25 e 26. Durante a estadia os tripulantes e trainees aproveitaram para conhecer a Ilha da Madeira, realizando passeios pela mesma. 

Apesar da escala de amanhã ser mais curta, os tripulantes e trainees do veleiro CHRISTIAN RADICH, terão oportunidade de ver o Funchal já com as típicas iluminações de Natal. 
A escala do navio no porto do Funchal é agenciada pela Transinsular Madeira, agente de navegação do Grupo ETE.

Sem comentários: