domingo, 8 de novembro de 2009

De novo porto lotado

Para os entusiastas de navios e para todos aqueles que gostam de apreciar estas gigantes embarcações, o mês de Novembro é sempre mês de bonança, pois para além de regularmente encher o nosso velho molhe portuário, deixa uma certa ansiedade para relembrar o movimento de navios tão contagiante, que estupendamente volta a acontecer passados dias ou até na próxima manhã.
As primeiras chegadas deram-se por volta das 08:00, do Costa Luminosa e MSC Musica, ambos a representar com toda a magnitude o estilo moderno das suas operadoras e curiosamente os primeiros navios a ser lançados da sua classe.
Ora, o primeiro a entrar foi o Costa Luminosa, mais tarde do que nas últimas escalas, que segundo o que a equipa conseguiu apurar por intermédio do colaborador e amigo Antonio Saez, deveu-se a uma regresso ao porto de Tenerife uma hora depois da sua partida do referido porto, para mais detalhes consulte o anterior artigo, pelas 08:00 posicionou-se para entrar à ré no cais, aguardou a saída do ferry Lobo Marinho que passou a bombordo bem próximo deste gigante italiano, seguidamente efectou o seu atraque no cais 2.
Por outro lado, a aguardar o atraque do Luminosa, pairava no largo o MSC Musica a realizar rota inversa, de Málaga para Tenerife nesta sua viagem transatlântica rumo à América do Sul onde durante o Inverno cumprirá o seu segundo efectivo pela costa brasileira, aportou no cais 3 por estibordo pelas 08:30 e ficará entre nós até às 18:00, tomando então rumo para Tenerife, o cruzeiro em navegação de 18 noites termina próximo dia 19 em Santos, capital dos navios no Brasil onde chega após 5 dias em alto mar desde Santa Cruz de Tenerife via Recife, Salvador de Bahia e Rio de Janeiro.
Lançado à água em 2006 foi o primeiro da classe Musica a ser entregue à MSC pelos estaleiros franceses Aker Yards em St. Nazaire da linhagem gémea prevista, foi baptizado pela conceituada actriz italiana Sophia Loren, madrinha de todos os navios da era moderna da MSC, ostenta 89,600 tons. e 293,8 metros de comprimento, capaz de acomodar 2,550 passageiros em cap. normal, navega aos 23 nós de serviço e apesar de operar para um operadora de grande procura italiana, encontra-se registado no Panamá. Isto ao contrário do Costa Luminosa que tal como é tradição há muitos anos, ostenta bandeira italiana com registo em Génova, privilegiado com um lugar no livro do Guiness, este magnifico Costa, solta amarras pelas 18:00 e prossegue cruzeiro rumo a Málaga.
Como hoje é Domingo, o AIDAluna é de novo esperado no Funchal no âmbito da sua frequência regular invernal, está previsto o seu atraque pelas 12:00 ao cais norte e como habitual pernoita para amanhã onde solta amarras pelas 17:00 e parte de novo para as Canárias, rumo a S.C de Palma.
Fotos e Texto: © João Abreu, com direitos de autor.

Sem comentários: