segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Serena Costa Luminosa.

Antes das sete da manhã, O Costa Luminosa entra no porto de Santa Cruz de Tenerife procedente de Arrecife de Lanzarote. O navio entra de maneira majestosa na doca, fazendo honra a seu brilhante nome em um escuro amanhecer. Às 1700h partiu com destino a Funchal.
Antes de las siete de la mañana, El Costa Luminosa entra en el puerto de Santa Cruz de Tenerife procedente de Arrecife de Lanzarote. El buque entra majestuosamente en la dársena, haciendo honor a su brillante nombre en un oscuro amanecer. A las 1700h partió con destino a Funchal.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Pernoita do AIDAblu e chegada do MSC Armonia


Após a pernoita habitual que o navio de cruzeiro alemão fez no porto do Funchal, juntou-se a este o MSC Armonia por volta das 7:00. O AIDAblu partirá pelas 17:00 como habitualmente rumo ao porto de Santa Cruz de la Palma em mais um cruzeiro semanal. Já o Armonia partirá à mesma hora junto com o AIDA, mas rumando para o porto de Tenerife. De referir que este navio de cinco âncoras (classificação semelhante às estrelas nos hotéis) tem 251m de comprimento, e é um navio cheio de requinte onde o ambiente formal impera. Para Outubro fará viagens em torno dos portos do Brasil por um período de cerca de seis meses.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Marco Andrade, Funchal.

domingo, 26 de setembro de 2010

Blog em viagem...

Danmark em Ponta Delgada.


Incluímos algumas imagens da estadia do navio escola dinamarquês em Ponta Delgada, S. Miguel, os dias 15 e 16 de Setembro. Posteriormente o navio se dirigiu a Angra de Heroísmo em Terceira.


Incluimos algunas imágenes de la estancia del buque escuela danés en Ponta Delgada S. Miguel, los días 15 y 16 de Septiembre. Posteriormente el buque se dirigió a Angra de Heroísmo en Terceira.


(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Costa diminui capacidade na China em 2011.

A Costa anunciou recentemente que irá reduzir sua capacidade na China, dos dois navios que actualmente estão por lá, para apenas um, em um esforço para escorar os preços na região, e com o objectivo de introduzir um navio maior na região em 2012.

O Costa Romantica e o Costa Classica operaram na China na actual temporada, e venderam bem,' Embora não com os preços que nós gostariamos, mas os preços estiveram OK', disse Howard Frank, vice presidente da Carnival Corporation & plc.

O Costa Classica voltará a China em 2011, já o Costa Romantica fará temporada no Oceano Índico, e depois voltará para o Mediterrâneo no inverno austral de 2011. O navio que irá a China em 2012 ainda não foi decido. Mas não deve ser o Costa Victoria, já que este deve ir para a Ibero Cruzeiros.Imagens (©) Copyright Daniel Capella. Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Cruise-Comunnity.

Oriana e AidaBlu no Funchal

O porto do Funchal recebe hoje as escalas de dois paquetes Oriana e AidaBlu. O primeiro a chegar à baia do Funchal foi o AidaBlu, da companhia alemã Aida Cruises na sua escala semanal de Domingo. Atracou na pontinha pelas 12h10m, com 2350 passageiros a bordo, procedente de Tenerife e vai pernoitar na Madeira para amanhã rumar ao porto de La Palma. Pelas 12h30 chegou o Oriana, da companhia britânica P&O Cruises, vindo do seu porto base Southampton, no Reino Unido. Está a iníciar o cruzeiro à volta ao mundo, com duração de 84 dias, com escala em vários portos de todos os continentes. Vai rumar pelas 23h30 a uma travessia transatlântica ao porto de St. Lucia nas Caraíbas.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

sábado, 25 de setembro de 2010

Regatta em Leixões

O luxuoso navio de cruzeiros Regatta da companhia Oceania Cruises está de visita ao norte de Portugal. Atracou pela manhã, num cruzeiro de posicionamento do Norte da Europa para o Mediterrâneo.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: José Modesto, Leixões.

MSC Cruises premiada

As mais recentes estruturas marinhas da MSC Cruises, o MSC Speldida e o MSC Fantasia foram premiadas pelas suas Royal Suite MSC Yacht Club na categoria Design Suite. A MSC Cruises foi ainda premiada. No entanto Richard E. Sasso, responsável da MSC Nos EUA, mostrou-se satisfeito: " A MSC Cruzeiros tem a honra de ser reconhecida pela indústria com estes prestigiados prémios de Magalhães. Os prémios reconhecem os nossos elevados padrões e nosso compromisso contínuo em oferecer aos nossos clientes o luxo , que combina com o charme europeu com elegância contemporânea"
Desenvolvimento: Jorge Ferreira com todos os direitos reservados
Foto: MSC Cruises

A despedida do HSC "Hellenic Wind"

O HSC "Hellenic Wind" efectuou ontem a sua última escala no porto da Graciosa, no âmbito da operação ferry 2010, a sua operação iniciou a 7 de Junho e termina a 27 de Setembro, em Ponta Delgada ( "Express Santorini" terminará a 10 de Outubro). Cumprida essa missão com tranquilidade este HSC ( Hight Speed Craft) ao serviço da Atlânticoline, terá como próximo destino, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, onde serão efectuados os trabalhos de manutenção.
Hoje para além das habituais despedidas entre pessoal do porto e navio, na manobra de saída o navio deu uma volta de Saudação, enquanto que a lancha de Pilotos "Electra" também o Saudou de forma simbólica.
Deixo também em nome de todos os que trabalham no porto da Graciosa um Saudação para o Comandante Apostolos, sua Tripulação e Staff , com votos de um regresso em 2011, Até breve.
(©) Copyrights texto e fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

“Portugal Subaquático” - Exposição de Fotografia

De 23 de Setembro até 31 de Dezembro, está patente no Navio Hospital Gil Eannes aexposição de fotografia de Luís Quinta. Uma produção do Centro de Monitorização eInterpretação Ambiental da Câmara Municipal de Viana do Castelo.“Portugal Subaquático” é uma exposição itinerante, que pretende mostrar uma pequenaparte da beleza do mundo subaquático, ao qual dificilmente temos acesso, que compõe abiodiversidade associada ao vasto património natural de Portugal.Composta por 12 fotografias que registam alguns animais marinhos, fotografados emáguas portuguesas, cuja vida está directamente relacionada com o fundo do mar ou, quevivem no seio de massas de água e dependem das suas propriedades físico-químicas ealimento nelas existentes. No mundo subaquático existe também, um universo deorganismos vegetais que permitem a existência desta diversidade animal marinha tãosignificativa.A exposição que integra a visita ao navio museu pode ser visitada diariamente a partirdas 9.00h.
A Fundação Gil Eannes

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Outono "Mistral" na ilha da Madeira

No seu primeiro de nove cruzeiros de Outono, "Lo Mejor del Atlántico Sur" o navio de cruzeiros Grand Mistral, está de regresso ao porto do Funchal. Estes cruzeiros de Outono da companhia Ibero Cruceros, são uma preparação do navio Grand Mistral, para a sua grande temporada de 2010/2011 no Brasil, com a sua chegada à America do Sul prevista para início de Novembro. Atracou na pontinha pelas 7h, procedente do porto de Santa Cruz de La Palma e vai rumar pelas 14h ao porto de Málaga. O Grand Mistral é um navio construído nos estaleiros franceses Chantier de l'Atlantique, em St. Nazaire em 1999. Tem uma capacidade para 1,670 passageiros em ocupação dupla, uma tripulação de 450 elementos, o navio foi renovado em 2008, com a colocação de mais camarotes de varandas na popa do navio, tem 216 m de cumprimento e 47,275 toneladas. O Grand Mistral está registado na Madeira, tem 3 restaurantes, 6 bares, galeria comercial, 3 piscinas, 2 jacuzzis, centro de beleza e bem-estar, discoteca, casino, shows e espectáculos, animação infantil, bem como uma zona desportiva exterior, pista multi-actividades, ginásio, sala de jogos, biblioteca.


(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Clássico MSC Melody no Funchal

O navio MSC Melody da MSC Cruises, regressou ao porto do Funchal num cruzeiro pelas ilhas Atlânticas. Procedente de Málaga atracou na pontinha pelas 9h40 e rumou a Tenerife pelas 18h. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

Quinto navio da classe Solstice já tem nome.

Celebrity Eclipse estreando no Funchal.
 Celebrity Reflection. Este é o nome do quinto navio da Solstice Class, que está atualmente em fase inicial de construção nos estaleiros Meyer, e tem entrega prevista para Novembro de 2012.


O presidente e CEO da Celebrity Cruises Dan Hanrahan disse que escolher o nome do navio fez a companhia refletir o impacto da Classe Solstice, surgindo daí, o nome do novo navio.


O navio de 122,000 toneladas, e capacidade para 2,850 passageiros irá se juntar na frota da Celebrity á o Celebrity Solstice, o Celebrity Equinox, o Celebrity Eclipse, e o Celebrity Silhouette, todos gêmeos seus. Imagem (©) Copyright João Abreu, Funchal. Texto (©) Copyright Daniel Capella.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eugenio C. deixou legião de fãs.

Quatorze anos depois de partir, navio é lembrado como ícone da navegação.
O Eugenio C, em imagem do cartão postal oficial da companhia italiana
Linea C, com seus 217,39 metros de comprimento e peso de 30 mil toneladas
.
O Eugenio C. foi um dos navios mais queridos por todos os que nele viajaram. E também por muita gente que o tem como ícone de um período da navegação transatlântica. Ao contrário de outros navios, teve vida longa – 40 anos percorrendo os mares com seu nome original e com outros três, que se alternaram até o corte, num estaleiro de Alang, na Índia. Ainda houve uma tentativa de manter o navio inteiro como atrativo no porto de Gênova, na Itália. Mas o projeto não deu certo.

Lançado ao mar em novembro de 1964, o Eugenio C fez a viagem inaugural com membros da família Costa, italianos donos da companhia Linea C, em agosto de 1966. Durante 20 anos percorreu a rota entre Europa e América do Sul. Esteve dezenas de vezes em Santos. Em 1986 acrescentou o Costa ao nome. E permaneceu como Eugenio Costa durante 10 anos, até a viagem final em 1996 pela companhia italiana.
O Eugenio C. foi um navio símbolo de sua época, e a representação material da itália no Brasil.
Em 1997 foi vendido para a armadora britânica Lowline e rebatizado como Edinburgh Castle. Em 1999, comprado pela Premier Cruise, teve um final infeliz: o casco foi pintado de vermelho e ganhou nome polêmico: The Big Red Boat II. Com a falência da empresa em 2000 ficou parado em Freeport, nas Bahamas. O navio deteriorou de vez, perdeu o mobiliário e acabou vendido para sucata no final de 2005. Em 2006 começou a ser cortado em pedaços na Índia.

O Eugenio C deixou saudades em muitos de seus fãs de Santos. Ele era uma dessas lendas que se tornou realidade e como tal continua lembrado.

Para alguns desses fãs do navio, como Emerson Franco Rocha da Silva, há algo mágico em estar em um navio. “Apesar de todo luxo, conforto e beleza dos navios novos, ainda não encontrei nem fiz uma viagem que possa comparar com as do Eugenio”. E complementa: “A magia e o encanto, que envolviam as viagens no Eugenio, eram em parte por esta energia que era dele, pelo ar que respirávamos ali dentro”.
Eugenio Costa passando pela Ponta da Praia, na altura do Aquário Municipal, na década de 90.
Emerson teve o privilégio de “conhecer” o Eugenio mesmo antes de nascer. É que sua mãe, Elizabeth, grávida dele, sempre ia ver o navio no porto para lembrar de uma viagem da família para Portugal em 1967. “Quando eu era pequeno me apaixonei pelo navio e tinha o sonho de viajar. Fui dezenas de vezes a bordo, mas a primeira viagem só se realizou em 1994 para a Argentina, viagem maravilhosa no meu navio favorito. Houve outra em 1995 e finalmente a despedida em 1996, em que fiz Santos-Rio apenas para me despedir do meu velho amigo, que apesar de estar com 30 anos de navegação e precisando de alguma reforma ainda era imponente”.

Hoje, Emerson mantém no Orkut a comunidade chamada “Eugenio C”, com histórico do navio e comentários de viagens trocados por 252 pessoas que a freqüentam.
O Eugenio C. foi o último transatlântico clássico construído na Itália,
o navio foi muito apreciado por suas linhas clássicas.
O despachante aduaneiro Laire José Giraud, colecionador de cartões-postais de navios, lembra de seu primeiro contato visual com o Eugenio C numa noite do verão de 1967. “Estava com amigos no restaurante do clube Vasco da Gama quando repentinamente notei que um grande navio, todo iluminado, se aproximava da antiga ponte dos práticos. Era o maravilhoso Eugenio C, com suas linhas ultramodernas para a época. O navio tinha duas chaminés paralelas, que o diferenciava dos demais”. Laire diz que na época pensou que um dia viajaria no navio, mas isso não aconteceu.

O administrador Paulo Silvares teve o privilégio de realizar uma grande viagem de 35 dias no Eugenio C. Foi em 1972, saindo de Santos com destino a Miami, passando por Venezuela, México e Caribe. “Viajar no Eugenio C era o sonho de consumo de todo jovem, pois era muito badalado e tinha apresentações de música, shows incríveis e ainda possibilitava conhecer a Disney!”
Eugenio Costa atracado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.
Paulo recorda que a viagem foi dividida em classes A e turística, e quem era de uma não entrava na outra. “Impressionaram a organização dos serviços a bordo e a fartura de comida (já eram seis refeições). O navio era grande e tinha 1.500 passageiros. Uma cidade a bordo! O que mais me marcou foi que na península de Yucatã (México) descemos de botes, mergulhamos no mar mais azul que eu já vi e depois comemos o peixe mais apimentado da minha vida. Foi um cruzeiro incrível!”

O jornalista santista Sérgio de Oliveira, que trabalha na Alemanha, visitou o Eugenio C em 1980. Seu primeiro contato direto com o navio deixou marcas: “Mais que um navio ele era um fascínio e uma lenda”, diz. ”O Eugenio tinha um certo aroma no ar, uma mistura de perfume e tabaco com algo mais que permeava aquela atmosfera. Da tonalidade da madeira que compunha o corrimão de cada classe, aos pisos e a luz natural o navio inspirava uma certa solenidade e ao mesmo tempo convidava ao relaxamento e ao bom viver”.
Eugenio em seus últimos dias, como big Red Boat II. Ao fundo é possível ver o Rotterdam na época Rembrandt, que também já fez temporadas no Brasil.

Ele descreve o navio em detalhes e os tem na cabeça e em folhetos que guardou. ”O Eugenio era um palácio moderno. Sem ouro e cristal à mostra, mas com o bom tom do design italiano conferindo-lhe formas e decorações que o transformavam em algo além de um grande hotel”.

No Eugenio cada poltrona e sofá foi desenhado por Nino Zoncada. “Era símbolo de status e bom gosto, transporte de nobreza e imigrantes de sorte, modelo do design italiano e o mais veloz em mares tropicais. Infelizmente não teve a sorte de encontrar quem quisesse preservá-lo”. Em 1998 Sérgio passou 14 dias a bordo do então Edinburgh Castle. Muito do que era o Eugenio já havia desaparecido.
Big Red Boat II deixando os Açores para rumar a Alang, seu destino final.
O jornalista conclui que o que mais o agradava no Eugenio era vê-lo passar. ”Me entristece saber que isso não será mais possivel. Nessa época em que tantos navios de cruzeiro se parecem, faz falta um Eugenio, navio de linha, de desenho único e sucesso ímpar ”. A sua observação, com certeza, é compartilhada por muitos fãs. Imagens (©) Copyright Jornal da Orla (primeira), Autores dos Cartões Postais extraídos do site SimplonPostacards e Luis Miguel Correia (última). Texto (©) Copyright Jornal da Orla, Santos.

Disney Magic regressa a casa, na Europa para o ano

É no âmbito de mais uma viagem transatlântica, desta feita em sentido oeste, que o Disney Magic realiza a sua segunda escala no Funchal. Depois da primeira época de operações na Europa alguma vez feita por um navio da Disney Cruise Line, o Disney Magic regressa agora a casa, para as Caraíbas, local onde tem mais popularidade.
Com linhas que se destacam do convencional e conceito de cruzeiro próprio, estes navios destacam-se no sector, oferecendo toda a magia do universo Disney a bordo, fazendo as regalias do passageiro mais novo até ao mais velho.
O Disney Magic, partiu de Barcelona e neste itinerário rumo aos mares do ocidente, larga do Funchal em viagem transatlântica com destino à ilha de St. Maarten. Escala ainda Castaway Cay, a ilha privada da companhia nas Bahamas e Road Town em Tortola antes de chegar a Port Canaveral na Flórida, onde termina.
Com a companhia norte-americana à espera de duas novas unidades, a Disney aposta na Europa como destino de eleição, sendo que para o ano o Disney Magic volta ao velho continente no Verão, escalando o Funchal em ambas viagens de posicionamento, a primeira a realizar-se no dia 22 de Maio 2011 e a segunda de regresso às Caraíbas no dia 14 de Setembro.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Marco Andrade, João Abreu e Sergio Ferreira, Funchal.