segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mangas no porto do Funchal

Hoje chegou ao porto do Funchal as peças para a montagem da mangas de acesso à Gare Maritima Internacional do Funchal. Estão a ser depositadas na entrada do porto e na ponta da muralha da Pontinha. A aquisição, das duas mangas tem um valor do investimento de 3 milhões de euros. Em causa está o facto dos maiores navios necessitarem de mais do que duas zonas de desembarque/embarque, de que o recurso às mangas garante na operação, comodidade, segurança, facilita a mobilidade dos passageiros portadores de deficiência e acrescenta qualidade nos serviços que o Porto do Funchal passará a oferecer já a partir do próximo ano. Hoje pelas 9h atracou também no porto do Funchal, o navio oceanográfico francês Beautemps-Beaupré. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

Costa Dourada.

O Costa Mediterranea procede de Savona e Barcelona, em um circuito clássico de onze dias que inclui escala em Casablanca. Chega cedo desde de Arrecife de Lanzarote y às 1700h (hora habitual nos Costas), zarpou com destino a Funchal.
Costa Mediterranea procede de Savona y Barcelona, en un circuito clásico de once días. que incluye escala en Casablanca. Llega de Arrecife de Lanzarote y a las 1700h (hora habitual en los Costas), zarpó con destino a Funchal.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Aida Bella no Guinness Book

O navio Aida Bella a Alemã Aida Cruises entrou no livro do Guinness. Tudo aconteceu numa manhã de Sol na Costa Espanhola mais precisamente na baía de Alicante, quando um reporter da "TV Galileo" nomeadamente Schwiderek fez ski aquático amarrado a uma corda que era puxada pelo navio Aida Bella. Este repórter fez um tempo de 6 mim e 25 seg, facto que levou o Aida Bella ao Guinness Book. Os passageiros apreciavam e divertiam-se ao máximo enquanto aquele espectáculo decorria. O Próprio comandante do Aida Bella Josef Husmann, mostrou-se encantado, e diz que nunca tinha visto nada assim: "Isto é algo que eu nunca tinha visto até como capitão. Simplesmente fantástico que fizemos"
Desenvolvimento: Jorge Ferreira
Foto: Aida Cruises

domingo, 3 de outubro de 2010

Blog em viagem...

Danmark em Angra do Heroísmo.
Procedente de Ponta Delgada, cedo o dia 20 de Setembro, a fragata dinamarquesa, aparece no horizonte de Angra de Heroismo para render visita a tão histórica cidade marinheira. A lenta aproximação e atraque se efetuou sem piloto, para dar uma nova experiência na aprendizagem dos jovens cadetes embarcados neste navio escola.
Procedente de Ponta Delgada,temprano el día 20, la fragata danesa, aparece en el horizonte de Angra de Heroismo para rendir visita a tan histórica ciudad marinera. La lenta aproximación y atraque se efectuó sin piloto, para dar una nueva experiencia en el aprendizaje de los jóvenes cadetes embarcados en este buque escuela.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Graciosa, Açores.

Mega-iates e AidaBlu no Funchal

O movimento na Pontinha é hoje retomado com a escala semanal do paquete AIDAblu, da Aida Cruises. Esta companhia nestes cruzeiros semanais, tem como alvo preferencial os turistas alemães, viajam desde o pais de origem para Canárias. Procedente de Tenerife, atracou na pontinha pelas 12h15, com cerca de 2.350 turistas alemães, todos em trânsito. A sua chegada teve um pequeno atraso devido à forte agiração maritima, devido a fortes vendor na entrada do porto. O AIDABlu vai prolongar como habitual a sua presença até às 17 horas de amanhã, zarpando com destino ao porto de La Palma, nas Canárias. Com 252,07 metros de comprimento por 32,16 de boca (largura), tem um total de 16 decks e disponibiliza um total de 1.096 cabines, 374 interiores e 722 exteriores. Além do AIDABlu o porto do Funchal teve a escala de dois mega iates, que estão a efectuar o seu regresso às Caraíbas, após uma longa temporada de verão no Mediterrâneo. O mega iate New Vida atracou ontem ao fim da noite de ontem pelas 23h45, procedente de Gibraltar para reabastecimentos e depois iniciar a sua viagem transatlântica pelas 23h ao porto de Miami. Já o Anjilis atracou no porto do Funchal pelas 12h45, procedente de Gibraltar também para reabastecimentos e vai pernoitar na Ilha da Madeira para amanhã pelas 8h, rumar às Caraíbas.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

Porto de Málaga

O porto de Málaga tem três mil anos, fica situado no Mar Mediterrâneo, ao sul da Penínsul Ibérica, na baía natural de Málaga. É um porto importante de navios de cruzeiros, pois tem está situado na saída e entrada do Mediterrâneo.
Actualmente encontra-se num processo de remodelação, que pretende integrá-lo na cidade podendo mesmo os habitantes da cidade ver de perto os navios de cruzeiros e suas actividades maritimas. É sem dúvida um grande porto, que tem vindo a demostrar que o navios estão ligados ao longo de anos à cidade de Málaga. É actualmente o maior porto da Penísula Ibérica em escalas de navios de cruzeiros, numa conquista de segurança e boas instalações portuárias levou o porto de Málaga a ser considerado um dos melhores portos para iniciar cruzeiros no Mediterrâneo. Podemos verificar imagens tiradas no dia 26 de Setembro das escalas dos navios de cruzeiros Astor, Empress, MSC Orchestra e Grand Mistral, sendo estes três em cruzeiros com escalas semanais e o navio de cruzeiros de exploração Akademik Shokalskiy. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.

sábado, 2 de outubro de 2010

Marco Polo na Capital

O clássico navio Marco Polo da operadora inglesa Cruise & Maritime Voyages escalou hoje o porto de Lisboa. A capital recebeu o MArco Polo logo pelas 7h, procedente do porto da ilha de Ibiza e vai rumar pelas 13h30 ao porto base Tilbury, no Reino Unido.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.

AIDAblu, regular.

Continua o AIDAblu com sua programação semanal entre as ilhas. O vemosna sua saída noturna para Funchal (às 2000h) passando à altura do navio "car-carrier" de SuarDíaz TenerifeCar, que ocupa um dos atraques reservados para os superFasts de Acciona.
Continúa el AIDAblu con su programación semanal entre las islas. Lo vemos en su salida nocturna hacia Funchal (a las 2000h) pasando a la altura del buque de SuarDíaz TenerifeCar, que ocupa uno de los atraques reservados para los superFasts de Acciona.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Raro Deutschland em Leixões

O paquete Deutschland da companhia Peter Deilmann Cruises, está hoje a efectuar uma rara escala no porto de Leixões. Procedente do porto de S.Juan de la Luz em Espanha, atracou pelas 8h e vai rumar à capital portuguesa Lisboa pelas 17h. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Jose Modesto, Leixões.

Três cruzeiros gigantes no mesmo porto

Hoje deixo aqui umas imagens magnifícas dos maiores navio de cruzeiros o Oasis of The Seas da Royal Caribbean Cruise Line, o Norwegian Epic da companhia Norwegian Cruise Line e o Carnival Dream da Carnival Corporation. Actualmente são os maiores navios de cruzeiros que estão a operar nas Caraíbas, pertencentes às três maiores companhias de cruzeiros do mundo. Aqui podemos verificar a concorrência de três companhias de cruzeiros, que tentam mostar as melhores novidades no mercado a nível de cruzeiros e tecnologia naval de ponta. O Oasis of the Seas é o maior navio de cruzeiros do mundo actualmente, que foi lançado ao mar em 30 de Outubro de 2009, em Turku, na Finlândia. Pertecente à Royal Caribbean International Cruises, foi construído pela STX Europe e é o primeiro navio da nova Classe Oasis, o maior navio do mundo junto com o seu irmão Allure of the Seas. O navio tem 220 mil toneladas e capacidade para 5 450 passageiros em ocupação dulpa, 16 andares e um parque tropical ao ar livre do tamanho de um campo de futebol, chamado de Central Park. Outra atração da embarcação será o "Rising Tide", um bar que se movimentará de cima a baixo pela superfície da embarcação .Recebeu o baptismo a 30 de Novembro de 2009.
O Norwegian Epic é o maior e mais inovador navio de cruzeiro da Norwegian Cruise Line. É o maior navio transatlântico construído na França, construído pelos estaleiros STX Europe (antigo Chantiers de l'Atlantique) em Saint-Nazaire , França . O Norwegian Epic foi entregue à NCL em 17 de junho de 2010. A sua viagem inaugural foi a 24 de junho de 2010 a partir de Southampton a Nova York e chegou em 01 de julho. Este é o maior navio de cruzeiro de sempre a atracar em Nova York Passenger Ship Terminal . Em 17 de junho de 2010 fez sua viagem inicial entre o estaleiro e o porto de Roterdam, Holanda. Com 19 andares tem capacidade para acomodar 4.100 passageiros, 1.708 tripulantes e 155.873 toneladas de arqueação bruta .Norwegian Epic representa a "terceira geração" de cruzeiro navios de Freestyle e seu tamanho permite a NCL ter um navio que está na "mega aula" de seus concorrentes na Royal Caribbean International e Carnival Cruise Lines , mas ainda 32% menor em tonelagem bruta de Royal Caribbean Oasis of the Seas e no futuro Allure of the Seas. As novidades do Norwegian Epic são os novos desenhos de camarotes "The New Wave Staterooms" com paredes curvas e novo design.Norwegian Epic tomou entretenimento cruzeiro para o próximo nível. Pela primeira vez no mar, o Blue Man Group está realizando no teatro épico. Além disso, há novos espetáculos como o Cirque Dreams ® e Jantar na Tenda Spiegel, a maior celebridade do mundo de imitadores do Legends in Concert e entretenimento familiar emocionante com Nickelodeon TM no mar .

O Carnival Dream é o mais recente na Carnival Cruise Lines, entrou em serviço em 21 de setembro de 2009. Tem 130.000 toneladas, com uma capacidade para 3.652 passageiros em ocupação dupla, sendo o primeiro a contar com um parque aquático com vários slides. O navio utiliza uma maior variação do parque aquático, dispõe de um campo de golfe em miniatura dois andares. Enquanto o maior navio de cruzeiro operado pela Carnival Cruise Lines, o navio não será a maior do mundo, sendo superada pela Royal Caribbean International é com a Class Liberty e da classe Oasis e classe Voyager, bem como o RMS Queen Mary 2 da companhia Cunard e o Norwegian Epic da Norwegian Cruise Lines. Em comparação, o Carnival Dream é aproximadamente igual a classe Voyager da RCCL . No entanto o Canrival Dream é 17 metros mais curto, e 8.000 toneladas de porte bruto mais leve. Podemos verificar se estes três navios neste dia estavam com lotação esgotada de passageiros era um total de 10.200 passageiros em transito, num único só dia neste porto desta ilha da Caraíbas. Images copyrights Áron Tombácz, (©) Image Group.

Queen Elizabeth entregue ontem à Cunard

Tratou-se de um dia importante para a Cunard, pois ontem de manhã realiza-se a cerimónia de entrega do novo Queen Elizabeth, efémero que decorreu em Monfalcone, nos estaleiros onde foi construído, Fincantieri.
Uma cerimónia que contou com David Dingle, presidente da Carnival Reino Unido, Peter Shanks, presidente e director executivo da Cunard Line e ainda Corrado Antonini, presidente do grupo Fincantieri.
O navio encontra-se agora em viagem de entrega para Southampton, futuro porto base, onde será baptizado pela Rainha Elisabete II, no próximo dia 11 de Outubro. Logo no dia seguinte, parte em viagem inaugural, um cruzeiro pelas Canárias, Ibéria e ainda Madeira, onde se estreia no dia 21.
O Queen Elizabeth, segundo navio do projecto Vista da Cunard, com algumas modificações em relação ao Queen Victoria, é um dos maiores navios "Panamax", aptos a atravessar o Canal do Panamá e o segundo maior da frota, após o Queen Mary 2. A nível interior mantém o tradicional conceito de classe e luxo, que a Cunard oferece há já 170 anos.
Foto: © Cunard Line.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ventura da P & O.

Esta é a décima escala do P & O Ventura no porto de Santa Cruz desde Julio 2008, se não contamos as do "outro" Ventura (um navio tanker, com este nome nos visitou também). O navio do P & O começou sua manobra de atraque sobre as 0715h procedente de Funchal e Las Palmas. Tem previsto continuar às 1800h para S. C. de La Palma.
Esta es la décima escala del P & O Ventura en el puerto de Santa Cruz desde Julio 2008, si no contamos las del "otro" Ventura (un navío tanker, con este nombre nos ha visitado también). El buque de la P & O comenzó su maniobra de atraque sobre las 0715h procedente de Funchal y Las Palmas. Tiene previsto continuar a las 1800h para S. C. de La Palma.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

As escalas de sexta Grand Mistral

O Grand Mistral da companhia espanhola Ibero Cruceros, está de regresso na segunda escala dos seus cruzeiros pelo Atlântico. Procedente do porto de Tenerife, atracou pelas 7h e rumou pela 16h ao porto de Málaga. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.