domingo, 5 de maio de 2024

Navio da Marinha Italiana "Raimondo Montecuccoli" deixa a Madeira


O navio Patrulha Offshore Polivalente"Raimondo Montecuccoli" da Marinha Italiana deixou o Funchal, hoje pelas 18h15m, para alto mar para cumprir mais uma missão no Atlântico. Um navio bastante impressionante, com uma configuração tecnológica “completa”, está equipado com  o sistema de radar de banda dupla Leonardo AFAR , que fornece capacidades de defesa antimísseis, bem como um sonar rebocado e montado no casco.
  O armamento do navio tem o sistema de mísseis antiaéreos SAAM-ESD com 16 lançadores verticais para Aster 15 e Aster 30 SAM, oito mísseis anti-navio Teseo / Otomat Mk 2A Evolutio, um canhão principal Leonardo LW de 127 mm / 64 e um canhão secundário de 76 mm com munição guiada Strales / Davide, dois sistemas de armas remotas de 25 mm, dois lançadores de torpedos de 533 mm. 

O hangar poderá acomodar dois helicópteros NH90 ou um único helicóptero AW101. Na popa do navio existe uma rampa para lançamento e recuperação rápida de um RHIB de 11 metros, bem como duas zonas ditas modulares com possibilidade de aí colocar um total de 13 contentores standard para carga útil reconfigurável.

   A madrinha do navio foi a Sra. Anna Maria Pugliese, filha do Almirante Stefano Pugliese, que foi Comandante do cruzador ligeiro “Montecuccoli”, que entrou em serviço em 1935 e foi descomissionado da frota da Marinha Italiana em 1964. Text and images copyrights, texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: