segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Estreia do histórico navio ST. Helena atraca no Caniçal

 

  Estreia na ilha da Madeira, do navio histórico ST. Helena pela operadora Extreme E. no Cais Sul do porto do Caniçal, um lindo navio misto de carga e passageiros, anteriormente designado de Royal Mail Ship St. Helena, devido às suas famosas viagens desde o Reino Unido para a ilha de St. Helena.

Histórico RMS St Helena foi construído pelos estaleiros Hall, Russell & Company em 1989,  é um navio de carga misto, com capacidade para 155 apassageiros, que serviu o território ultramarino britânico de Santa Helena. Navegou entre a Cidade do Cabo e ilha de Santa Helena com viagens regulares continuando para a Ilha de Ascensão. Visitou Portland, Dorset duas vezes por ano com escalas normais nos portos espanhóis de Vigo (sentido norte) e Tenerife (sentido sul) até 14 de outubro de 2011, quando partiu em sua última viagem do porto inglês.  Em 10 de fevereiro de 2018  partiu para sua última viagem de Santa Helena para a Cidade do Cabo. 

No momento de sua aposentadoria do serviço em Santa Helena, era um dos quatro navios no mundo que ainda carregava o status de Royal Mail Ship. Estreia do histórico navio ST. Helena atraca no Caniçal    Em 2005, o governo britânico anunciou planos para construir um aeroporto em Santa Helena, o que levaria à retirada de serviço do RMS Santa Helena. A última viagem começou em 14 de junho de 2016 no Reino Unido e terminou em 15 de julho na Cidade do Cabo, com escala em Tenerife, Ilha de Ascensão e Santa Helena.

O elegante ST Helena tracou pelas 9h15m com proveniência de Algeciras, na Espanha, depois de ontem ter passado na costa sul da ilha da Madeira, depois inverteu rumo com destino ao porto do Caniçal, devido a problemas técnicos para depois retomar a sua viagem transatlântica. 

Neste momento o navio St. Helena está a navegar com as cores da famosa Extreme.E, que usa para transporte de carga logística para eventos internacionais de corridas extremas com viaturas únicas para o eventos em lugares diferentes.  Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: