sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

"NRP Sagres" faz escala em s / c de Tenerife


O navio escola Português  "NRP Sagres" faz escala em s / c de Tenerife, na sua grande viagem  de volta ao mundo.  O porto Tenerife foi também o primeiro porto da viagem de circum-navegação da expedição de Fernão de Magalhães. Proveniente de Lisboa, a primeira hora da manhã foi atracado na doca dos planos do nosso porto, o navio-Escola da Marinha Portuguesa "Sagres" (imo 8642579 e indicativo de chamada ctec), onde permanecerá até à Madrugada da próxima segunda-feira dia 13, em que zarpará rumo à praia (Cabo Verde). Esta é a sua primeira escala dentro da viagem comemorativa do Centenário da volta ao mundo da Expedição Magalhães-Elcano.

 Este veleiro de três mastros, com capacete de aço, foi construído nos estaleiros alemães de Blohm & Voss, de Hamburgo, com N º de arquibancada 515, saindo para navegar em 1938 como navio-Escola da Armada Alemã com o nome de "Albert Leo schlageter". Era o terceiro de uma série prevista de quatro veleiros para prestar serviço na armada armada, embora só foram construídos três, pelo início da segunda guerra mundial. A fim de realizar missões de abastecimento no mar báltico durante a disputa, foram realizadas a bordo uma série de transformações.

Posteriormente, em 1945 foi capturado como reparação de guerra pelos Estados Unidos. Em 1948 foi vendido ao Brasil por um preço simbólico de 5.000 dólares, sendo rebaptizado "Guanabara" e por último em 1962 foi cedido à Marinha Portuguesa, para usá-lo também como navio-Escola, a fim de substituir Ao anterior "Sagres". As suas principais características são: 1.750 toneladas de deslocamento, comprimento de 90,80 M., manga de 12,02 M., calado de 5,50 m. E pode atingir uma velocidade máxima de 17,0 nós navegando a vela.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados;  Julio A. Rodríguez Hermosilla, Santa Cruz de Tenerife-Canárias.

Sem comentários: