domingo, 25 de março de 2018

Leixões estreia o primeiro embarque e desembarque de passageiros com o navio MSC Magnifica

O porto de Leixões hoje recebe a escala do navio de cruzeiros MSC Magnifica da companhia MSC Cruises, com Porto Cruise Terminal a estreia o primeiro embarque e desembarque de passageiros.
 Construído para poder receber navios de maior dimensão e realizar grandes operações de 'turnaround', o Porto Cruise Terminal estreia, estando pela primeira vez que um navio de passageiros termina uma viagem e começa outra a partir de Matosinhos. 
Mais de 200 passageiros sobretudo de nacionalidade Brasileira terminam aqui a a sua viagem neste porto e cerca de 250 Portugueses embarcarem numa viagem rumo à Alemanha, num total que passam hoje, pelo Porto Cruise Terminal cerca de 4.000 passageiros e tripulantes. 
A operação terá um elevado impacto na economia da região, com a pernoita nas cidades envolventes de muitos turistas que neste dia vão embarcar ou desembarcar da sua viagem.
 O momento é histórico para a região, pelo que a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai presidir à cerimónia que assinalará o primeiro 'turnaround' - embarque e desembarque simultâneo de passageiros - no novo terminal de cruzeiros. 
Recorde-se que, com um investimento de 50 milhões de euros, o Porto Cruise Terminal foi inaugurado em 2015 e teve como objetivo preparar este porto para receber navios de maior dimensão e possibilitar as operações de 'turnaround'.  Desde a abertura do novo cais, em 2011, o novo Terminal de Cruzeiros recebeu já 256 escalas e mais de 365 mil passageiros, esperando este ano alcançar o melhor resultado de sempre na atividade de cruzeiros, com 113 escalas e mais de 115 mil passageiros já confirmados, o que representa um aumento, face ao ano anterior, de 13% e 20%, respetivamente.
Text and images copyrights; Imagens com direitos reservados; José Modesto-Leixões.

Sem comentários: