sábado, 26 de julho de 2014

Cruzeiros no Douro - Barragem Bagaúste

 Para além das encostas, dos socalcos, das quintas e antigos solares e dos miradouros desumbrantes, o Douro também nos oferece os prodígios da engenharia moderna, as grandiosas barragens que pacificaram a turbulência do rio e então o tornaram navegável a grandes embarcações, propiciando um turismo sustentável.
A Barragem de Bagaúste está localizada na bacia hidrográfica do Douro, no rio Douro,entre as margens do concelhos de Lamego e Peso da Régua em Portugal, que fica junto à Régua e que é a primeira das 3 barragens ao subir ao longo do percurso.  A construção foi finalizada em 1973.  Possui uma altura de 41 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 350 m.  A subida de uma eclusa é uma experiência única, o barco entra com uma precisão milimétrica e ao fechar as comportas, inicia-se a subida. É um momento em que os passageiros todos se deslocam para o exterior do barco para melhor viver esta experiência e tirar fotos. Rapidamente o barco sobe, e ao abrir das comportas seguimos rio acima.
  A barragem inclui no encontro esquerdo uma eclusa do canal de navegação do Douro, com um comprimento de cerca de 90 m e uma largura de 12,1 m, que vence um desnível máximo de 28,5 m, como podemos ver nas imagens a passagem dos navios Douro Cruiser, o Vasco da Gama a ceder passagem ao Fernão de Magalhães. Text and images copyrigths; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Sem comentários: