sexta-feira, 21 de junho de 2013

"Vagrant" antigo iate dos Beatles volta a flutuar


Este iate "Vagrant" da banda Britânica Beatles voltou a flutuar na cidade do Funchal, após os trabalhos de construção de espaços verdes e marina na frente mar da Avenida do Mar.

Tendo por principais características, um comprimento de 38,60m , largura 8,25 m pontal 3,40 m, tonelagem bruta 238 t , e encontrando-se equipado com um motor de 600 H.P. , geradores eléctricos, radar, demais equipamento náutico, e uma lancha rápida, o “Vagrant” foi construído nos estaleiros da “Bath Iron Works” em Maine- USA em 1941 para o multimilionário norte–americano HORACE P. VANDERBILT.

 Este famoso iate, foi considerado nessa época, como um dos dez mais luxuosos do mundo. (como pormenor desse requinte podemos referir que as vigias eram pintadas a ouro).

Contudo, a sua aquisição pelo célebre conjunto “THE BEATLES”, em 1966 foi sem dúvida, o que lhe proporcionou maior notoriedade mundial. Teve ainda outros famosos proprietários, entre os quais o cantor norte-americano Donovan, e o magnata grego Goulandris.


Em finais de 1977 sofreu um acidente na vizinha ilha de Gran Canaria, tendo encalhado na praia de “Las Alcaravaneras”,onde permaneceu durante algum tempo, após ter sofrido um acidente aos largo das Canárias, foi comprado e levado para o Funchal, evitando assim de ir parar a sucata na altura, instalado do lado oposto da marina  e convertido em restaurante/bar .

Adquirido pelo madeirense João Bartolomeu de Faria, e reposto a flutuar, navegou até à Madeira, onde chegou em Outubro de 1979.Mas longe vão os tempos áureos. O iate dos Beatles, que serviu de esplanada a milhares de turistas, está agora em avançado estado de degradação e toda a zona onde se encontra atracado, na Avenida do Mar, vai ser transformada numa área de grandes espaços verdes. O futuro do iate é incerto, tendo já sido equacionada várias hipóteses.

  Uma delas passa pelo seu afundamento, com o objectivo de criar um recife artificial e assim potenciar o turismo de mergulho na região. A  sua saída do Funchal a reboque acontece na Quarta-Feira pelas 17h rumo ao Caniçal para ficar no estaleiro que lá se encontra em doca seca.
 Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

3 comentários:

jes disse...

E uma pena não aproveitar este veleiro para treino de mar.

jes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jes disse...

E uma pena não aproveitar este veleiro para treino de mar.