A temporada de cruzeiros nos rios da Amazônia recebeu no decorrer desta semana uma grande quantidade de navios. Cumprindo programações com escalas variadas, estiveram ou ainda estão singrando o Rio Amazonas os navios Marco Polo, da Cruise & Maritime Voyages, Boudicca, da Fred. Olsen Cruise Line, Adonia, da P&O Cruises, Quest for Adventure, da Saga Holidays, e AIDAvita, da AIDA Cruises; estes dois últimos escalaram em Belém, Pará respectivamente dias 21 e 23 de janeiro, tendo o Aida Vita pernoitado em tal cidade.
Em geral, os navios adentram o Amazonas via Macapá ou Belém, seguindo para o estreito de Breves até alcançar Santarém, cuja principal atração aos turistas é a localidade de Alter do Chão, com suas famosas praias. Depois seguem para Boca da Valéria com alguns deles escalando também Parintins ou Itacoatiara, todas às margens do Amazonas A escala final costuma ser a cidade de Manaus, de onde inicia-se o retorno, em geral com o mesmo roteiro.
Entretanto há muitas variações quanto a programação de escalas, com alguns passando direto até Manaus, sem efetuar nenhuma escala intermediária, outros começando suas escalas no meio do percurso, em Santarém. O caso mais interessante é o tradicional cruzeiro efetuado pelo Hanseatic em abril e que esta temporada também será feito pelo Seadream II em fevereiro quando graças ao seu pequeno calado, ambos seguem pelo amazonas e alcançam o Peru, tendo como ponto final a cidade de Iquitos. Na próxima sexta feira, dia 1º de fevereiro, será a vez de Belém receber o Maasdam, que aqui aportará pela primeira vez.
Imagens e Texto (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal.
Sem comentários:
Enviar um comentário