sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Estreia em Leixões do Columbus 2.


O bonito e elegante "COLUMBUS 2" da Hapag Lloyd Kreuzfahrten estreou hoje em Leixões.
Chegou esta manhã vindo da Coruna, tem 181 metros, arrasta 30.277 tons e tem capacidade para receber cerca de 702 passageiros.

Esteve atracado a norte, e os restaurantes vizinhos encheram-se mostrando a nossa gastronomia.
Esta é uma das muitas valias que a nossa cidade tem que mostrar.
Partiu cerda das 19,30 horas rumo à nossa capital Lisboa. texto e imagens com direitos reservados; José Modesto-Leixões.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Regresso do Ventura a Leixões

Está novamente no Porto de Leixões a  fortaleza flutuante que é o Gigante "VENTURA" da P&O Cruises.
Vai rumar ao porto de Southampton hoje cerca das 16:00 horas.

O Ventura é a segunda mais recente estrutura flutuante da companhia P&O Cruises, companhia essa a que recentemente encomendou um novo navio que possivelmente será construído nos estaleiros de Mayer Werft na Alemanha com um comprimento aproximado a 330 metros. Ainda na companhia é de salientar a nova politica que a Inglesa P&O adoptou em que anuncia que apenas podem viajar a bordo os seus oito navios clientes com idade igual ou superior a sessenta anos de vida.Relativamente ao navio em si, o Azura, o navio dispõe de todas as condições para que um passageiro possa ter um cruzeiro com toda a tranquilidade possível.
A bordo do Ventura o passageiro pode encontrar um teatro de três Deck´s, 2 piscinas, SPA, Jacuzzi, Ginásio, discoteca, solário, Restaurantes, Biblioteca, livraria, Simulador de golf, lojas, cinema ao ar livre,galeria de arte, várias salas de espectáculos, capela, e sala de jogos interactivos.


Quanto as suas dimensões, o Ventura mede 290 metros de comprimento, mede 36 metros de boca, desloca 113700 toneladas de arqueação bruta, consegue transportar até 3600 passageiros que são servidos por 1200 tripulantes, foi construído em 2007-2008 pelos estaleiros Italianos de Fincantieri, e consegue atingir uma velocidade máxima de 23.5 nos. Imagens e texto com direitos reservados;Jose Modesto-Leixões.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Grand Celebration em Rhodes

O porto da ilha de Rhodes, na Grécia  recebeu a escala do navio de cruzeiros Grand Celebration da companhia espanhola IberoCruceros.
 Imagens e texto com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Istambul e os cruzeiros


Istambul  é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa. A grande maioria da população é muçulmana, mas também há um grande número de laicos e uma ínfima minoria de cristãos e judeus.

A cidade ocupa ambas as margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul ser  a única cidade do mundo assente sobre dois continentes: Europa e Ásia.

 Esta enorme riqueza e diversidade cultural é o mais fascinante para os visitantes. O porto de Istambul é conhecido pelas grandes companhias que escalam diariamente, como podemos verificar nas imagens  Nieuw Amsterdam da Holland America Line, o Costa Favolosa da Costa Cruises, o Queen Victoria da companhia Cunard e o Mariner of the Seas da Royal Caribbean Cruise Line.

O Krisitna Kararina da companhia finlândesa Kristina Cruises e o Samsun dum operador turco escalaram o porto de Istambul.  A Mesquita Azul é um destes exemplos. Construída pelos Otomanos no séc. VII, é a maior grande e majestuosa de Istambul, e distingue-se pela côr azul viva e verde dos mosaicos que decoram as sus cúpulas.

Outras Mesquitas que são de visita obrigatória são a valiosa Mesquita de Rüstem. Pasada a de Santa Sofia, próxima do Corno de Ouro, um maravilhoso porto natural, encontra-se a Cisterna da Basílica, construída no ano 532 e é o lugar no qual se depositava a água trazida pelos aquedutos.

No grande Bazar terá tempo para passear e fazer as suas compras.O Bazar Egípcio é o mercado onde poderá encontrar exóticas especiarias, produtos típicos como perfumes orientais, frutos secos e  delícias turcas. Imagens e texto com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

domingo, 26 de agosto de 2012

Pireus na Grécia

Pireus é um município vizinho a Atenas,   e está situado em sua zona urbana, no qual se localiza o porto daquela cidade, o principal da Grécia. O Pireu é capital da subprefeitura de mesmo nome, na Ática, faz parte da região metropolitana de Atenas e situa-se na baía de Falero. O local já era usado como ancoradouro no século VII a.C..  Atualmente continua a ser o principal porto que faz a ligação da parte continental da Grécia às suas ilhas
É o terminal turístico da cidade de Pireus, pela qual se chega a Atenas.
Muitos ferrys chegam e partem daqui diariamente para diversos destinos na Grécia e no resto do Mediterrâneo, mas também actualmente muitas companhias falliram e tem muitos barcos parados na entrada do porto. .Há também um intenso tráfego de navios de cruzeiro, principalmente durante o verão, mas actualmente com muitos cancelamentos devido a greves nos transporte afecta as operações e logisitica para os passageiros.

Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

sábado, 25 de agosto de 2012

Lisboa recebe Costa Mediterranea e Queen Elizabeth


A capital volta a receber mais duas escalas de paquetes o Costa Mediterranea da companhia Costa Cruzeiros e o Queen Elizabeth da companhia Cunard.

 O britânico Queen Elizabeth atracou pelas 8h, procedente de Gibraltar no seu cruzeiro pelo Mediterrâneo. Rumou ao Reino Unido pelas 18h ao porto de Southampton.

 O Costa Mediterranea atracou pelas 8h, procedente de Cadiz no sul de Espanha e vai rumar pelas 23h59 ao porto de Valência.
  Imagens e texto com direitos reservado; Rui Agostinho- Lisboa.

Rumo ao Atlântico


Mais uma escala do navio de cruzeiros Ventura da companhia britânica P&O Cruises no porto do Funchal. Sendo a última escala do mês de Agosto o Ventura atracou pelas 7h15m procedente do porto de Southampton e rumou pelas 17h30 ao porto de La Palma num cruzeiro pelas ilhas Atlânticas.
  Imagens e texto com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Seven Seas Mariner em Lisboa


O Seven Seas Mariner teve a sua saída do porto de Lisboa após pernoita na capital portuguesa.
 Imagens e texto com direitos reservados; RiCardo Martins-Lisboa.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Clássico Marco Polo em Leixões


Hoje, presença habitual em Leixões, o navio de cruzeiro "Marco Polo", com procedência do porto do Funchal. Em 1998, a Norwegian Cruise Line adquiriu a Orient Lines mas apesar de tal situação o Marco Polo manteve intactos os propósitos que estão na base da sua operação. Em 2007, o navio foi vendido à Global Maritime of Greece, de quem foi posteriormente fretado novamente à Transocean Tours. No presente, o Marco Polo iniciou oficialmente a 2 de Janeiro de 2010 novos cruzeiros com na sua actual operadora britânica, a Cruise & Maritime Voyages cujo principal mercado alvo será o inglês, com os itinerários a partirem com maior frequência em Tillbury, na cidade de Londres. Texto e imagens com direitos reservados; Jose Modesto-Leixões,

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Porto de Lisboa com seis paquetes


Os navios Silver Cloud, Balmoral, Ryndam, AIDAaura, Independence of the Seas e o Seven Seas Mariner fizeram hoje escala em simultâneo no Porto de Lisboa.
O Silver Cloud após pernoita em Lisboa está a realizar com início em Londres, passagem por St Malo, Bordeaux, Bilbao, Cádiz, Málaga, Sete, e destino final o Mónaco. Rumou pelas 12h ao porto de Cadiz.
Já a escala em Lisboa do navio AIDAaura atracou pelas 12h30 procedente de Casiz e vai rumar pelas 23h59 ao porto de La Coruna.

O Independence of the Seas atracou pelas 7h, procedente do porto de Alicante no seu cruzeiro pelo Mediterraneo e rumou pelas 17h ao porto de Vigo.

 O navio de cruzeiros  Balmoral atracou pelas 8h, procedente de Portimão e vai rumar pelas 17h ao porto de Southampton no Reino Unido.

 O  Ryndam da luxuosa companhia Holland America Line chegou pelas 8h procedente de Vigo,  num cruzeiro posicional do Norte da Europa para o Mediterrâneo, depois de iniciar a viagem em Amsterdão que terá como destino final Barcelona. Rumou pelas 17h ao porto de Portimão no Algarve.

O Seven Seas MAriner da Regency Cruises teve a sua procedÊncia do porto de Cascais pelas 18h30 e vai pernoitar em Lisboa até amanhã para rumar a Cadiz. Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho - Lisboa.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Marco Polo antecipa escala e faz dupla de cruzeiros no Funchal

O porto do Funchal registou hoje um movimento fora do normal para a temporada de Verão com a escala de dois navios de cruzeiros Seven Seas Mariner e a escala antecipada do Marco Polo e a saída do novo mega iate Excellence V.

  O Seven Seas Mariner da companhia Regency Cruises chegou ao Funchal pelas 8h15m, com procedência do porto de Las Palmas no seu cruzeiro de verão pelas Canárias e Madeira. Vai rumar pelas 18h30 à marina de Cascais onde vai ficar fundeado para uma curta escala antes de rumar à capital Lisboa.


  O Marco Polo da operadora birtânica Cruise & Maritime Voyages chegou um dia antes da escala prevista no Funchal, atracou pelas 11h com procedência do porto da Praia da Vitória, nos Açores após cancelar o porto de Ponta Delgada para fugir à aproximação do furacão Gordon que chegou hoje à ilha de S. Miguel.

Está a realizar um cruzeiro de 15 noites aos Açores e Madeira com origem em Tilbury, Reino Unido e vai pernoitar no Funchal para amanhã pelas 18h rumar a Leixões.
  Imagens e texto com direitos reservados;  Sergio Ferreira-Funchal.

sábado, 18 de agosto de 2012

Mega iate Excellence V e as lanchas de pilotos em manutenção

O novo mega iate Excellence V, construído o nao passado está de visita ao porto do Funchal, na sua viagem posicional rumo às Caraíbas. Com procedência do porto de Gibraltar e vai rumar dia 20 ao porto
Newport Ri na sua viagem transtlântica.
As antigas lanchas de pilotos da APRAM estão em manutenção, actualmente em doca seca está a Ancoreta e a Cte Valério de Andrade em São Lazaro.
Depois de ter estado em doca seca no mesmo local a antiga lancha Cte Cristiano de Sousa já se encontra de "cara lavada" e apresenta agora o tecto com a cor laranja. A lancha Bertine está a espera dum novo dono, pois abriu o concurso público de venda ainda sem infomarções de um novo comprador.
Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Kusadasi e os cruzeiros

A maioria dos turistas que chegam  a Kusadasi na Turquia são  90% dos cruzeiros que fazem as Ilhas Gregas  e Turquia. Neste dia de escala o porto estava com o Mariner of the Seas da Royal Caribbean Cruise Line, o luxuoso Azamara Quest da companhia Azamara Cruises do grupo RCCL, o Star Clipper da companhia Star Clippers e o Windstar Spirit  da companhia Windstar Cruises..
            
Kusadasi na Turquia é, naturalmente, uma cidade romana antiga de Éfeso, o melhor preservada no Mediterrâneo Oriental, actualmente é uma cidade turística, cujo crescimento é devido ao sítio arqueológico, também oferece uma oportunidade perfeitamente agradável para relaxar .Apenas 30 anos atrás Kusadasi era uma aldeia tradicional turca à beira-mar, dependente de sua vida pesca, agricultura e produção de mel. Desde então, porém, o turismo de massa trouxe riqueza  até as suas calçadas das ruas principais estão agora com acabamentos em mármore e lojas de jóias ao  meio a ruas estreitas e sinuosas da sua cidade velha, mercados que abrigam vibrantes e tradicionais banhos turcos, e oferecer uma oportunidade de negócio para os tapetes orientais. Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Novo "Royal Princess" lançado à água

Foi lançado hoje no estaleiro da Fincantieri, em Monfalcone, "Royal Princess", o novo porta-estandarte da frota da Princess Cruises, uma marca do GrupoCarnival , a primeira operadora do mundo da indústria de cruzeiros.
A cerimônia contou com a presença do Presidente e CEO da Princess Cruises Alan Buckelew, Rai Caluori, Vice Presidente de Operações da frota, e Hawkins Stuart, Vice-Presidente construção de novos navios. Fincantieri contou com a presença, entre outros, Gabriel Cocco, Diretor de navios mercantes, e Carlo De Marco, diretor do estaleiro. madrinha da cerimônia foi Victoria Nash, filha do Capitão Nick Nash . Com a construção da "Princess Royal" Fincantieri consolida sua liderança na criação dos maiores navios de passageiros da história da construção naval italiana. Com os seus 141.000 toneladas de arqueação bruta, 330 metros de comprimento e 38 de largura, a nova unidade é de fato o maior navio já construído pela Fincantieri. também bem Conta 1780 cabines, incluindo varandas 1438 (81% dos total), acomodando 3.600 passageiros a bordo, para uma capacidade total de mais de 5.600 pessoas, incluindo tripulação. Imagem Fincantieri.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mariner of the Seas em Messina, Itália


O gigante Marirner of the Seas da companhia Royal Caribbean Cruise Line escalou o porto de Messina, na ilha da Sicilia, Itália no seu cruzeiro pelo Mediterraneo Oriental. 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

AIDA Cruises é a partir de 2013 com LNG Híbrido

AIDA Cruises e  Becker Marine Systems desenvolveram em conjunto com outros parceiros, um projeto pioneiro para uma economia de energia e de redução das emissões de energia de mais navios de cruzeiro atracados no porto de Hamburgo, na Alemanha.
A empresa Becker Marine Systems fornece a barcaça GNL solução híbrida técnica e AIDA Cruises, uma das principais empresas de cruzeiros em tecnologia ambiental, fornece a matéria know-how para as necessidades especiais dos navios de cruzeiro. Se tudo correr conforme o planejado, poderiam no verão de 2013, com AIDAsol  vai ser o primeiro navio de cruzeiro do mundo no porto de Hamburgo Grasbrook City por um híbrido Barge LNG para fornecimento de electricidade.

Foto: AIDA Cruises
O conceito
A energia é produzida na barcaça flutuante de GNL híbrido (uma barcaça) na produção combinada de calor e motores e geradores de energia que utilizam gás liquefeito de petróleo (GNL de gás natural liquefeito). A electricidade assim gerado é alimentado em flexível, conforme necessário, para a rede de fornecimento do navio de cruzeiro.

Clara vantagem para as pessoas ea natureza
O tempo requerido para a operação de alimentação do navio de cruzeiro já não é a bordo do navio produzido por motores diesel, mas com mais respeitador do ambiente gás de petróleo liquefeito (GNL). Graças à produção de energia de gás natural liquefeito de emissão (GNL) e as emissões de partículas serão reduzidos novamente. Comparado ao diesel convencional marinho com 0,1 por cento de conteúdo de enxofre será o futuro, enquanto no porto sem óxidos de enxofre (SOx) mais em produção. A emissão de óxidos de azoto (NOx) reduzidos até 80 por cento, as emissões de dióxido de carbono em 30 por cento.
Vezes por falta de demanda por parte de navios de GNL barcaças híbridas AIDA já tem um parceiro em terra com no barco.