sábado, 20 de setembro de 2014

Blog em viagem.....MSC Opera em Bilbao

Pela primeira vez que o blog chega à cidade de Bilbao, desta vez a bordo do MSC Opera da companhia MSC Cruises, que este ano tem uma temporada de escalas com passagem na comunidade do País Vasco que foi, desde a sua fundação no séc. XIV, um enclave comercial de particular importância graças a sua atividade portuária, baseada principalmente na exportação de la de outras regiões e de minérios. Ao longo dos séc. XIX e XX, desenvolveu-se tanto a ponto de converter-se no segundo pólo industrial de Espanha, sendo superada somente por Barcelona.
Quando se avista pela primeira vez a Ponte Vizcaya, o sentimento de admiração ante a magnitude da obra é comovedor.Situa-se na cidade de Portugalete, bem próximo a Bilbao, no País Vasco. Constitue uma excepcional expressão da criatividade técnica, reflexo da relação entre forma e função. Trata-se da primeira ponte-transportadora do mundo, e uma das poucas que seguem em funcionamento.
Externamente, houve um museu que deu o maior desenvolvimento turístico iniciou-se com a inauguração do Museu Guggenheim, como é coberto por superfícies de titânio curvadas em vários pontos, que lembram escamas de um peixe, mostrando a influência das formas orgânicas presentes em muitos trabalhos de Gehry.
Do átrio central, que tem 50 metros de altura e lembra uma flor cheia de curvas, partem passarelas para os três níveis de galerias. Visto do rio, o edifício parece ter a forma de um barco, homenageando a cidade portuária de Bilbao que teve bons anos de festa marítima.
Existe um serviço de ferry boat de passageiros e automóveis entre o Porto de Bilbau e Portsmouth, em Inglaterra, como podemos ver nas imagens a chegada do ferry Cap Finisterre (ex. Superstar) . Em abril de 2012, a companhia Brittany Ferries oferecia duas travessias semanais de ida e volta nesse percurso. Em 2010, o tráfego de passageiros no Porto de Bilbau foi de 44 522 embarques, 48 604 desembarques e 71 898 em trânsito, que reflecte a importância deste serviço no norte de Espanha para o turismo e para as trocas comerciais com o Reino Unido.Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa

Sem comentários: