domingo, 21 de junho de 2009

O estranho caso "Pearl Mist"

O pequeno navio de cruzeiros em construção nos estaleiros Irving Shipbuilding, em Halifax, na Nova Escócia, teima em não sair dos mesmos. Este navio tem sofrido vários atrasos na construção e já levou a companhia sua proprietária (Pearl Seas Cruises, uma subsidiária da American Cruise Lines) a adiar vários cruzeiros já vendidos no mesmo e respectivos itenerários. O navio que deveria ter sido entregue em Julho de 2008 efectuou os testes de mar no passado final do mês de Março (dia 29) e os mesmos foram negativos a exemplo do ferry Português Atlântida. Especula-se sobre a saída do navio para trabalhos finais em outro estaleiro, mas não existem confirmações, sobre tal. Segundo o programa presente no site da companhia as datas do primeiro cruzeiro estão agora marcadas para 2 de Janeiro de 2010, depois de terem estado previstos cruzeiros para o primeiro trimestre deste ano. As fotos que acompanham este artigo mostram a saída de estaleiro do navio durante os testes de mar.
Atentendo ao tipo de mercado a que se destina, o mercado de exclusividade e luxo, trata-se de um navio com uma silhueta semelhante a cruzeiros fluviais, um pouco a destuar do tipo iate mas não indo muito além deste estilo. Pode dizer-se que possui um design exterior bem conseguido, atendendo à falta de experiência do estaleiro de construção para este tipo de navios, pois é o primeiro navio de cruzeiros construído neste estaleiro.
Serve o presente artigo para mostrar que os testes de mar e problemas de construção de navios podem acontecer em qualquer parte do Mundo e não apenas com o navio ferry, Português, Atlântida.
Por detrás do Pearl Mist estão muitas interrogações e especulações, mas a mais grave é o seu enorme atraso em relação ao prazo de entrega, prazo este que poderá vir a ser novamente alargado e o estaleiro poderá sofrer as consequências do mesmo. Quanto ao segundo navio que a companhia previa construir no mesmo estaleiro e cuja data de entrega seria Junho de 2009 o estaleiro afirmou em Junho de 2007, não possuir capacidade para construir o mesmo, segundo informação veiculado no site cruisebusiness.com de 23 de Maio de 2009.
Sugere-se também uma passagem por este endereço, onde poderá encontrar mais notícias sobre a actividade portuária da Nova Escócia, um excelente meio de informação para uma zona onde se desconhece praticamente a actividade náutica além das passagens Portugesas por estas terras para a pesca do bacalhau. Texto, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos copyright: Ken Watson, Halifax.

Sem comentários: